Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Autor de apostilas sobre Gimp e BrOffice propõe modelo de patrocínio


“Estou desenvolvendo um projeto de apostilas, uma de Gimp - (Tratamento de imagens I) e uma de BrOffice.org as quais serão disponibilizadas GRATUITAMENTE na internet. Entretanto, tenho que arcar com algumas despesas e acredito ter encontrado uma maneira de disponibilizar a apostila para quem quiser baixar gratuitamente e ao mesmo tempo que empresas e/ ou indivíduos possam contribuir com a manutenção deste projeto.”


Enviado por Lucas Filho (lucascoeΘyahoo·com·br) - referência (lucasfilho.blogspot.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de oheremita
Parabéns pela iniciativa.: Excelente iniciativa, e muito boa idéia.
Torço para que dê certo.

--
Sincero Zeferino Filho (O Heremita), Linux User 318644, BrOffice 2.2
Comentário de pinguincaolho
Andando para traz: "Autor de apostilas sobre Gimp e BrOffice propõe modelo de patrocínio"

Traduzindo a frase acima...

"Vamo encher o software livre de SPAM !"

Péssima idéia.(pra mim claro, pois sou eu quem usa)
Comentário de Lucas Filho
Obrigado pelo comentário...: Olá "Pingüim Caolho",

Primeiro gostei pra caramba do teu nick : )

Bem,vamos a apostila. É notória a falta de patrocínio para qualquer coisa relacionada ao SL - falando de nordeste então como é o meu caso é bem pior, por isso esta parceria entre empresas anunciantes poderá desmembra outras ações. Vamos a um exemplo prático:
Uma empresa X anuncia e ver a grande quantidade de downloads que a apostila recebeu. Motivado, pergunta sobre eventos envolvendo aquele software que ela anunciou na apostila. Desta forma ficará mais fácil obter patrocínios para grandes eventos estaduais ou quem sabe nacionais. Pois mostrará ao empresariado, a força do SL.
Outro benefício, é que a empresa poderá conhecer o próprio SL que o mesmo está patrocinando e aí passa a utulizá-lo em sua empresa. Ora, se as empresas começarem a utilizar quem ganhará com isto?... o Software Livre é claro.

Vale lembrar que o anúncio é estático justamente para não atrapalhar a leitura dos "alunos". O tamanho do anúncio, a sua posição, a linha separadora entre o anúncio e o texto, e outros elementos, foram pensados para não dificultar a leitura. Se você observar bem, ao olhar para o anúncio de exemplo na apostila, você não "verá" o texto das explicações. Por outro lado se olhar o texto, não "verá" o anúncio. Tudo foi pensado para que o leitor e o patrocinador não seja prejudicado. Se então não deseja ver oa anúncios basta se concentrar no texto da apostila, se deseja pretigiar os patrocinadores que estão apoiando a divulgação do SL, dê uma espiada no site deles ou envie ume e-mail parabenizando a iniciativa, não custa nada : )

Mesmo assim respeito a sua opinião e muito obrigado pelo comentário.

Até mais,
Lucas Filho
Comentário de bebeto-maya
Apoiado!: __Lucas, o Software Livre é só uma ferramenta, baseada num modelo justo de compartilhamento de informação, sem viés ideológico e político segmentado, do Richard Stallman a IBM, todos usam S.L., cada uma com suas motivações...

__Voc~e não precisa fazer algo para "beneficiar o Software Livre", voc~e pode faze-lo para ajudar a si próprio e as pessoas que precisarem desse seu aporte. Espero que consiga algum incentivo finaceiro sim, não tem problema ser patrocinado.
Comentário de Linux_User
Patrocínio: Parabéns novamente Lucas!

Tem gente que pensa que desenvolvedor se alimenta de brisa.

"To understand the concept, you should think of free as in free speech, not as in free beer."

E se não me esqueci das lições aprendidas na escola primária, liberdade caminha de mãos dadas com responsabilidade. (vide SaintExupery ;))

Lembro ainda da iniciativa do jornal "O Povo" aqui de Fortaleza. Não quantas foram as tiragens, mais muitas pessoas próximas a mim acompanharam todas as edições com o curso de linux, cuja tiragem incluiu propagandas em bastante parte do material, que mesmo assim ficou de excelente didática. Inclusive alguns desses conhecidos apenas mantiveram linux em dual-boot para aprender durante o curso, e mesmo alguns continuam utilizando até hoje.
Só não usam mais por causa dos malditos softmodens...

abraços e boa sorte com a iniciativa.

Trolls, go out to your home!!
Comentário de Lucas Filho
Obrigado a todos: Olá Comunidade,

Gostaria de agradecer a todos pelos comentários e críticas. Espero voltar a noticiar - e boas notícias, sobre o andamento do nosso projeto.

Até mais,
Lucas Filho
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004