Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Apache interrompe seqüência de reduções de fatia de mercado

Invertendo subitamente o sinal da curva de declínio da fatia de mercado do Apache entre os servidores web, a pesquisa Netcraft de novembro mostra um incremento de 3% no número de servidores rodando o popular software de código aberto que atribui em parte seu nome a uma homenagem ao povo indígena famoso por sua resistência e suas habilidades guerreiras.



Ao mesmo tempo, foi registrada uma redução de 1,29% de seu concorrente IIS. A Netcraft não oferece explicação adicional para os dados, segundo o artigo do Liquidat. O servidor lighttpd também caiu 0,3%, e o da Sun caiu 1,17%.

Saiba mais (liquidat.wordpress.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de tenchi
Caprichando nas fotos hein?: Mas à quantas anda o percentual do uso de cada um dos servidores?
O lighttp mesmo tem usuários de peso, como o mozilla e o sourceforge.

E o Zope, não entrou na história? Aqui eu só ouço falar nele. É Zope pra lá, plone pra cá. hauah

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de brain
na pesquisa tem os números: http://news.netcraft.com/archives/2007/11/23/november_2007_web_server_survey.html
Comentário de tiaggs
Hum !: Estou meio por fora do assunto mas acho que vamos ter que esperar para ver o resultado a longo prazo, porque estou quase certo que a MS fez alguma coisa momentaneamente para empurrar IIS pensando em ganhar mais mercado.
Comentário de sulamita
"Caprichando nas fotos": "Caprichando nas fotos hein?"

Isto é para demonstrar que qualquer tentativa de "censura" no site dispara o trigger de fazer exatamente o que foi "censurado".

Levado bem a sério mesmo...
Comentário de brain
?: O que há de errado na bela ilustração digital, assinada por Ralph Rey, de uma índia Apache escolhida para compor com uma boa notícia sobre o servidor web Apache, a qual menciona de forma explícita a ligação entre o software e esta tribo? Tem algo de desrespeitoso, afrontoso, imoral, anti-ético na imagem?

E quem tentou censurar o site, já que mencionas isso?
Comentário de tiaggs
Mudanças!: Não sei se impressão minha mas esta muito mais agradável acessar o BR-Linux...a sim as imagens dos artigos estão otimos!!
Comentário de ceti
Apache do Paraguai?: Não que eu seja expert nessas coisas, mas já assisti uns 500.00 faroestes dos anos 1940-50-60-70 e tô bem desconfiado que essa índia de apache não tem nada. Por que? Elementar: apache não usa pena na cabeça! Essa aí parece ser sioux ou cheyenne.

long live rock!
Comentário de tiaggs
heheeehehe: Eu soh desconfiei dos olhos azuis dela, talvez seja mestiça
Comentário de brain
referências essenciais: Possivelmente o autor da ilustração não assistiu os mesmos filmes que você, ou então se baseou no logo da fundação Apache para ajudar a compor a imagem :-)

O nome da obra é Apache Girl, e está exposta na galeria Raphael Rey, em Fort Lauderdale, na Flórida. Não sei te informar sobre as referências artísticas dele, ou se ele é de alguma escola realista. Mas gostei bastante do resultado.

Se quiser ver uma figura alternativa de apaches, aqui tem algumas:


Earl Sisto, índio apache/yavapai



Buckskin Bunny, mestiça choctaw e apache



Gravura "Apache Warriors", não sei o autor



Julie Newmar no papel de uma índia apache



A capa do maior sucesso do Apache Indian, no século passado


Comentário de tenchi
.: E Br-Linux também é cultura... (E alguém um dia duvidou disso? hauahau)
Pensando bem, prefiro a foto que ilustra a matéria mesmo. Seja ou não uma apache de verdade ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Os mussarellas
No caso de uma notícia do freebsd: Olha só que coisinha líndia...

http://wigen.net/data/bsdmascots/daemonettes/large-BSDiva.gif.php?click

Espero que não existam carolas por aqui...
Comentário de jlcarneiro
Apache perdia espaço para os blogues?: Segundo o relatório da Netcraft:
Much of the growth in sites this year has come from the increasing number of blogging sites, in particular at Live Spaces, Blogger and MySpace. Instead this month, the growth mainly comes from traditional hosting providers, with large numbers of new domains at GI Partners and InterServer.
This reverses the trend in web server market share seen in recent months. Apache has seen its share seriously eroded by the blog providers (MySpace and Live Spaces use rival Microsoft IIS) during this year, but this month its share increases by 1%, taking it back to over 50% market share.

Algo como:
Muito do crescimento em sites este ano foi devido ao crescente número de blogues, em particular no Live Spaces, Blogger e MySpqce. Este mês, ao contrário, o crescimento vem, basicamente, de provedores de hospedagem tradicionais, com grande número de domínios na GI Partners e InterServer.
Isso reverte a tendência na participação de mercado de servidores vista nesses últimos meses. Apache viu sua participação seriamente erodida pelos provedores de blogues (MySpace e Live Spaces usam o Microsoft IIS) durante o ano, mas este mês sua participação cresceu 1%, tomando de volta 50% de participação do mercado.


Realmente, o gráfico "Totals for Active Servers Across All Domains" (o último) mostra que o número de servidores tem crescido continuamente nos últimos dois anos... O Apache perder participação de mercado não significava que servidores Apache estavam sendo migrados para IIS...

-----
jlcarneiro.com - Porque, agora, todo mundo é "pontocom"!
Comentário de samuelbh
Índias lindas: Essas índias são lindas, mas estou muito europeizadas pro meu gosto. Mas de qualquer forma, eu me casaria com uma delas...rsrs
Comentário de Daniel "Wandelcro" Andrade
Apache por causa de tribo indigena???: Sempre ouvi falar no mundo UNIX que o apache é devido a: "a patchy"....

Comentário de brain
a patchy: Ambas as origens são creditadas e referenciadas, Daniel.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004