Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux em computadores populares: BR-Linux vai testar o PC Legal e quer a sua sugestão

Lembra do PC Legal, nova marca de computadores populares com Linux pré-instalado que foi mencionada no BR-Linux na semana passada? A coincidência de uma de suas unidades fabris ficar a poucos quilômetros da sede do BR-Linux me levou a entrar em contato com a Ilha Service para saber mais detalhes, e uma visita inicial acabou ocorrendo nesta quarta-feira.

Ao contrário do que ocorre em muitas empresas que montam computadores no Brasil, o diretor da Ilha Service que me recebeu sabia muito bem do que estava falando, e descreveu com detalhes o hardware dos modelos iniciais do PC Legal, que apresentam alguns diferenciais em relação aos requisitos mínimos do Computador para Todos: não há modelos com 128MB de RAM (inicialmente as opções serão de 256 e 512MB), o gravador de CD é combo com leitor de DVD, o HD é de 80GB, o monitor é 15" tela plana, e os micros virão acompanhados com caixas de som com subwoofer.


Subwoofer e gabinete slim: muito mais do que um Computador para Todos comum


Mas o detalhe que mais me chamou a atenção, e que pode tornar mais atrativo o PC Legal como uma possível alternativa para segundo micro doméstico ou um micro econômico para instalar na casa de nossos pais ;-) é o gabinete slim, medindo aproximadamente 14 x 17,5 x 37cm (LxAxP), mas mesmo assim com espaço para baias suficientes até para um HD adicional, e com duas portas USB frontais. Eu pude ver o gabinete escolhido durante a visita, e ele não é exatamente o mesmo que o da imagem de divulgação preliminar acima, embora seja bem parecido e tenha as mesmas proporções.

A conversa evoluiu muito bem, e acabamos acertando que o BR-Linux vai receber (em breve e por 15 dias) uma unidade do equipamento, idêntica à que será enviada ao varejo, para publicar uma análise independente. Vai ser nossa primeira análise de um computador popular, e o momento é apropriado, agora que o governo federal está revendo as especificações de hardware do programa.

Naturalmente eu vou tentar convencer o pessoal da Ilha Service e da PC Legal que depois de completar a análise vai valer mais a pena eles cederem o computador para sortearmos para algum grupo de usuários nacional, ou mesmo para um leitor, do que receber a máquina de volta ;-) Mas mesmo que isso não ocorra, tenho a impressão de que as empresas envolvidas (na reunião estavam presentes o diretor da PC Legal e o da Ilha Service) irão tentar uma aproximação com a comunidade Linux nacional, ao contrário de tantas outras empresas que se limitam a gravar o software livre nos discos rígidos, sem se esforçar nem mesmo para receber feedback e sugestões.

Para todos os leitores que trabalham com assistência técnica de hardware e software, a Ilha Service pode ter mais um aspecto interessante, além de ser uma das fabricantes do PC Legal: ela é um bom case sobre o desenvolvimento continuado de empresa de tecnologia. Eu tive contato com a empresa há cerca de 10 anos, quando ela era ainda basicamente uma revenda, prestadora de serviços e assistência técnica de hardware e software como outras tantas pela cidade e pelo Brasil afora. Mas ao visitar a empresa anteontem, sem antes fazer meu dever de casa e pesquisar sobre a situação atual dela, tive uma boa surpresa: hoje a Ilha Service tem instalação para montagem própria de computadores, com capacidade para 3.000 PCs por mês (em turno único - se operar em 3 turnos, triplica), emprega 110 profissionais e está ampliando suas instalações fabris. Embora a montagem de micros seja uma atividade realizada por muitas empresas, até mesmo de menor porte, a Ilha Service vem obtendo contratos de maior porte porque se preocupou em adequar-se (e certificar-se) pela ISO 9001, buscou também certificações com diversos fornecedores adicionais (tem até a da Mandriva na lista, além de DMI, Energy Star e muitas outras que são comumente exigidas em licitações), e não se limita ao feijão com arroz da diferenciação apenas pelo custo e prazo. Seria um bom case pra um estudo acadêmico, e pode ser um bom exemplo para quem hoje monta PCs na garagem e pretende desenvolver este negócio.

Outro detalhe interessante é que a empresa está recrutando parceiros de negócios para atuar na área de licitações públicas. Vou obter mais detalhes sobre o assunto e publicar notícia específica, mas se você quiser um contato direto desde já, me mande uma mensagem e eu faço chegar às mãos certas.

Como as análises de computadores populares são novidade por aqui, conto com todos vocês para sugerir desde já testes que vocês gostariam que fossem feitos, desde que não sejam destrutivos. Não prometo realizar todos, mas vou tentar atender a várias das sugestões, se forem interessantes.

Conto com vocês!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Bassani
Teste de outras distros!: Gostaria de que fossem instaladas outras (ou outra) distribuições diferentes da distro oficial do PCLegal, apenas pra comparar a compatibilidade entre os diferentes SOs.
Voto no Ubuntu pra esse teste.


Em relação aos testes em sí, fora a compatibilidade, que é um teste óbvio, gostaria de testes de performance e reconhecimento de hardware (hdparm, geekbench, etc)


Comentário de zoeirapura
Montar uma bateria de testes: Acredito que a lista de testes precisa de mais sugestões dos leitores do br-linux, talvez forçar essa notícia a ficar no topo durante o final de semana seja uma idéia interessante :)

Sugiro que sejam testados:
- configuração e utilização da conexão através de linha discada
- configuração e utilização da conexão através de banda larga
- configuração e utilização de uma impressora, através de USB e paralelo/serial(não sei a saída certa)
- configuração da placa de vídeo,( se houver uma aceleradora 3d no micro seria bom ver qual o driver que estão utilizando :D e como ele está configurado)
- reconhecimento de pen-drives/mp3 players, achar o dispositivo USB plugado....
- como tocar arquivos de vídeos
- como tocar mp3
- como tocar dvd's, se ainda não adotaram fica a sugestão de usar o lindvd, que a mandriva está utilizando na versão home do mandriva 2007.
- quais editores de texto, planilha e imagem estão instalados e como estão configurados (de forma adequada ou não?)
- qual navegador de internet está instalado e como está configurado, quais plugins vem por padrão?
- há alguma interface de suporte no computador ou no desktop, algo como um html como o telefone de onde conseguir suporte?

Acho que isso atende a maior parte dos usuários domésticos. Se eles conseguirem passarem nesses testes simples que os demais computadores do computador para todos não passaram sem dúvida o produto deles merece ser divulgado pela comunidade. Se passarem nesses testes simples talvez até devam conversar com a linuxmall para venderem pela internet ;)



--
(:)[podem me xingar]
Comentário de anakinpendragon
Gostei da configuração do: Gostei da configuração do hardware, mas seria interessante na analise citar qual o modelo da placa CPU, seu chipset, por ai já podemos ter uma real ideia da compatibilidade do hardware, pois se o chipset for sis, funciona bem, mas o driver de video fica muito ruim, se for via, funciona legal, mas acho que não tem aceleração 3d, etc...

Seria legal além de saber qual distribuição, saber a versão do kernel que ele usa e dos aplicativos mais usados , como openoffice, firefox, o window manager. Acho essencial saber se essa distribuição tem um jeito facilitado de instalar programas como um synaptic e se tem um bom repositório. No geral a facilidade de uso é muito importante, pois sabemos que o micro não se destina a nós técnicos e sim ao usuário leigo.

Por ultimo acho que deve ser analisado se o hardware veio corretamente configurado, modem, som, vídeo e algo básico sobre a perfomance (quanto tempo demorou para bootar, entrar no window manager, abrir o openoffice)
Comentário de Dstolf
concordo...: concordo...

qualquer que seja a bateria de testes, eu acho que ela deve ser repetida em alguma outra distro além da que vem no PC... sei que daria trabalho, mas pelo menos o Ubuntu pode ser bootado pelo cd, assim como o Mandriva, nem precisa instalar.
Comentário de Dstolf
concordo...: concordo...

qualquer que seja a bateria de testes, eu acho que ela deve ser repetida em alguma outra distro além da que vem no PC... sei que daria trabalho, mas pelo menos o Ubuntu pode ser bootado pelo cd, assim como o Mandriva, nem precisa instalar.
Comentário de Fernando Braz de Souza
-Uso de Camera: -Uso de Camera digital
-Compartilhamento de arquivo
-Utilizar radios\Tv pela internet
-Facilidade da Interface gráfica.
-Uso de Instant Messenger

Para complementa por enquanto é só isso.

.:Fernando Braz de Souza::fernandobraz.blogspot.com::

Comentário de xultz
Uma primeira análise minha: Uma primeira análise minha particular: o computador é muito bonito, gostei bastante do design escolhido, espero que ele tenha sucesso nos outros quesitos também!
Comentário de Norton Son
Concordo com todos, mas um: Concordo com todos, mas um dos testes deveria ser feito com alguém que não use o Linux, um usuário Windows comum, por ele na frente da máquina e deixar ele executar tarefas básicas no dia-a-dia e saber a opinião dele sobre o sistema que esta na máquima e com outras distros instaladas.

Talvez pareça um teste ridículo, mas temos que saber qual é a aceitação do usuário comum...

Todos nós trabalhamos na área de info e somos entusiastas do Pinguim, mas eo publico geral?!?!?! É este pessoal que temos que atingir e evitar migrações de sistema nos equipamentos.

Baita abraço a todos!
Comentário de carne_de_passaro
Seria muito interessante: Seria muito interessante fazer os testes com outras distros, mas uma das limitações, pelo menos pra quem usa modem dial-up, é conseguir instalar o modem corretamente. Nos pc's conectados que eu ja vi vem com um modem motorola sm56 que só funciona com uma versão específica de kernel, e nestes dois pc's que eu vi (ambos de marcas diferentes) vinham com o insigne linux com 128 MB de ram, com tudo quanto é eye candy ativado, e mesmo desativando os eye candy o computador travava com freqüencia se o modem estivesse sendo utilizado.
Comentário de Leonardo
Sugestões:
- Rodar os Explorers 6 e 7 (se é para ser popular infelizmente tem de ser compatível);
- Aceleração 3D;
- Sites de bancos e do governo rodarem no browser;
- Update de software feito facilmente;
- Versões de softwares populares instalados (msn, irc, etc)

Só discordo na parada de testar em outra distribuição.
Eu vejo esse PC como uma oportunidade de um "Joe Sixpack" ter um PC barato para sua casa, e se o usuário tem conhecimento o suficiente para querer mudar a distro, ele deve saber a partir da lista de hardware (que deveria fazer parte da apresentação) se vai ter problemas ou não.
Sem contar que não dá pra empresa criar os scripts de assistência ao usuário pra todas as distros!!!

Meu pitaco.
Comentário de vini_bill
Testar a compatibilidade do: Testar a compatibilidade do driver ótico com as seguintes mídias:

. DVD-R
. DVD+R
. DVD-RW
. DVD+RW
. DVD-Ram
. DVD Dual Layer
. DVD com contúdo sem CSS
. DVD com contúdo com CSS ( sugestão: "Beleza Americana" )

Acho que esses teste são importantes pois quando comecei a usar o meu leitor de DVD com linux eu tive que usa-lo um tempo sem suporte a DVD ( como se fosse um CD-Player ) e até hoje eu ainda tenho que fazer "acrobacias" com o meu Fedora Core 6 ( o FC5 era mais tranquilo mas mais pesado também =/ ) pra poder usar ele 100% =] ( ele é gravador também ) e para um usuário leigo é importante que as coisas simplesmente "funcionem".

Abraços

--
"Software is like sex: it's better when it's free." - Linus Torvalds
Comentário de cesar
Trol?: IE7 não roda nem no Win2k que ainda mantemos na empresa. :-D

Aceleração 3D não tem porque testar... o hardware não vai ter isso.

Sites do governo/bancos seria interessante testar mas em um artigo a parte, mas se não rodar hoje em dia é um problema do site e não da distro. Essa é uma boa idéia, podemos até fazer uma lista de compatibilidade e dos porques... tem muito site que é perfeitamente compatível mas o "webdesigner" colocou um javazinho para dizer que só é compatível com o MSIE.

--
Cesar Gimenes http://www.crg.eti.br
Linux user #76132
Comentário de Vannucci
Pensar no usuário doméstico.: E os jogos?
Tem que ser testada a compatibilidade com jogos e se brincar vir com alguns jogos de brinde.
Comentário de chronos
Usabilidade da distro atual: Além da bateria de testes, acho que é muito útil testar a usabilidade da distro atual para o usuário.

Muitos dos que comprarem, vão dar de cara com ela direto, é preciso saber se ela é bem simples e usavél, intuitiva, etc, etc, etc.

--
Felipe 'chronos' Prenholato.
Linux User nº 405489
www.gentoobr.org

Comentário de JPayne
Ajuda para o Usuário....: Em primeiro lugar, acho que deve se analisar a compatibilidade do Hardware com Linux. Isso inclui versão do kernel e configuração de hardwares chatos como softmodens.
Depois facilidade de uso, ou seja, a aparencia da distro, as ferramentas de configuração, softwares de atualização como synaptic e também acho uma das coisas essenciais, alguma forma de incentivar o usuário a buscar ajuda causo não consiga usar algo, ou esteja em dúvida sobre algum software. Um bom exemplo disso é o kurumin, ao executá-lo pelo cd já abre uma janela no browser com um texto dando informações e dizendo onde o usuário pode encontrar ajuda. No ubuntu isso também é feito, porém de forma mais discreta: nos favoritos do firefox vem alguns links para o site do ubuntu, sites de documentação ou mesmo os planetubuntu da vida... o que pode salvar a distro de uma formatação e instalação de outro SO por cima, só pq o usuário não consegue executar seus mp3 no linux.

Claro, todas as formas acima descritas são essenciais também.. mas acho que esqueceram de dizer sobre essa questão do usuário saber onde pode obter ajuda.

Parabéns ao br-linux.org pela iniciativa e boa sorte para esse PC Legal... espero que finalmente tenhamos uma boa alternativa aos PC para Todos que mais trazem dor de cabeça aos usuários do que solução !!!

--
--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha dos políticos do meu país !!!
Comentário de 1berto
WinModem: WinModem
Hoje em dia não uso mais internet discada, mas quando comecei a usar o Linux tinha um chip Intel do mesmo preço desses HSPs e similares e que eu achei bem melhor (os outros viviam "queimando" do nada, este era bem mais resistente) e o melhor, tinha um driver com codigo aberto (eu mesmo compilei e funcionou perfeitamente), claro que podem haver mais modelos (com preço similar e drivers livres), seria importante divulgar isso especialmente entre usuários entusiasmados mas sem muito conhecimento...
Comentário de popolony2k
O mais importante....: ....é testar o conjunto da maneira como ele vem, nada de instalar UBUNTU, Fedora e outros para ver como fica, pois se o micro vier com Linux instalado e com suporte a webcam, modem, som, video e tudo mais que o hardware suportar, não vai importar se a distro é UMBUNTU, DOISBUNTUS, ou TRESBUNTUS.

O que importa é o conjunto funcionar com o que eles vendem, se o camarada, por motivo qualquer que seja, desejar colocar o seu UBUNTU aí o problema é dele, vc não reclama quando compra uma TV que só tem entrada de vídeo RCA e depois que troca o seu video cassete por um DVD com saída S-VIDEO e outras mais modernas percebe que sua TV não pode tirar proveito disso.

Resumindo....se o que eles vendem é bom e funciona perfeitamete com a distro que eles se propuseram a dar suporte, então está perfeito, até mesmo porque NENHUMA DISTRO LINUX tem mecanismos de configuração padronizados, até o momento.


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Fred Banionis
Dedo na ferida: Acho que um idéia legal e meter o dedo em feridas.
O que temos hoje que enche o saco em linux?

- Maquinas fotograficas
- Modems Dial-UP
- Compatibilidade com softwares via wine

Essas são algumas coisas que acho que devem ser exploradas nos testes.

Outras coisas bacanas é qualidade do painel de controle da distro que vem, e testes de desempenho, como por exemplo, rodar videos ou um desktop 3d.

A sim, e falando em videos: CODECS! Isso precisa ser visto também =)
Comentário de maiconfaria
intel357ep, 357 e 356 ...: intel357ep, 357 e 356 ... acho que eram esses os nomes dos chips. De todas as formas eu nunca vi um winmodem que funcione en todo kernel do 2.4 pra cima !
Comentário de Rodrigo
Concordo, mas...: Gente, sem querer criticar (mais já criticando): PC popular rodando desktop 3d? Poxa, até eu vou comprar um...

Também concordo que instalar outra distro é perda de tempo: provavelmente o vendedor tentará convencer o usuário a colocar o [R|W]indows. Portanto, acho que devemos ajudar a melhorar o que vai ser fornecido ao usuário final (e não o que gostaríamos de usar)

Outro ponto (já comentado anteriormente): suporte ao modem. Que tal testar com alguns provedores de internet discada gratuitos?

Desculpem se escrevi alguma besteira :D
Comentário de XAngel
Placa de vídeo e desempenho do disco: Duas coisas não tão importantes mas legais para serem testadas é a capacidade da placa de vídeo, com gráficos 3D, XGL, etc...
E também a velocidade do HD, Buffer e tal...
Comentário de tito
ótima dica: aproveito pra recomendar também uma análise que identifique se o sistema oferecido possui uma boa documentação, algum programa que auxilie o usuário a executar tarefas rotineiras como "navegar na internet, ouvir mp3", e claro, se isso tudo vem em português e bem traduzido :-)
Comentário de Carlos Mafort
Concordo: Concordo com o colega Popolon y2k,

Acho mais viável e sensato testar o produto original fornecido pelo fabricante, detectar possíveis falhar e sugerir como solucioná-las.

Ou no caso de codecs, mp3, etc, elaborar tutoriais simples (como os Guias Ubuntu) de como um usuário final proceder para ter o sistema plenamente funcional.

Abraços
Mafort
Comentário de Gustavo Melo
E ESSA FONTE AI ? É PROPRIETÁRIA ?: E ESSA FONTE AI ? É PROPRIETÁRIA ? Para conseguir fabricar um gabinete desses o FORMATO DA FONTE DEVE SER PROPRIETÁRIO. E ai quando a fonte queimar ?

Não seria interessante usar um padrão ATX ? Para se manter a compatibilidade com padrões abertos da indústria ?

E a placa mãe ? PC-CHIPS ? Sugestão : analizar se a placa mãe utiliza capacitores eletroliticos japoneses. O usuário doméstico pode até não precisar de tanta performance , mas com certeza precisa de durabilidade e capacitores estufando e estourando são um problema BASTANTE COMUM , após o primeiro ano de uso do equipamento("casualmente" depois de acabar a garantia)

Não seria melhor utilizar uma distro como o Ubuntu , remasterizada para já vir com todos os drivers , flash , java , leitor de pdf , bugs e correções instalados ?

Ai a pessoa pode se beneficiar do suporte da empresa e do suporte da comunidade mais facilmente.
Comentário de brain
Análise: Oi Gustavo. Eu vou fazer uma análise, mas a minha vai ser só depois de receber o equipamento, sem chegar a conclusões antes de começar, e sem criticar o equipamento devido a falhas em outros equipamentos da mesma linha. Mas eu já sei que a placa-mãe não é PC Chips.

Não sei se para usar este gabinete é mesmo necessário usar uma fonte em formato proprietário, mas se for, eu acho que você mesmo respondeu à sua pergunta sobre ser ou não melhor usar uma fonte em formato padronizado: se as duas possibilidades são mutuamente exclusivas, o usuário tem que escolher entre os componentes mais comuns no mercado, ou o gabinete em tamanho reduzido.

Sobre ser melhor usar outra distribuição, acho que já foge ao escopo da minha análise. Eu até posso instalar outra distribuição e relatar o funcionamento, mas não pretendo ditar o que é melhor ou pior.

Mas me parece que não há nenhuma empresa no Brasil oferecendo para o Ubuntu o tipo de contrato de suporte ao usuário final que os montadores de PCs populares buscam fazer, nos termos do programa governamental que os estimula. O que é uma pena, eu também acho que o programa governamental deveria exigir um certo nível de suporte e algumas características da distribuição.


Comentário de Gustavo Melo
Eu já acho que deveria: Eu já acho que deveria haver uma distro , a distro do pc conectado , tudo padronizado e deu , se a pessoa quiser ela que modifique mas sai de fábrica tudo padrão.

Isso facilita a vida o usuário que pode pedir ajuda pro amigo que comprou um equipamento com o incentivo fiscal tbm , ajuda para as empresas pois todas podem colaborar para prestar suporte técnico ao invés de gerar retrabalho e ao se utilizar um distribuição tipo ubuntu , kurumin (seja o que for) se facilita ainda mais a vida do usuário pois todas soluções que foram desenvolvidas para essas distros podem FACILITAR a vida do humano normal que simplesmente que sentar e usar seu computador normalmente.

Eu sei lá cara , espero que esteja 100% errado e que essa empresa venha a ser "o modelo guia" para todas as outras que quiserem entrar no programa. O governo tbm erra pois deveria exigir mais padronização. Mas eu já vi tanta coisa ruim que só resultou em fdisk /mbr + XP pirata.

Padronização não é "tirar a liberdade do usuário" e sim FACILITAR A VIDA de um pessoa normal que simplesmente quer usar seu micro. Sinceramente ... quem aqui compraria um carro que você tem que montar o motor cada vez que vai usar ?

Enfim essa é uma discução longa , mas espero que esta empres a realmente mude o patar das coisas e sirva para que os fabricantes tomem um pouco de vergonha...
Comentário de brain
padronização: Também acho que deveria haver uma padronização mais estrita. E nem acho que esta empresa tenha encontrado a solução definitiva, ela usa uma distribuição que é usada por vários outros integrantes do computador para todos.

Mas não tem como esperar que a solução para esta situação venha de uma empresa, isoladamente. Se o programa governamental permite que as outras vendam o micro popular com o já famoso convênio "suporte de R$ 30,00 por ano", nenhuma empresa vai conseguir prestar suporte próprio e de qualidade superior a alguma outra distribuição, que naturalmente custa bem mais que isso, sem colocar a diferença nos preços. Mas este é um problema no modelo em si, e não especificamente na participação individual de cada empresa.

Ainda assim, não quero adiantar nenhuma conclusão antes mesmo de fazer os testes ;-)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004