Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Análise rápida do Mandriva Powerpack 2007


“Pequena análise da nova versão Powerpack do Mandriva Linux (2007), procurando manter o foco no usuário mais comum, aquele que procura uma distro de fácil instalação e configuração. A versão analisada não é livremente distribuida, é comercializada em caixas pela Mandriva ou pode ser baixada pelos membros do Mandriva Clube. Aqueles que ainda não viram nada do Mandriva 2007 podem conferir.”


Enviado por Jose Luis Pissin (pizza) (pizzaΘgulms·org) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Portuguêis
Pelo visto a correção: Pelo visto a correção ortográfica não funcionou também...
Arre.
Comentário de anakinpendragon
pressa e inimiga da perfeição...: Pelo jeito a pressa de lançar uma nova versão dentro do prazo ao invés de esperar corrigir todos os bugs ainda esta na tradição da Mandriva. Todo dia surgia um beta, um release candidate. É uma distribuição com excelentes recursos, facil de administrar, otima para o usuario final, mas pela falta de estabilidade infelizmente não tenho recomendado mais ela as pessoas que querem experimentar o linux, minha esperança e que voltem a preocupar com a estabilidade do sistema assim como se preocupam com ter um sistema com boa usabilidade.
Comentário de Tiago Cruz
Mandriva PowerPack: Eu instalei o PowerPack em meu desktop (Radeon 9200 SE) e em meu notebook (Dell D510).

O XGL eu não consegui ativar no desktop (embora o fglxr estivesse instalado) e o AIGLX funcionou meio capenga no note (+- 2 minutos para fazer o login no GNOME).

De resto, sussa total.
Comentário de JPayne
eu tb acho !!!: Concordo com você !!!
Sempre usei Conectiva desde o 6, mas quando usei o 9 já estava pensando em largar mão... foi a pior versão da conectiva que já usei... em compensação o Conectiva 10 me surpreendeu em todos os aspectos possíveis... desde a maneira como foi feito, o planejamento, com lançamento de 3 RCs bem testadas antes da versão final... e até o conceito visual... usando o Webmin como Painel de Controle e um tema muito bem feito para o Webmin, que realmente empolgava !!!

Porém, quando foi anunciado a junção das duas distros... eu abandonei de vez... nunca gostei da Mandrake... e ainda menos da mandriva !!!

Tomara que um dia eles realmente acertem a mão !!!

João Paulo
Linux User #345200
Debian e Ubuntu: Pai e filho !!
Pai em servidores, filho em desktops !!!!
Comentário de Manoel Pinho
Conectiva: Como vcs devem saber, eu também fui usuário do Conectiva Linux por um bom tempo e o mais engraçado é que as críticas de muita gente eram bem similares às que estão sendo feitas ao Mandriva Linux hoje. Eu acho que o pessoal pegava muito pesado com a Conectiva, inclusive com muitas críticas infundadas, e continuam pegando com a Mandriva por associarem uma à outra. Ainda existem os que tinham preconceito contra a Mandrake e agora transferiram para a Mandriva. Eu que sou um usuário linux desktop acima da média conseguia usar plenamente o Conectiva Linux assim como venho usando várias versões do Mandriva.

Concordo que houve pressa para lançar essa versão e que se tivessem parado umas 2 semanas fazendo um pente fino antes de lançar a versão final teria sido uma versão sem igual em outras distribuições, mas a equipe ainda é pequena (mesmo juntando a Conectiva com a Mandrakelinux ainda fica pequena porque o número de pacotes é bem maior) e deve faltar grana para contratar mais gente, especialmente para controle de qualidade e correção de bugs. Quem são os concorrentes diretos ? Red Hat (Fedora), Novell (OpenSuse) e Canonical (Ubuntu) são empresas muito maiores e/ou com um fundo de reserva bem maior. Já peguei (uso também outras distribuições) problemas de bugs bem graves em versões recém-lançadas do OpenSuse e Fedora, envolvendo partes críticas como particionamento/boot manager e instalação/atualização de pacotes. E os bugs não foram meus somente, inclusive saindo na imprensa na época. Esses problemas de ACPI são altamente específicos e dependentes do hardware da pessoa e eu por exemplo não tive esses problema em mais de 5 instalações, inclusive em um notebook. Não considero como um bug de nenhuma distribuição, mas do hardware. Também em nenhuma das instalações vi aquela mensagem de erro do mcc ("painel de controle"). No fórum do nosso site vejo que muita gente relata (não digo que é seu caso) problemas estranhíssimos e logo falam mal da distribuição. Quando pergunto se checaram o md5sum da iso baixada eles nem sabem o que é isso...

Mesmo assim a distribuição é bastante popular (5 no distrowatch) e deve haver alguma razão para isso.

Não fui e não sou funcionário da Conectiva ou da Mandriva e não ganho nada para defendê-las. Querendo ou não, a distribuição de linux comercial que emprega mais brasileiros é a Mandriva, e não são empregos de vendedor técnico nem de marketing. Também, gostando ou não da qualidade, oferece treinamento oficial em qualquer capital ou grande cidade brasileira, o que não é comum em outras distribuições.

O webmin também está no Mandriva 2007, com as contribuições da Conectiva.


------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de anakinpendragon
Concordo com em muitos: Concordo com você em muitos pontos com você, mas se ela quer gerar receita tinha que facilitar a entrada no Mandriva Club, o uso de cartão de credito internacional limita bastante o seu publico, eu mesmo entraria pro club se fosse mais facil. Outro problema das distribuições comerciais, não só do Mandriva e ter de lançar distribuiçoes novas em intervalos regulares para gerar receita, seria melhor se elas fossem mais bem testadas antes de iniciar sua venda, mas eu realmente espero que a Mandriva lance correção para maioria dos seus problemas nessa versão 2007 e a proxima esteja mais estavel, por que em facilidade de uso prefiro ela ao Ubuntu por exemplo ( opnião pessoal, sem flames )
Comentário de JPayne
Concordo com vc em alguns pontos !!!: O que eu lamento na junção da Conectiva com a Mandrake, é que quando a Conectiva parecia ter aprendido com os erros no lançamento das versões anteriores e tinha conseguido fazer uma versão legal do Conectiva, eles se venderam para a Mandriva e todo o processo de evolução pelo qual a distro tinha passado parece que se perdeu (o Mandriva 2005 LE parecia mais uma atualização do Mandrake 10.2 do que qualquer outra coisa). E eu nunca fui com a cara do Mandrake por ser uma distro muito pesada. A primeira versão que usei foi a 8.2, depois a 9.1 e achei todas muito pesadas... depois de tanto ouvir falar, resolvi dar uma nova chance para a versão 2005 LE, novamente decepção, eu removia um ícone do Menu "k", e ao reiniciar a máquina não tinha mais acesso ao menu.. simplesmente ele sumia, e depois disso alguns programas não funcionavam normalmente, mensagens de erros que não diziam nada com nada... enfim... eu já estava com um pé atrás... a primeira ação que eu faço já "destrói" o sistema.... realmente... achei terrível aquela versão... agora, baixei o Mandriva One da versão 2007... ele não consegue usar o XGL com minha placa de video (MSI TI 4400 - 128MB), mas eu já usei o XGL com essa placa no OpenSUSE sem problemas... e no micro do meu irmão (Athlon XP 2800+, 1GB RAM, MSI GForce TI 4200 - 128MB) ele nem se quer conseguia iniciar o sistema... desculpe, mas ou eu sou pé frio com o Mandriva, ou o sistema realmente não foi feito pra mim !!!

Já usei OpenSuse 10.1 como teste e achei uma ótima distro (bastante pesado tb), tirando o problema do gerenciador de pacotes (sim é um problema grave, mas pra um usuário é menos tralmatizante que remover um ícone do menu e o sistema parar de funcionar) o sistema se comportou muito bem. Já usei Ubuntu e essa parece ser hoje a melhor distro pra usuários finais mesmo, e a mais leve das mais populares.
Hoje, que tenho um conhecimento melhor e um pouco avançado do sistema, uso o Debian Sid, e estou satisfeito !!!

Não tenho nada contra Mandriva, eu só lamentei e ainda lamento o fato de todo o trabalho feito no Conectiva 10 ter sido jogado fora, já que eles mantiveram a base do Mandrake nas versões do Mandriva.... se tivessem mantido o Conectiva e adicionado uma ou outra coisa do Mandrake, acredito que teria sido o melhor caminho... mas desejo mesmo é que melhorem cada vez mais... não uso mas não sou contra... apenas lamento que estejam passando pelo mesmo tipo de coisa que já passaram há anos atrás, como lançar uma versão final sem o devido pente fino... já eram pra terem aprendido com isso... será que não veem que isso só arranha a imagem da distro e da empresa ?????

João Paulo
Linux User #345200
Debian e Ubuntu: Pai e filho !!
Pai em servidores, filho em desktops !!!!
Comentário de popolony2k
Já utilizei o Conectiva Linux ...: ... desde o Marumbi (1997 ou 98 acho), passando por Guarani, Conectiva 4, 5, 6 e por último 7, que para mim foi o último Conectiva de qualidade, depois acompanhei a queda da Conectiva (tecnicamente falando) e também o período em que a mesma faltou pedir pelamordedeus para que o Governo Federal utilizasse sua distro, passando pelo período de rumores, onde até o Banco Itaú quase comprou a mesma, bem típico de quem está a beira da falência.

Foi quando veio a luz no fim do túnel, a contestada união com a Mandrake, que para mim foi a salvação da Conectiva.

Não utilizei o Conectiva depois que virou Mandriva e não pretendo utilizar, mas gostaria que continuasse e melhorasse ainda mais, ainda mais percebendo que ainda tem problemas provenientes da época em que a qualidade de seu produto caiu assustadoramente, mas vamos aguardar.


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula - Debate I, II, III e Entrevistas

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de bebeto_maya
Tempos dourados...: __O primeiro Linux que "prestasse" pra alguma coisa que peguei foi o Mandrake 8.0, pois tinha o Koffice e o Gimp, que na época, me ajudaram muito...Mas tinha um problema: O suporte a automount era embrionário, e o Lilo perdia a tabela de partição, então, toda vez dava pau...Kernel Panic.

__O segundo foi o Caldera 2.2, da maledita SCO, excelente. A PC Expert disse que era um linux mais fácil que o próprio Windows! E era ,de fato, isso foi em 2000. Você instalava o sistema e ia direto para o login gráfico, sem reboot...Mas não tinha acentuação, nem true type.

__Naquela época, viviamos a fase rom6antica do linux, todo mundo pensava que o sistema ia deslanchar no Dekstop, e Adobe e Corel apostaram seus tubos no Linux.O corel Linux era o sistema mais fácil do mundo de se usar..Quando a bolha da Internet rompeu, e veio 2003, já sabiamos que o piguim continuaria como o ilustre desconhecido para o mundo desktop. Corel e Adobe deram o fora, SCO "se suicidou" e deu no que deu...Surgiu o Kurumin e a Conectiva, depois de "sua subida meteórica", conheceu a "descida estratosféria" ...Todo mundo percebeu, de uma hora para outra, que um único homem, Carlos E.Morimoto, tinha conseguido fazer um Linux com multímidia decente e de repende surgiram mais esperanças. O fenômeno Kurumin, com todos os seus BUGs, tinha reacendido a chama do Linux no Dekstop. Mas como era um projeto pessoal, como dizia o próprio autor, o público empresarial não levou muito a sério.

__Agora temos o Ubuntu, um milionário excêntrico, e aquela sensação de que jamais conseguiremos, nem ao menos usar plenamente um Browser superior, como o Firefox. As vezes acho que o Linux deveria ser pago e bem caro.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de popolony2k
Depende do ponto de vista !!!: "__O primeiro Linux que "prestasse" pra alguma coisa que peguei foi o Mandrake 8.0"

Esse seu comentário é válido dependendo do ponto de vista que você analisa.

Para mim o Linux já estava funcional desde 1995 com o meu, na época, Slackware.


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula - Debate I, II, III e Entrevistas

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Manoel Pinho
Cartão: O problema do pagamento do Mandriva Club é realmente a coisa mais chata e já deveriam ter feito (eles prometeram que estavam pensando em formas de pagar no Brasil) um jeito de pagamento por boleto no Brasil. Pelo menos quem tiver um cartão de crédito nacional parece (não testei) que já pode pagar via PayPal. Tem essa opção na hora que preenche o cadastro.

E embora a LENDA diga que só dá para usar o Mandriva pagando, o Mandriva Free é perfeitamente funcional, 100% compatível com o Mandriva Powerpack (os repositórios são os mesmos) e os pacotes que faltam nele são exatamente os mesmos que faltam em distribuições como o Ubuntu e Fedora. E basta adicionar os repositórios PLF para ter mp3, libdvdcss, drivers nvidia e ati, etc. Tal como o Fedora, Ubuntu ou qualquer outra distribuição, dá para fazer um desktop 100% usável. A detecção de dispositivos do Mandriva é talvez só rivalizada pelo Ubuntu (tente instalar um linux num notebook e verá a diferença de detecção) e o " painel de controle" (para quem gosta ou precisa por estar começando no linux) rivaliza com o Yast do Suse.

Como eu disse, muita gente ficou com má impressão do Conectiva na época porque era uma distro popular. Mais iniciantes numa distribuição significam mais dificuldades e mais gente reclamando. Tem gente também que assim que aprende um pouco mais de linux começa a zombar de distribuições amigáveis, o que acho uma tremenda besteira.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Sandro Rib
Instalei tanto o One quanto: Instalei tanto o One quanto o Powerpack no meu IBM Thinkpad T42, tudo funcionou redondo, wireless, até o AIGLX, perfeito.

Não tenho do que reclamar. Estranho esse erro que apareceu no review, quando o MCC foi aberto. :)

---
Powered by Mandriva Linux 2007
(Ubuntu e Arch de vez em quando... LOL)
Comentário de bebeto_maya
__Se pensarmos do ponto de: __Se pensarmos do ponto de vista de um server, sim. Mas para Desktop, o Mandrake foi o primeiro com foco...Ou não? Lembro que em 2000, haviam 3: Corel Linux, Mandrake e Caldera OpenLinux...6 anos depois, os instaladores não estão mais fáceis. Os menus estão melhores e as interfaces mais elaboradas...Mas os aplicativos comerciais não foram portados.

__Lembro que alguém, um colega da área, me disse, que não importava o quanto Linux fosse fácil ou díficil, porque, para Desktop, o mercado já havia escolhido Windows desde 91. O ano de surgimento do Linux. E linux só começou a ter foco no Desktop a partir de 2000, com as distros supracitadas. Numa época em que o monopólio da M$ já ditava as regras a pleno vapor.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Roger de Almeida
A distro Mandriva poderia: A distro Mandriva poderia estar bem a frente do UMBUTU, se não fosse a falta de logistica e política de venda, o marketing super medonho, a falta de um "polimento" antes do lançamento e principalmente a questão da atualização.

Vejamos:
Levou-se quase um ano para que a Mandriva atualizasse o Firefox versão 1.0.6 para 1.5.6, ou seja, o usuário para ficar atualizado, teve de baixar o binário da fundação e fazer uma ginástica para deixar tudo redondo se um computador exportasse o aplicativo a várias terminais ou ter uma rede muito grande, tudo isso com vários usuários.

Quando a Mandriva lançou a versão 2006, o openoffice 2.0 estava prestes a ser lançado, mas o que ela fez? Não esperou e lançou a 1.0.4 ou 1.0.5 sendo que a versão 2.0 foi lançada como beta no repositório contrib.

O problema é que a Mandriva mexe muito nos scripts dos pacotes, dificultando uma atualização mais rápida por parte do usuário. Desse modo, muitos tem que conviver com KDE "bugado", GNOME "bugado e super defasado" dentre outras coisas, até que uma nova versão seja lançada.

Por exemplo: O Firefox 1.5.0.6 empacotado pela Mandriva não conta com a atualização automática. Tem que esperar a Mandriva disponibilizar.

É por isso que a Mandriva lança os seus produtos sem um "polimento" adequado, pois a pressão da comunidade é enorme para ver um produto mais atualizado. Isso é por conta da perda do mercado nesse meio tempo.

Alguém pode até dizer que outras distros também são assim, mas se entrar no síto do KDE, há um repositório deste gerenciador já com as atualizações para o Kumbutu, SuSE. Isso é uma brutal diferença.

Enquanto isso, a Mandriva opta por dipsonibilizar algumas correções ao invés de substituições.

Contudo, vou seguindo usando o Mandriva, uso desde a versão 9.0, pois acho que ela deu muitas contribuições e não pode ser desprezada. Além disso, conta ainda com um repositório pra lá de especial e quando está bem configurado, roda bacana.


[]
Roger
Comentário de Vianna
Adoro CL10: Uso o Conectiva 10 no meu micro de trabalho desde que foi lançado e até hoje não houve distro que me fizesse substituí-lo. Tudo que preciso funciona, atualizo Firefox, Thunderbird, OpenOffice, dentre outros pacotes, uso a rede, impressoras... aplicativos DOS e Windows emulados, multimídia, Skype, Messengers, enfim ... e tudo isso sem NUNCA ter travado. Uso CL10 modo texto também como servidor proxy, firewall, FTP, etc ... em vários clientes nossos, sem reclamação, sem travamentos, sem invasões! Não falo bem da Conectiva, como quem fala bem de uma pessoa que morreu ... mas porque realmente o CL10 é ótimo mesmo.
Estamos mudando agora para Mandriva no escritório e servidor e em casa estou usando o BIG Linux. Encontrei problemas nos 2, todos relacionados ao 3D Desktop. No Mandriva não consegui fazer funcionar em micro nenhum até agora. No BIG funciona, mas instável. Como no escritório não vamos usar 3D mesmo ... vamos de Mandriva pois me sinto mais seguro com relação ao suporte da comunidade e por usa-la também como servidor. Em casa o BIG me surpreendeu, apesar da instabilidade do 3D, foi a melhor distro que encontrei para usuário final. O Firefox ja vem com Flash e Java e várias extensões legais instalados. O 3D e aqueles efeitos nas janelas são habilitados automaticamente, o visual é lindo, o melhor botão de menu K que já vi (rs rs). Varios emuladores de jogos, programas ja instalados e prontos para uso... é clicar e usar: skype, amsn, amule, audacity, editor de vídeos .... os repositórios do Ubuntu e Kubuntu ja prontinhos... é so procurar o programa e instalar... uma conexão com Internet mamão com açucar (via modem roteado). Reconheceu todo meu hardware , inclusive webcam de primeira. Não sei se tive sorte, mas fiquei impressionado e olha que a comunidade BIG Linux é pequena eim !
Comentário de Manoel Pinho
Você está precisando: Você está precisando participar da nossa comunidade (sério). Já instalei centenas de máquinas com Mandriva usado como desktop e se você adicionar os repositórios certos o java, flash, DVD, etc funciona, assim como no Fedora, no Suse, no Ubuntu ou qualquer distribuição mais popular. É só questão de informação e por isso não considero muito válidas as avaliações de distribuições linux por quem não está acostumado com a distro que se está avaliando e/ou por quem julga baseada na instalação em uma única máquina. Muitos problemas reportados são por ignorância de como usar a distribuição ou problemas de incompatibilidade do hardware com certas versões de kernel, alsa, etc, não culpa da distro propriamente.

Algumas distribuições nacionais trazem essas coisas já na distribuição porque não precisam obedecer às restrições da legislação americana e/ou normalmente não se importam muito com essas questões de licenciamento.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de allansv
aqui é perfeito: Nossa, o mandriva 2007 funciona perfeitamente aqui. O xgl ficou levíssimo, mais rápido que o kde puro em outras distros.
Comentário de Vianna
Já participo da comunidade: Já participo da comunidade mandrivabrasil.org, como eu disse antes, estou migrando os servidores proxy e firewall dos nossos clientes para Mandriva, meu micro de trabalho, atualmente com Conectiva (que adoro) um dia terei que atualizar e será para Mandriva. Usei em casa o Mandriva Free 2006 por 1 ano, além de tê-lo instalalado e configurado de graça para vários amigos e vizinhos e ainda dou suporte a eles , de graça , claro!
Pode ser que daqui há alguns meses eu formate meu micro de novo e instale o Mandriva 2007. Não sei TUDO, estou sempre aprendendo, e as vezes, por falta de tempo, ou mesmo por ignorância, como vc disse, eu "travo" em algum ponto, como travei no 3D da Mandriva, tentei em apenas 5 micros e não consegui.
Sobre o BIG Linux foi apenas uma surpresa, pois funcionou de primeira, ainda no Live CD. Quanto ao usuário final, eu estou em constante contato com eles, pois trabalho com isso... e quanto mais simples e fácil melhor, quanto menos coisa ele tiver que instalar por conta própria , melhor! O Flash, Java, DVD, Codecs, etc... não vieram instalados no BIG, me expressei mal. Acontece assim: quando conectei pela primeira vez Internet no BIG, apareceu uma janelinha perguntando se eu queria instalar os softwares citados acima, respondi SIM e baixou , instalou automaticamente. Achei prático e fácil demais, só isso!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004