Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

API para jogos 3D em Java


“O jPCT é uma API livre para desenvolvimento de jogos 3D em Java e é uma solução para jogos e aplicações baseados em browser, como também para OpenGL . É facilmente integrado com Swing/AWT mas pode também renderizar janelas nativas do OpenGL.



O arquivo jar da API tem apenas 180KB e ele pode ser usado tanto para jogos open source como comerciais de acordo com a sua licença.”


Enviado por Fernando Quadro (contatoΘfernandoquadro·com·br) - referência (fernandoquadro.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
"O arquivo jar da API tem: "O arquivo jar da API tem apenas 180KB"

não esqueça que jar é um mero arquivo zipado. Esses 180K rapidamente se transformam em mais quando descompactados e bem mais quando rodando na JVM...

pensam que me enganam, hein? :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de callahan
Só pra azedar: But Mr. nemesis, mesmo assim o tamanho que o código da API tomará quando estiver rodando na JVM não será muito se comparado com os dados da geometria da cena quando armazenados no buffers.
IMHO total, um dos bottlenecks no uso de código não nativo neste tipo de aplicação seria em operações aritméticas de ponto flutuante na CPU (colisão, animação...) . Mas claro, com criatividade pode atacar esses problemas, usando a GPU extensivamente por ex.

ah... desculpe se "azedei o post", sei que você ta só brincando com o pessoal do java :P


Comentário de Peter Parker
Mero arquivo zipado !=: Mero arquivo zipado != arquivo compactado. Os arquivos podem estar agrupados dentro do .jar, mas sem compactação.
Sobre a JVM usar mais, nunca houve relação entre o tamanho de um .jar e do que a JVM vai usar. O programador pode, por exemplo, invocar só uma classe da biblioteca.

E claro, qualquer Virtual Machine usa muita memória.

------------------------------------------
Rael - http://www.raelcunha.com
Comentário de Douglas Augusto
API livre?!?: O jPCT é uma API livre para desenvolvimento de jogos 3D em Java (...)

O jPCT não me parece ser livre, apenas gratuito. Não encontrei o código fonte disponível, e sua licença impede modificações na API:

* 1. The class structure and the classes themselves as they are included
* in the JAR file that comes with this distribution of jPCT must stay intact.
* It is not allowed to decompile the class-files and/or replace the orginal
* files with modified versions until this permission is explicitly granted
* by the author.


jPCT - a free 3D engine for Java

"free as in free beer, not as in free speech"

Comentário de Douglas Augusto
Mero arquivo zipado !=: Mero arquivo zipado != arquivo compactado. Os arquivos podem estar agrupados dentro do .jar, mas sem compactação.

Neste caso está compactado mesmo. Descompactado somam 426KB, já descontando o arredondamento por blocos do sistema de arquivos em questão.
Comentário de popolony2k
Que seja o dobro....: ...do que os 180k....ainda assim é pouquissimo !!!

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de Douglas Augusto
Se o objetivo é calcularmos: Se o objetivo é calcularmos o tamanho real da jPCT, então devemos considerar também o tamanho da biblioteca LWJGL (usada pela jPCT) e, obviamente, da JVM (possivelmente com os .jar descompactados), afinal, a maioria das dependências (classes, bibliotecas, etc.) da API jPCT encontram-se lá.
Comentário de silveira
Mensagem dos desenvolvedores: Eu enviei uma mensagem para o projeto perguntando se é um projeto realmente livre e ontes estão os fontes. Aqui está a respota:

from Helge Foerster
Hi.

Free to use yes, but not open source. The comment about the license is half-correct as the license doesn't tell anything about the sources because the sources aren't part of the distribution anyway. What the license states is, that you are not allowed to decompile the sources.
Apart from that, it's free to use. You may create private, educational
and commercial projects with it without paying a fee or having to fear that you once have to. You don't even have to mention that you've used jPCT in your project, albeit most people do.

Hope this helps,
Helge


--
Silveira Neto
silveiraneto.net
eupodiatamatando.com
Comentário de Douglas Augusto
Então confirmou-se: Pois é, já desconfiava ser proprietário.

O "livre" na frase "O jPCT é uma API livre para desenvolvimento de jogos 3D em Java" da notícia deveria ser alterado para "proprietária" ou, ao menos, simplesmente "gratuita".
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004