Suponha que você tenha que dar manutenção em uma máquina, basta tirar o cd do Visopsys do bolso e pronto! Tem um particionador gráfico e fácil rodando no maior estilo dos live-cds Linux que temos hoje, e o mais curioso deste sistema é que ele é tão simples e leve que você pode rodá-lo e junto com ele todas as aplicações contidas no sistema a partir de um simples disquete!
Para usuários que não são familiarizados com sintaxes e comandos em terminal, esta é uma boa opção, que além de ser livre, é extremamente portátil, devido a sua tamanha simplicidade.
Por ser um projeto pouco conhecido e divulgado, ele recebe poucas contribuições técnicas, causando uma certa incompatibilidade com alguns hardwares, mas com a maioria dos equipamentos funciona sem problemas.
Suporte de hardware
O suporte a hardware é limitado conforme a popularidade da peça, mas mesmo assim funciona com a maioria das máquinas convencionais. A configuração mínima necessária é extremamente pequena: aproximadamente 5mb em modo texto e 20MB em modo gráfico, dependendo da resolução, etc.
O Visopsys oferece suporte a sistema de arquivos do tipo: 12, 16 e 32-bit FAT, modo somente leitura para partições ext2, ext3 e sistema de arquivos para CDROM (ISO9660/Joilet), mas nada que impeça uma boa manipulação dos discos da máquina.
Funcionalidades que estão para serem implementadas no projeto são suporte a HDs SATA, SCSI, entre outros que serão citados mais para frente.
Hardwares suportados:
* Processadores Pentium ou superior
* Memórias acima de 64 MB RAM
* Programmable Interrupt Controller (PIC)
* System timer chip
* Real-Time Clock (RTC) chip
* Controlador de Keyboard
* Console de texto IO
* Controlador Direct Memory Access (DMA)
* Floppy disk drive
* IDE hard disk drive
* IDE CD-ROM
* VESA 2.0 or greater video card with LFB
* PS2 mouse
* Dispositivo PCI bus
* ethernet (AMD PC-NET) network Cards
Hardwares não-suportados:
* Múltiplos Processadores
* 3DNow! e MMX processor
* Plug and play
* SCSI
* SATA
* USB (incluindo mouse e teclado)
* 3D ou aceleradores gráficos
* Serial ports (UART chip) e serial mouse
* Modens
* Outras placas de redes
* Impressoras
* e outros...
Características/funcionalidades
O projeto começa a ser desenvolvido no meio do ano de 1997, sendo a grande parte do código escrita em C, com pequenas partes feitas em Assembler x86.
Funcionalidades implementadas:
* Graphical User Interface (GUI)
* Fully 32 bits, "protected" mode
* Fully pre-emptive multitasking and multi-threading
* Memória virtual e memória de proteção
* Flat linear memory management
* Graceful processor fault and exception handling
* Good random number capability
* Buffered, asynchronous disk I/O
* ELF executable format
* BMP e arquivos ICO
* Suporte a sistemas de arquivos: 12, 16 e 32-bit FAT. Somente leitura para sistemas de arquivos Ext2/Ext3 e CD-ROM(ISO9660/Joilet)
* Linha de comandos nativa
* Pequena biblioteca nativa C
* Software para instalação do sistema operacional nativa
* Dynamic linking
* Particionador de disco rígido
Futuras implementações:
* Operação para multi-usuário
* Inter-Process Communications (IPC) facility
* IO Protection
* FPU state saves (buggy)
* Mais funcionalidades para network
* Suporte a sistemas de arquivos: modo escrita para ext2/ext3, NTFS filesystems
* Arquivos de imagem JPG
Aplicativos
Os aplicativos do Visopsys são básicos, o suficiente somente para manipulação do sistema, nele você vai encontrar o Command Windows, o equivalente ao Konsole do KDE ou ao DOS do Windows, o usuário digita 'help' neste console e pode ver a sintaxe de todos os comandos do sistema de forma paginada, organizada e com explicação do que cada um faz, separados ainda por comandos que disparam ações gráficas ou ações em modo texto.
Em 'Computer' você terá acesso aos dispositivos da sua máquina, como unidade de disquete (chamado de fd0), unidade de cd-rom (cd0), unidade de disco rígido (hd0a). O 0 (zero) varia de acordo com a quantidade de cada dispositivo que a máquina possui.
Infelizmente o Visopsys não oferece suporte a dispositivos USB/plug-and-play.
Em 'File Browser' você pode navegar pelas pastas do sistema e visualizar arquivos de texto (.txt) e arquivos de imagens.
Em 'View' visualize textos e imagens.Em 'Administration' você abre uma espécie de "Centro de Controle" do sistema, nesta área encontram-se os aplicativos: 'Configuration Editor', 'Console Window', 'Decives', 'Disk Manager', 'User Manager' , 'Install', 'Keyboard Mapping', 'Network' e 'Program Manager'.
Em 'User Manager', você pode adicionar, deletar e editar senhas. 'Configuration Editor' serve para edição de arquivos do kernel do Visopsys que possuem extensões .conf.
'Device' abre uma janela com uma lista de todos os dispositivos instalados no computador. 'Disk Manager' você pode criar, mover, desfragmentar, formatar, deletar, ver informações, entre outras opções para o gerenciamento completo dos discos rígidos da máquina. O aplicativo é tão completo que chega a ser melhor que muitas opções encontradas para Linux e Windows.
'Install' serve para a instalação do sistema operacional Visopsys no seu computador. Em 'Keyboard Mapping' você seleciona o tipo de teclado instalado na sua máquina, dentre os idiomas temos: Inglês (Americano e Britânico), Italiano e Alemão. 'Network' abre uma janela para um simples gerenciamento de network. 'Program Manager' lhe permite um bom gerenciamento dos aplicativos da máquina, nesta opção você encontra botões para matar aplicações, selecionar a prioridade de processamento do aplicativo e ainda inicializar um programa do sistema.
Processo de boot
O processo de boot do Visopsys é como em qualquer outro live-cd baseado no Linux, a diferença é que você pode iniciá-lo tanto pelo CD quanto por um disquete.
Mais informações e download
Para quem quiser mais informações sobre o desenvolvimento do Visopsys ou ainda quiser informações sobre desenvolvimento de sistemas operacionais, acesse:
* http://visopsys.org/index.html
Para o download das imagens .ISO ou .img acesse:
* http://visopsys.org/download/index.html
Parte do artigo baseado na fonte:
* http://visopsys.org/about/index.html
Screenshots:
* http://shots.osdir.com/slideshows/slideshow.php
VERSÃO 0.61 (versão atual está na 0.62):
* Imagem ISO: visopsys-0.61-iso.zip (5.0M)
* Imagem de disquete: visopsys-0.61-img.zip (608K)
* Código-fonte: visopsys-0.61-src.zip (5.9M)
Sobre o desenvolvedor
O primeiro desenvolvedor do Visopsys foi Andy McLaughlin, programador há 32 anos, Andy é de Calgary, Canadá. Anos depois mudou para Londres, Boston e passou 2 anos em San Jose, Califórnia. Tem como hobby escrever Sistema Operacionais, em especial, nas suas horas vagas, dedica seu tempo ao projeto Visopsys.
Para mais informações sobre o criador e desenvolvedor do Visopsys, acesse:
* http://visopsys.org/andy/index.html
Sobre a Versão 0.62, que é a corrente, podemos destacar o suporte ao Qemu, um suporte inicial à USB, e alguns pequenos jogos. O Projeto Partition Logic continua como uma ferramenta livre de particionamento. Para maiores informaçoes sobre a versão 0.62, acesse: http://www.visopsys.org/download/changelog.html
Comentário final
Para finalizar, o Visopsys mostra -se um simples, mas potencialmente poderoso sistema operacional, onde com um simples disquete ou CD você pode ter um sistema para particionamento de disco completo sem precisar instalar nada, sem gasto nenhum, graças a esta ferramenta livre, que não deixa nada a desejar para similares proprietários.
Abraços
Matheus Santana Lima
matheusslimaΘyahoo.com.br
tá bem explicadinho dá para ter uma boa noção, e aprender bastante!