19/04/07 11:58 #8623
Novo produto integra as últimas inovações em aplicativos para suíte de escritório, Internet, multimídia e tecnologias de virtualização
São Paulo, 18 de Abril de 2007 - A Mandriva Conectiva, uma das principais desenvolvedoras Linux do mundo, anuncia o lançamento do produto, o Mandriva Linux 2007 Spring, sua mais recente distribuição,que dispõe dos mais recentes softwares de código aberto do mercado.
Veja abaixo o texto do anúncio oficial.
Integrando as últimas inovações em aplicativos para suíte de escritório, Internet, multimídia e tecnologias de virtualização, o lançamento da Mandriva é a mais avançada versão do sistema operacional Linux, além de incluir recursos novos e especiais. Entre eles, vale destacar os seguintes:
WengoPhone, software desenvolvido pela OpenWengo e que utiliza o protocolo aberto SIP para proporcionar competitividade e chamadas telefônicas de alta qualidade; Google Picasa, aplicativo para organizar e editar fotos digitais; Google Earth, o famoso globo virtual; Compatibilidade com o videogame Wii remote, possibilitando o seu uso, ao invés do joystick comum nos jogos do Linux; Drakvirt, ferramenta de configuração desenvolvida pela Mandriva para ajudar usuários a configurar virtualização; Versões atualizadas e aprimoradas das ferramentas de configuração da Mandriva; dm-crypt e DrakLoop, que tornam mais fáceis a criptografia de dados. O Metisse, novo ambiente de janelas desenvolvido pelo projeto francês In Situ, é a inovação mais evidente do Mandriva Linux 2007 Spring. O Metisse foi desenvolvido para implementar recursos avançados que aprimoram a utilização do desktop e viabilizam um jeito totalmente novo de interagir com o sistema.
O Mandriva Linux 2007 Spring também inclui as mais novas versões dos desktops 3D Compiz e Beryl. O ambiente Metisse, associado aos desktops Compiz e Beryl e à ferramente de configuração da Mandriva, fazem do Mandriva Linux a distribuição mais inovadora em tecnologias gráficas.
Paralelamente, Mandriva e FON, a maior comunidade Wi-Fi do mundo, juntaram-se para desenvolver o DrakFON. Este aplicativo permite aos usuários Mandriva instalar facilmente o firmware FON, em qualquer roteador Wi-Fi compatível, e convertê-lo em um FONspot. Dessa forma,o usuário pode compartilhar seu Wi-Fi com a Comunidade FON e, em troca, conectar-se livremente com mais de 100 mil FONspots por todo o mundo. O DrakFON pode ser baixado livremente do website da FON: http://www.fon.com.
Mais que isso, os usuários podem gerenciar a infra-estrutura de TI rodando muitos sistemas operacionais virtualizados Linux e Windows simultaneamente, em uma única máquina física equipada com o Mandriva Linux. Isso porque o novo produto integra as quatro maiores tecnologias de virtualização: VirtualBox, VMware, Xen e QEMU com KVM.
O Mandriva Linux 2007 Spring oferece aos usuários as últimas versões dos principais ambientes de desktop e aplicativos open source, como X.org 7.2, KDE 3.5.6, GNOME 2.18, OpenOffice.org 2.1, Mozilla Firefox 2.0 e Mozilla Thunderbird 2.0.
Além disso, tem foco especial no gerenciamento de energia do laptop: novos applets para desktop (KPowersave e GNOME Power Manager), melhor controle da freqüência do processador (a freqüência é ajustada sob demanda), melhorias no sistema de hibernação e teste intensivo de hardware para aprimorar o suporte a vários modelos de laptops.
O Mandriva Linux 2007 Spring é comercializado em cinco edições: Free (Mandriva Linux puramente livre), One (CD live/instalação), Discovery (para iniciantes no Linux), Powerpack (para usuários avançados) e Powerpack+ (para usuários SOHO).
"A Mandriva decidiu oferecer o melhor produto em recursos e inovação. Estamos orgulhosos em ser a única distribuição a integrar excelência e tecnologias visionárias como o Metisse, assim como os mais comuns Compiz e Beryl. Ao mesmo tempo, não esquecemos o básico, e o Linux 2007 Spring oferece tudo que os consumidores precisam: aplicativos estáveis, úteis e amigáveis", afirma Camille Repussard, Gerente de Marketing da Mandriva.
Por sua vez, Francois Bandet, engenheiro de Garantia da Qualidade da Mandriva, acrescenta. "Estamos atentos ao changelog, e não apenas à versão do kernel. Nossa equipe está a todo momento adicionando novas correções e modificações necessárias ao bom funcionamento do sistema, e que são listadas no changelog. Suportamos uma grande lista de diferentes hardwares e estamos trabalhando para, em futuro próximo, suportar todos os hardwares existentes".
(postado por
Augusto Campos)
Comentários dos leitores
Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Na instalação, ele me pergunta o idioma e me dá entre elas Português de Portugal e Português do Brasil
Por que então logo em seguida se eu seleciono uma delas ele me pergunta o país:
Brasil
Portugal
Haskell developer