Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Análise e screenshots do GNASH, o flash player livre do projeto GNU

Richard Stallman, o venerável fundador do projeto GNU, afirmou em junho que o suporte a Flash implementado como software livre já estava praticamente pronto. E hoje foi publicada uma análise com screenshots do Gnash, o flash player livre do projeto GNU.



Agora que o Flash está completando 10 anos e a Adobe voltou a confirmar que pretende lançar o Flash 9 para Linux, vamos torcer ainda mais pelo sucesso do Gnash.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de fzero
Resumindo a matéria:: Do jeito que está, o gnash ainda é 100% inútil. Os dois sites que devem servir de benchmark para o funcionamento do gnash são www.homestarrunner.com e www.youtube.com. Enquanto os dois não funcionarem, nada feito.
Comentário de Douglas Augusto
Do jeito que está, o gnash:
Do jeito que está, o gnash ainda é 100% inútil.


Esta frase definitivamente não é o "resumo da matéria" (como diz no título) nem uma avaliação generalizada sobre o Gnash. É tão somente sua opinião baseada possivelmente em suas necessidades para com a tecnologia Flash.

Considerando-se outros valores e referenciais, muitos já consideram o Gnash mais útil que o Adobe Flash Player e, ironicamente, dependendo da plataforma, quem é 100% inútil é justamente o player da Adobe.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de jfacas
experimentei o gnash: boas, estou a utilizar o krumin 6.0 e meti o plugin no mozillafirefox e o flash nao deu direito deu muito defocado e nao apareceu a imagem direito nao sei s foi erro meu ou ainda é versao beta, mas a intençao valeu e continuem a desembolver o linux e todos os projectos ligados a ele
Comentário de brandizzi
Nah...: Estou usando o Gnash no meu computador do trabalho e, embora de vez em nunca eu me pegue com o YouTube reclamando dele :) eu tenho gostado bastante - mesmo porque trabalho não é lugar de ver videozinho do YouTube :p

Não sou tão dedicado à "causa livre" quanto alguns companheiros como o vmedina ou o nemesis[1], mas sempre que possível, prefiro o livre. Acho que aos que adotam a mesma postura que a minha, o Gnash pode ser bem interessante, mas vai de cada um.

[1] Há muitos outros, mas a lista seria muito grande :p

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de assaasas
Bobagem...: Eu não entendi. Qual a finalidade de um FLASH player que não funciona?
Comentário de ricardomoc
Boa: É isso aí. Também sou dessa opinião. O mesmo acontece com o java, o jre. Infelizmente ainda não há uma alternativa livre que funcione 100% no que diz respeito a plugin para navegador. Somente o da Sun funciona direitinho. Mas assim que o livre estiver melhor, com certeza a preferência é para o livre.
-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de lai_manichi
Leia a documentação antes de reclamar: Gente,

No link da notícia o autor avisa (veja o "Bugs and Limitations and Weaknesses") sobre algumas coisas "estranhas" no funcionamento dos arquivos .swf:


"not all Flash files play presently, such as YouTube (I am not a Flash guru and would never claim to be one, so I am assuming that there are several technical classes of Flash files and technologies that flatly do not work.);"

Deve haver alguma coisa que a Adobemedia fez exclusivamente para o flash do YouTube e do Google Video que só eles sabem como rodar.

O fato dele não rodar dois ou três sites direito não é desmerecimento; é uma vitória para o SL começar a fazer frente a mais softwares proprietários.

Tem coisas para melhorar? Sim, mas por ser aberto a chance dessas implementações ocorrerem mais rápido do que com o Flash player 9 ser lançado para linux são grandes!

s/+,

.faso
--
brincando e educando - mundesign.org
Comentário de eje del mal
Zoar a Adobe: Por exemplo, se não fosse o Theora, não existiria o RMVB, ou se não fosse o linux, a Esmerdosoft não estaria tentando enganar os consumidores com uma merda melhorzinha.
Comentário de fanatismo
Fanatismo: Esse fanatismo com software livre me irrita quanto quanto o religioso. O projeto nao é de um "player flash livre"? Enquanto ele não for no mínimo similar (em funções/compatibilidade) ao original, não se pode sequer cogitar que a utilidade dele seja maior que o player da Adobe.
Comentário de brandizzi
Fanatismo?:
Esse fanatismo com software livre me irrita quanto quanto o religioso.


Uai, não posso preferir usar o livre? Na minha máquina estou usando a JDK/JRE da Sun, fechada que é, porque me atende melhor - mas o Gnash já me atende o suficiente.

Existe algum motivo pelo qual eu, contra a minha vontade, devo desinstalar o Gnash e pôr o player da Adobe? Porventura esta máquina donde escrevo está sob sua jurisdição?

Então, jovem senhor antifanáticos, instale o player da Adobe (que é muito bom, sim, mas que prefiro preterir) em sua máquina e tome mais cuidado com o que fala.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de CWagner
Sempre vamos nos submeter: Sempre vamos nos submeter aos desejos e vontades dos grandes produtores de Software? Se fosse assim não haveria o porque da existência do SL.

Algumas pessoas não se incomodam em ficar todos os finais de semana, o domingo inteiro em frente da TV, assistindo Faustão, enquanto outros preferem ir à praia, ao clube, a um churrasco, alugar um DVD, participar de maratonas de jogos de computador, etc...

A questão é, todos são livres para fazer o que desejarem com a sua liberdade, inclusive abrir mão da mesma (tô pra ver maior redundância que essa :P ).

Ficar irritado com usuários que não querem instalar programas proprietários em seus computadores é tão inútil quanto não suportar o seu vizinho que só sabe ouvir brega e "calypso", ele fuma e você não, ou algo do tipo. Aliás, tome cuidado, e aproveite enquanto apenas se irrita e não deixe esse sentimento se transformar em intolerância, você pode perder a chance de conhecer ótimas pessoas "apenas" porque elas não são exatamente como você gostaria que fossem. Fazer o quê, não é mesmo? Se todos fôssemos iguais o mundo seria muito chato, e vocÊ nem poderia estar comentando num site de discussão sobre algo porque não haveria o que discutir já que todos teriam a mesma opinião, etc.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de fanatismo
Tudo bem...: Se atende suas necessidades, ótimo, melhor para você (afinal, voce tem o source).
Agora dizer que um software cheio de restrições (em funcionalidade) é mais util que o player da Adobe, tenha dó, é beirar a irracionalidade.
Utilizo software livre sempre que possível (em meus servidores, na grande maioria, no meu desktop (não em tudo, afinal eu quero ver aquele vídeo do Silvio Santos caindo, no YouTube ou aquela sátira bem bolada do charges.com.br).
Não sou desenvolvedor, portanto tenho o bom senso de usar o que é bom (o que atende as minhas necessidades), e nao fantasiar sobre algum projeto que talvez daqui a algum tempo esteja completo.
Muitos seguidores da causa livre sofrem de distúrbio compulsivo...
Comentário de brandizzi
Não me leve a mal, mas...: ...quando foi que *eu* disse que o Gnash é mais útil que o Flash Player da Adobe?

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de Douglas Augusto
Troque utilidade por: Troque 1) "utilidade" por "utilidade técnica específica" e 2) "(...) seja maior que o player da Adobe" por "(...) seja maior que o player da Adobe nas plataformas onde ele está disponível".

Em 1), técnica porque existem outros aspectos além do prático/funcional, como questões ideológicas, que são consideradas seriamente por muitos; específica porque mesmo dentro do âmbito técnico, há quesitos além de "tocar bem", como ser auditável, poder ser distribuído/empacotado livremente, independência do fornecedor, portabilidade, gozar do modelo de desenvolvimento aberto (transparência, rápidas atualizações, etc.), e por aí vai.

Quanto ao 2), é óbvio, em algumas plataformas o player da Adobe é simplesmente 0% útil/funcional, pois não existe. Portanto, ainda que despreze todos outros pontos além do técnico, o Gnash neste contexto já é infinitamente mais útil que o Adobe Flash Player.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de Renato F.
tipo ninguém impede de: tipo ninguém impede de você usar um programa que nao seja livre o problema é se ele domina o mercado e depois taca um preço elevado pra que você possa usufruir dele , e ai oque vc faiz?

por isso sempre é bom ter um poco de cada, pra que ngm consigo essa dominancia de mercado!
Comentário de Morlock
Sibila: Foi a interpretação mais sibilina que já li.

Gostei do "moderado negativamente pelos leitores do Br-Linux".
É por definição!
Comentário de acefalo
____________soft.X_____soft.Y: Considere que, para algumas pessoas, os criterios de avaliação de um software sejam como abaixo:

____________soft.X_____soft.Y
____________fechado____Livre_

facilidade
de
instalacao __06___________03_

recursos_____07___________02_

Liberdade____00___________10_

nota final___13___________15_


Para essas pessoas, é uma questão prática, que pode se expressar em números, se quiser, e o software livre se saiu melhor na avaliação.

Para outras pessoas, outros critérios. Melhor parar de taxar como "fanatismo" o que nada mais é do que opinião pessoal. E é besteira tentar impor às pessoas um ponto de vista baseado em um conunto de valores que não é compartilhado por elas. É inútil e não leva ninguém a lugar nenhum.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004