Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Andrew Morton descarta chances de fragmentação do kernel Linux

Não há razões para temer um desmembramento do Linux e nem mesmo para esperar uma migração para a licença GNU General Public License (GPL) versão 3, assegurou o mantenedor do kernel do Linux 2.6, Andrew Morton, durante o LinuxWorld Conference & Expo, em São Francisco.

Reconhecendo o temor que aparece de tempos em tempos de que o Linux se ramifique em diferentes linhas, Morton disse que isso não é possível porque nenhuma organização contribui o suficiente para o kernel ao ponto de ser possível desmembrá-lo.

Com uma ramificação, linhas distintas do kernel surgiriam, o que poderia causar fragmentação e comprometer a padronização da plataforma. “Essa é minha sutil tentativa de dissipar esses rumores. Não vejo nenhuma caminho para que isso aconteça”, disse Morton. A Intel, que acredita-se ser a maior contribuinte para o kernel, tem uma participação de apenas 4%, segundo ele.

Para ele, isso só seria possível se um grupo de organizações controlando 40% do kernel unisse forças para fazer a ramificação.

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004