Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Criando diagramas com o Dia

Documentação é fundamental, seja feita por usuários finais ou por Adminstradores de Sistema, ela orienta o usuário sobre todo o funcionamento de um sistema para que se obtenha um total desempenho do programa. Temos a nossa disposição ferramentas como o Visio da Microsoft, mas e pra Linux? Temos ferramentas tão boas e com melhor desempenho e que sejam livres? A resposta é sim, para isso existe o Dia, uma poderosa ferramenta em GTK+ para a criação de Diagramas lançado sob licença GPL. É uma ferramenta espetacular, intuitiva, muito simples e poderosa.

Uma das caracteristicas mais marcantes do Dia é a grande gama de tipos de diagramas que podem ser criados, vão desde a criação de fluxogramas de DFD, redes Cisco, UML, Diagramas Entidade Relacionamento, até a construção de diagramas para engenharia química. Eu tenho usado com sucesso o Dia para criar diagramas DFD e ER, ele se encaixa como uma luva para este tipos de atividades, sendo até mesmo sugerido para a criação de documentação no material oficial da Mandriva.

A única coisa que fica a desejar no Dia é para exportar os diagramas gerados, ele oferece muitos tipos de formatos suportados, dentre eles temos EPS, SVG, XFIG, WMF, PNG, mas faltou, na minha opnião, a possibilidade para exportar em PDF, JPG dentre outros formatos mais disseminados no mercado. Fica ai a dica para quem se interessar e precisar criar diagramas, o Dia é um ótimo software livre e chega a superar o Visio da Microsoft, que alem de ser proprietário só roda em Windows é claro.

Para maiores informações e download do Dia acesse: http://www.gnome.org/projects/dia/
” A nota foi enviada por Matheus Santana Lima (matheusslimaΘyahoo·com·br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Cid Andrade
Kivio: Não podemos esquecer também do Kivio como alternativa para confecção de diagramas
Comentário de usuario
Querer comprar o Dia com o: Querer comprar o Dia com o Visio é no minimo fanatismo. O dia pode até querer um galho, mas a qualidade dos diagramas gerados é muito ruim, sem contar que o software é extremamente mal acabado.
Comentário de Zampieri
É por atitudes assim que o desktop linux perde credibilidade: Só porquê um software faz o feijão com arroz (e sem sal) eles já saem dizendo que ele pode substituir o proprietário. Acredito que quem escreveu isso nunca tenha nem visto a tela principal do Visio.

Comentário de llp
Ou talvez quem escreveu isso: Ou talvez quem escreveu isso não esteja preocupado em coisas fantasiosas, e simplesmente em trabalhar. Para isso ele não precisa de salzinho ou outros molhos especiais, basta o feijão com arroz mesmo.
Comentário de Gustavo Rondina
E do graphviz: E do graphviz (http://www.graphviz.org/), ninguém gosta? :-)
Comentário de Matheus Santana Lima
Visio X Dia: Se voces estao preocupados em em fazer um holograma invés de um diagrama usem o GIMP, ou entao o Photoshop para alguns que gostam ai de rodar software no windows. eu me preocupo em desempenho e custo beneficio, e o visio pode ter um bom desempenho, mas eu prefiro usar uma ferramenta open source doque pagar royalts para uma empresa ridicula.
Comentário de marcosalex
Visio x Dia: Não são coisas fantasiosas. São recursos úteis, produtivos e básicos que o Dia ainda não tem. Por melhor que seja, ele ainda é um quebra-galho e é muito difícil ser usado para uso profissional se a pessoa precisar de algo mais sofisticado. Só serve pra quem quer o feijão com arroz mesmo, nada muito além disso.
Experimente trabalhar com o Visio um pouco que você vai sentir a diferença, que é gritante. Pra quem precisa dessas ferramentas, é o mesmo que comparar o Photoshop com o Paintbrush.
Haskell developer
Comentário de Manoel Pinho
Visio: Já usei muito o Visio na época em que ele ainda não era da M$ e não sei muito como ele está hoje. A principal vantagem do Visio ainda é o fato dele ter sido projetado para uso com o M$ Office e usar bastante o COM/OLE para permitir que se pudesse editar um desenho de dentro de um documento M$ Office.

Os programas de desenho do linux em geral ainda exigem que a pessoa tenha a disciplina de editar o desenho e depois colar o resultado final no documento como figura. Isso funciona muito bem mas usuários leigos costumam torcer o nariz para essas coisas.

O kivio do KDE permite algo semelhante mas eu creio que somente se for usado o koffice.

A falta de uma padronização entre os sistemas de objetos entre o OpenOffice.org, aplicativos KDE, aplicativos GNOME e aplicativos independentes torna recursos como esses mais difíceis de serem implementados.

Desenhar fluxogramas, diagramas de rede, etc quase todos fazem e bem, mas essa integração com suítes Office é fundamental para os usua?ios mais leigos.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de CWagner
De que recuros úteis você: De que recuros úteis você fala?

O Dia tem suporte a scripts que podem até gerar uma base de dados em MySQL, ou outros SGBDs, a partir de um diagrama desenhado nele, ou então gerar o código básico de classes e objetos de diagramas em UML, etc.

Não vejo aquele "Meu Deus, não posso viver sem o Super-hiper-ultra-megazorde visio" para desenhar o organograma de uma empresa.

Mas como já disseram, existem opções em SL para criar diagramas, simples e complexos, mas caso não seja interessante você tem todo o direito de pagar uma licença do Visio, e de um Windows, e de um M$ Office, e de um Antivírus e de um antispyware para... para... para quê mesmo? Ah! Para desenhar diagramas :D
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Necronomicon
Tem para Linux ?: Há uma versão para Linux ? E a que você usa, você comprou ?
Ou baixou por P2P ?
Tem um monte de gente que a ama a Microsoft, mas na hora de pagar...hehehe...
"Nóis num vamo pagá nada! É tudo free..."
Comentário de marcosalex
A que eu uso, tenho: A que eu uso, tenho licença, não julgue os outros por si próprio. Ou você acha que a única vantagem de um produto livre é o preço? Quem trabalha com uso profissional de diagramas, preço de licença desse tipo de software é o menos importante. Se a empresa não tem dinheiro pra pagar, ela é pequena pra precisar de um diagrama profissional.

Como a empresa onde trabalho desenvolve soluções MS e somos beta testers, temos direito de uso de praticamente todos os produtos MS sem custos. E, além disso, o Visio nao é tão caro assim. Pra quem faz projetos (e não diagramas de brinquedo, como insinuou o amiguinho de cima) ganhar 2 ou 3 dias de produtividade é uma ajuda muito grande pra quem trabalha certo. Eu pagaria até mais pelo Dia se ele oferecesse uma alternavita viável ao Visio.

Não é porque gosto de Linux que vou fechar o olho e acreditar que tudo que existe pra Linux é perfeito. O Dia tem que melhor, e muito pra ser um rival a altura de outras alternativas.
Um dos exemplos de recursos úteis que o DIA deixa a desejar ainda: macros, eventos, controle de versões e alguma alternativa à automação OLE. Quem trabalha com Visio usa isso direto e ganha dinheiro com isso.
Haskell developer
Comentário de hamacker
Ja usei o VISIO e: Ja usei o VISIO e sinceramente o DIA está de muito bom tamanho para mim, não há recursos no VISIO (estamos falando apenas de diagramas) que não sejam supridos no DIA.

Sou usuario do DIA no Linux e percebo que para usuarios de Windows ele não é muito agradável porque por padrão não aceita as acentuaçoes do portugues, e instala o GTK em separado, isso já frusta esse usuario iniciante que nem quer o saber o como e o porque.

Tambem acustumados com wizards e ole's são escravizados por uma integração de dar inveja com a suite da MS. Quando não tem o VISIO as vezes [acha que] sofre menos fazendo fluxo no msword/msexcel mas não quer usar uma ferramenta como o DIA, leia "nao quer" por puro preconceito.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004