Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

AOL anuncia o fim do Netscape e incentiva o uso do navegador Mozilla Firefox

A AOL anunciou o fim do navegador Netscape a partir de 1º de fevereiro. Em seu lugar a companhia que pertence ao conglomerado Time Warner direcionará seus usuários para acessarem o Firefox.



O Netscape ajudou a popularizar a internet em meados da década de 90, quando chegou a abocanhar 80% do mercado de navegação na internet, e era incluído até mesmo nas principais distribuições de Linux. Mas sua participação caiu dramaticamente depois de uma ação agressiva da Microsoft de Bill Gates para dominar o mercado de navegadores de internet.

Resta aos fãs do Netscape uma melancólica contagem regressiva até 1º de fevereiro. E a sugestão feita pela AOL de baixarem o Firefox em suas máquinas.

Saiba mais (oglobo.globo.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de vini_bill
Putz... de novo?: Putz... de novo?

Só quero ver se não vai ser igual a 2004 que eles disseram que iam descontinuar o netscape e em seguida lançaram uma versão nova ( http://en.wikipedia.org/wiki/Netscape#Disbanding_of_Netscape ).

"Software is like sex: it's better when it's free." - Linus Torvalds
Comentário de tenchi
Netscape -> Mozilla -> Firefox -> Netscape ( -> Firefox? ): Acho que isso já era mais que previsto, principalmente depois que o netscape passou a ser baseado no firefox ;-)

A época do Netscape já passou. Agora só falta superarmos o terror do IE ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Sávio
E lembrar que aprendi JavaScript pelos manuais da Netscape: Tinham um manual bem completo, com exemplos, e frames.

Por muito tempo foi minha base de consulta.

Abraços.
Comentário de bebeto_maya
O saudoso Netscape também: O saudoso Netscape também vinha com um toolkit de desenvolvimento HTML (Composer?), era super bem-doucmentado e ainda tinha um excelente cliente de E-mail e o mensageiro da AOL.

Mas o Netscape também era extremamente pesado e suas instalações, vez ou outra, danificavam o Windows. A partir da versão 6.0 ele se tornou ainda pior, quando nem as traduções você encontrava mais com certa facilidade. Comparado com o Internet Explorer, que maquiava seu desempenho agregando-se ao boot do Windows, levando surra dos webdesigners, que simplesmente passaram a ignorar qualquer padrão da Web, e se tornando cada vez mais faminto por processamento e memória não deu outra: Netscape virou uma "língua morta"

Ah, e antes que eu me esqueça, a própria AOL ajudou a enterrar o Netscape. Por que diabos eles não distribuiam o navegador junto com aqueles planos de conexão discada, ao invés do terrivel navegador AOL 6.0?

________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de timm
É, melancolia...: Usava Netscape no Windows 95, nele que aprendi a acessar a internet. Saudade!

Porém, a última vez que o utilizei ele usava a engine do Internet Explorer, isso tem uns 3 anos mais ou menos. Naquela época já achei que isso estivesse fadado à acontecer, demorou um pouco mais que o previsto.

E bem, o FireFox ta aí pra lavar a alma do Netscape... Gosto disso, apesar de hoje usar o Opera como navegador!

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de Ricardo Carvalho
Muita gente olha esse: Muita gente olha esse momento com desdém, mas eu acho que a comunidade Linux deve muito a memória do Netscape, uma das primeiras aplicações comerciais a dar suporte a Linux, sem falar que o projeto Mozilla só vingou graças a liberação de código do Netscape. Eu ainda me lembro de quando eu troquei o Netscape 4.x pelo Mozila 0.9, bons tempos.
Comentário de xcommanderx
Graças a abertura do: Graças a abertura do código do Netscape tivemos o Mozilla e hoje temos o Firefox e o Thunderbird, de pensar em quantos softwares morrem fechados, enterrando a competência e criatividade dos desenvolvedores.
Descanse em paz Netscape, você merece!
Comentário de Roger de Almeida
A afirmação "Mas sua: A afirmação "Mas sua participação caiu dramaticamente depois de uma ação agressiva da Microsoft de Bill Gates para dominar o mercado" não é verdadeira.

Naquela época, o Netscape era gratuíto mas ao perceber que dominavam este mercado, a empresa passou a cobrar pelo uso do software. Enquanto isso, o Sir. Bill Gates desdenhava a Internet e o windows era o 3.11.

Com o advento do Windows 95, o navegador Internet Explorer foi disponibilizado gratuitamente. No entanto, quando este passou a ser distribuido juntamente com o sistema operacional, as pessoas começaram a utilizar.

Em outras palavras, o Netscape foi sendo substituído por conta da ganância e falta de visão da empresa e não por uma "ação agressiva do Bill Gates". Foi uma questão de oportunidade.

Roger()
Linux User# 350389

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004