Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Análise: Mandriva 2007 Free


“Foi publicado recentemente no Guia Do Hardware uma análise do Mandriva 2007 Free: "O Mandriva é mais uma distribuição clássica, união entre as grandes Mandrake e Conectiva. Vamos ver nesta análise os pontos positivos e negativos da distribuição, sua usabilidade e organização. Já vou adiantando que, facilidade é o resumo desta distribuição, em uma palavra."

O texto possui muitas telas, explicando os diferenciais desta distro, versão 2007.”


Enviado por Júlio César Bessa Monqueiro (julioΘguiadohardware·net) - referência (guiadohardware.net).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ricardomoc
Atual: Estou utilizando-o neste momento, e realmente está um show! Há algum tempo utilizei o Ubuntu, Slackware e Fedora, todas excelentes distros. Mas a que me atendeu plenamente foi o Mandriva. Não dá para comparar. Foi a única distro que consegui manter mais de um ano na minha máquina, com o aval de todas os membros da minha família. E parece que continuarei por mais um bom tempo com ela.


--
-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de marcosalex
Mandriva: -- O Mandriva sempre foi a distro que melhor reconheceu meu hardware e sua configuração default é muito boa. A versão 2006 ainda tinha muitos bugs básicos que não existiam no Conectiva nem no Mandrake, mas com a versão 2007 eles conseguiram estabilizar. A impressão que dá é que agora a distro tem um "núcleo" de pacotes que são atualizados com menos frequencia e melhores testados. E os outros pacotes e softwares adicionais tem suas dependencias cuidadosamente feitas pra não quebrar esse "núcleo".


Haskell developer
Comentário de bode
Usuário antigo: Sou usuário antigo do Mandrake/iva.

Deve ser por isso que não vejo nada de espantoso nem no Suse nem no tal do Ubuntu que já tentei instalar por diversas vezes a título de experiência. Em se tratando de facilidade de uso, mesmo que o modismo diga o contrário, não tem para ninguém. É Mandriva.
Comentário de Manoel Pinho
Pensamentos: Muito bom artigo, que ajuda a esclarecer as pessoas sobre a distribuição e refutar aquela idéia de que o Mandriva Linux não é "legal" porque "é pago", como se ouve muito por aí, ou porque não tem qualidades que justifiquem seu uso.

A versão que foi analisada, a Free Edition é tão livre e gratuita quanto diversas outras distribuições conhecidas e que não sofrem o mesmo preconceito. Assim como versões "Free" (no sentido de liberdade) ou "Open*" de outras distribuições, com a adição de alguns repositórios extras a instalação dos pacotes que fazem falta nos desktops práticos do dia-a-dia, como suporte a mp3, codecs win32, e outras coisinhas podem ser feitas com simples comandos de instalação de pacotes. Mesmo os recursos não disponíveis de forma empacotada são tão simples de instalar que podem ser realizados por um shell script de algumas linhas.

A empresa Mandriva, assim como a Red Hat, também até agora não demonstrou qualquer falta de respeito em relação ao software livre e inclusive se reergueu de uma concordata vendendo software livre e serviços relacionados. Não precisou fazer pacto com nenhum inimigo do Software Livre como certa empresa que produz uma distribuição de recursos semelhantes.

Um dos FUDs contra a distribuição é a de que a Conectiva foi comprada para ser retirada do mercado ou algo do gênero, que não se aproveitou nada no Mandriva Linux. O apt4rpm e o smart, ambos criações da Conectiva, ainda podem ser usados no Mandriva Linux (ver http://www.mandrivabrasil.org/site/content/view/13/29/1/3/ ), embora não sejam as ferramentas oficiais de manipulação de pacotes. Lembro que vários ex-funcionários da Conectiva importantes como o Hélio Castro do KDE e o Arnaldo "Acme" Carvalho, contribuidor do kernel, continuam na Mandriva brasileira.

Infelizmente houve muita gente ex-usuário do Conectiva Linux que nem se deu ao trabalho de testar o Mandriva Linux direito e partiu para outras distribuições muito mais diferentes porque se sentiu traído por uma empresa estrangeira ter comprado uma empresa brasileira, como se linux e internet tivesse fronteiras e as empresas não precisassem ganhar dinheiro. Houve gente que também simplesmente transferiu todo o preconceito irracional que tinha contra o Conectiva Linux ("coisa de brasileiro subdesenvolvido", etc) para o Mandriva Linux.

Há espaços e situações tanto para distribuições não comerciais quanto para comerciais e o povo tem que aprender a distinguir liberdade de gratuidade e respeitar as diferenças de opinião e escolhas pessoais. Distribuições comerciais geralmente tendem a ser mais amigáveis justamente pelo investimento em tempo e dinheiro que é feito. O Ubuntu (que é uma distro comercial mesmo não sendo cobrada no momento, tal como acontecia com o Red Hat) é uma prova disso.

Complementando o artigo, cito algumas dicas importantes para complementar o seu Mandriva Free

http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=2042.0

http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=2306.0

http://www.howtoforge.com/the_perfect_desktop_mandriva_free2007

------------------------------------------------
Usuário Linux #100343

Comentário de Gustavo Monteiro
Re-Pensamentos: Manoel, concordo com a maioria das coisas que você escreveu, mas nem tudo são flores com o Mandriva, eu comecei com o Kurumin quando estava na versão 3.0 e logo que conheci o Mandrake que estava na 9.2, migrei e não larguei, passei pelo Mandrake 10.0, pelo Mandrake 10.1( o melhor que eu usei e desse tenho saudades ), mas ai veio o Mandriva 2005 que não tinha nada da conectiva, tava mais para um Mandrake 10.2 mas sem conseguir superar o 10.1, so tinha pacotes mais novos ( na minha humilde opnião claro), mas o usei por mais de 1 ano, a facilidade dos .rpm, o site easyrpmi.zarb.org para configurar os pfl-free e non-free, tudo isso me fez aprender e me deixava encantado pela facilidade da distribuição, foi quando chegou o 2006, tava super ânsioso, mas me decepcionei demais, nunca usei uma versão paga, sempre fiz download das versões free e não sei se há realmente diferença em ter mais ou menos bugs de uma para outra, mas meu amigo com o 2006 free não consegui de jeito nenhum fazer meus softmodens funcionarem, postei até no mandrivabrasil.org, mas não houve jeito. Mudei minha conexão para adsl e outro problema, enquanto nas versões anteriores configurava tudo automático, na 2006 não conseguia de jeito nenhum, postei novamente e muita gente tinha o mesmo problema, me mandavam rotear o modem, mas gosto de ter o controle, gosto de configurar o firestarter e aprender sobre redes e firewall, ja to começando a fazer meus próprios scripts de iptables. Não acredito que a Madrakesoft comprou a Conectiva para joga-la fora, sei que deve ser complicado fazer a junção de duas distros Mandrake+Conectiva, talvés eu não tenha esperado o tempo suficiente, pela chegada do 2007, migrei para o Slackware 10.2, e foi uma experiência bastante educativa, uso ele em uma de minhas máquinas e na outra migrei para o Ubuntu, e não me arrependo, se com o Slackware se aprende mais sobre o sistema lhe dando com os arquivos de configuração, com o Ubuntu a facilidade de uso é impressionante, acho que as outras distros como Mandriva deviam ter algo como o automatix, para os iniciantes que não ousam usar o terminal, é algo que atrái, instalar java-jre e jdk, codecs de video e som e tantas outras ferramentas em modo gráfico sem falar na estabilidade do sistema. Mas de qualquer jeito gostei do que você escreveu e vou uma olhada nas 3 dicas que você postou, quem sabe não acabo fazendo download e testando o Mandriva denovo.
Comentário de Manoel Pinho
winmodem: Me desculpe mas winmodem é sempre trabalhoso e requer conhecimentos de compilação em quase todas as distribuições. se vc conseguiu instalar no Slackware com certeza consegue instalar em qualquer distribuição porque o processo de compilação é basicamente o mesmo. Talvez você tenha esbarrado em algum problema que não soube resolver mas que com certeza alguém consegue. O Kurumin simplesmente jã tem os passos de download e compilação automatizada por um simnples shell script, que pode ser facilmente adaptado a qualquer distribuição. O mérito do Kurumin sem dúvida é ter feito isso.

Já fui usuário do Slackware também e essa idéia de que só se aprende a usar linux se fizer tudo na mão para mim não tem muito sentido. É uma boa distribuição sem dúvida mas se a idéia for só instalar programas a partir dos fontes para ser "macho" isso dá para fazer também em qualquer distribuição. Linux é linux e sempre dá para resolver e compilar as coisas "no braço" até nas distribuições mais amigáveis. Nenhuma é uma caixa-preta como o windows. É bem diferente.

O autoamtix pelo que eu sei é um projeto não oficial feito por alguns usuários. O mesmo poderia e pode ser feito para o Mandriva, Fedora, OpenSuse ou qualquer distribuição. Tudo o que pode ser feito manualmente pode ser automatizado por um simples shell script que qualquer um pode escrever. O problema não é nem escrever, mas manter.


------------------------------------------------
Usuário Linux #100343

Comentário de Gustavo Monteiro
Re-winmodem: Calma Manoel, as coisas não são bem assim

" Já fui usuário do Slackware também e essa idéia de que só se aprende a usar linux se fizer tudo na mão para mim não tem muito sentido. É uma boa distribuição sem dúvida mas se a idéia for só instalar programas a partir dos fontes para ser "macho" isso dá para fazer também em qualquer distribuição. Linux é linux e sempre dá para resolver e compilar as coisas "no braço" até nas distribuições mais amigáveis. Nenhuma é uma caixa-preta como o windows. É bem diferente."

Hora nenhuma eu disse que só se aprende Linux fazendo tudo na mão, o que eu disse é que usar o Slackware para mim foi uma experiência bastante educativa, o que eu quis dizer é que me ajudou a entender melhor como o sistema funciona, não tem nada haver com ser "macho ou deixar de ser instalando tudo a partir dos fontes", vamos separar as coisas, uma coisa é um usuário querer saber como o sistema funciona outra é ele querer simplesmente usá-lo, no meu caso eu quero as duas coisas por isso também uso o Ubuntu com o seu synaptic e automatix, como também ja o usei o Mandriva desde quando ele era Mandrake, tanto que elogiei os arquivos .rpm e os pfl's free e non-free do Mandriva pela forma fácil e simples de se instalar os programas, mas ainda acho que o automatix é mais fácil e prático de se usar, se ele não é um projeto oficial, que eu saiba os repositórios do easyrpmi.zarb.org também não são e nem por isso eu os condeno, muito pelo contrário acho que só enriquecem o Mandriva.

" Me desculpe mas winmodem é sempre trabalhoso e requer conhecimentos de compilação em quase todas as distribuições. se vc conseguiu instalar no Slackware com certeza consegue instalar em qualquer distribuição porque o processo de compilação é basicamente o mesmo. Talvez você tenha esbarrado em algum problema que não soube resolver mas que com certeza alguém consegue. O Kurumin simplesmente jã tem os passos de download e compilação automatizada por um simnples shell script, que pode ser facilmente adaptado a qualquer distribuição. O mérito do Kurumin sem dúvida é ter feito isso."

O problema com winmodem no Mandriva 2006 free é o de menos, há pouco eu descobri que tem mais haver com a versão do Kernel, com qualquer versão acima da 2.6.11 fica mais complicado usar winmodem em qualquer distribuição, problema maior está em usar o pppoe nesta versão 2006, é um bug que ainda não teve correção, e o kat que vinha mal configurado deixando o sistema super lento entre outros bugs, gostaria de ver tudo isso resolvido na 2007 free, não me entenda mal, não sou o tipo de usuário que fica dizendo:"...A distribuição que eu uso é a melhor, não vejo nada de mais nas outras...", eu uso a que me atende melhor em determinada situação, por isso uso mais de uma, e não tenho problemas em ficar experimentando os diversos sabores de Linux que existem, isso só me deu vantagens até hoje, e é o que eu mais gosto no Linux esta incrível diversidade que não encontramos em nenhum outro sistema operacional. Agora é bem verdade que eu tenho um carinho especial pelo Mandriva, passei muito tempo utilizado-o e aprendi muito com ele, fiquei muito chateado com essa versão 2006 free, gostaria de ver uma versão como a estabilidade do Mandrake 10.1, quando li está análise do 2007 free no guiadohardware e seu comentário aqui no br-linux fiquei feliz e curioso para saber mais sobre o 2007, como eu te escrevi antes acho que vou acabar baixando e testando.
Comentário de Julio Cesar Bessa Monqueiro
Re-Re-Pensamento: Gustavo Monteiro, realmente você deveria ter esperado a versão 2007, afinal, os principais comentários circulam a respeito disso, que a 2007 não tem comparação com relação à 2006.

Outro ponto, o do Automatix, não acho que ele seja necessário, pois contradizendo o que um disse, não é preciso relar em comandos para poder instlar codecs e outros programas. O gerenciador de pacotes do Mandriva já é muito fácil e completo, dispensando qualquer Automatix.

Obrigado à todos pelo reconhecimento de minha análise!

Abraços
Comentário de Gustavo Monteiro
Re-re-re-Pensamento: Obrigado Julio, gostei muito do seu texto e já estou baixando o 2007 free para testar, se o gerenciador de pacotes do Mandriva melhorou e esta estão fácil e completo, quanto a dupla synaptic + automatix do Ubuntu, então melhor para o Mandriva, testarei e se for o caso migro para o Mandriva novamente sem problemas, como disse em comentário anterior essa diversidade de distribuições é um dos pontos que mais admiro no Linux.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004