Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Aprenda com a LinuxGazette como ripar CDs e converter para MP3 ou Ogg


“A LinuxGazette deste mês vem com um artigo interessante para quem tem uma coleção de CDs de áudio e gostaria de passar as músicas para o computador para ouvi-las com a comodidade do acesso direto via disco rígido, convertendo para os formatos WAV, MP3 e OGG.

O artigo explica, e é importante lembrar, que você deve dar atenção às leis de direito autoral que regulam este tipo de atividade. Por exemplo, é raro um CD dar ao seu usuário o direito de disponibilizar as músicas para download ou compartilhá-las em sistemas P2P.

Na parte tecnológica, o artigo apresenta como transferir o áudio do CD para o disco rígido em formato WAV, converter de WAV para Ogg, de Ogg para WAV e de WAV para MP3, tudo diretamente via comandos no console.”


Enviado por Julio Pacheco - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de xultz
Para os que não querem: Para os que não querem aprender uma porrada de comandos, coloque o cd no drive, abra o konqueror, digite na barra de endereços audiocd:/ e pressione ENTER.
Vão aparecer algumas pastas, como MP3, OGG, WAV, etc.
Arraste a pasta com o formato de arquivos desejado (como MP3 por exemplo) para o local de destino, e... pronto! Basta escutar.
Mais simples que isso?
Comentário de lordello
NA MÃO?!?!: Nos primórdios do mp3 eu usava o cdda com lame na janelinha do DOS :-)
Depois com Linux eu descobri o shell script, que facilitou muuuuito a minha vida.
Hoje, por exemplo, a pesar de existirem programas para esse fim, eu uso um shell script que re-converte as minhas músicas com menor qualidade para usar no meu celular.
É muito bom ver que tem gente que gosta do processo manual, você tem muito mais controle no processo, mas como o "xultz" disse, existem vários programas que executam a tarefa de forma bem mais simples, com o "Sound Juicer", é só inserir um CDA na máquina e clicar em "Extrair" ;-)

Gentoo AthlonXP GNU/Linux
GNU/Linux User #239576 Lincoln Lordello

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004