Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Análise independente do LinuxFX Xtreme Edition Level 1 Core 9

Dando seqüência à cada vez mais interessante série de artigos sobre o sistema LinuxFx, o leitor Antônio Pessoa avisou que atendeu ao meu convite (à luz de recente controvérsia) e fez o cadastro obrigatório no site do LinuxFx, seguido do download da ISO e um breve teste, que resultou nesta breve análise independente do LinuxFX Xtreme Edition Level 1 Core 9.



Selecionei um trecho: "No sistema existem informações a respeito da empresa e do "programador master" (como ele mesmo se denomina) Rafael Wagner. Vocês podem conferir as screenshots logo abaixo. Não encontrei nada de empolgante na distribuição ou algum diferencial importante com relação a outras opções disponíveis . Pelo que entendi lendo a documentação disponivel no CD, esta distro é desenvolvida pela empresa para uso especifico dos seus clientes, como LAN Houses, mas agora está disponível para quem quiser baixar e testar. Ao ler os textos exibidos nas imagens vocês também podem notar que o português não está entre as prioridades dos responsáveis pela distribuição citada. Eles tem o mesmo conteúdo gramatical/semântico das notícias e comentários publicados no BR-Linux."

Saiba mais (tetrixbr.blogspot.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de dupotter
Gostei do review: "Ao ler os textos exibidos nas imagens vocês também podem notar que o português não está entre as prioridades dos responsáveis pela distribuição citada. Eles tem o mesmo conteúdo gramatical/semântico das notícias e comentários publicados no BR-Linux."

Um jeito educado de dizer que a equipe da distro em questão não escreve corretamente.
Comentário de NaoValeAPena
Amadorismo x Amadorismo: Olá,

Incrível. Mais amador que esa distribuição é esse site BR-Linux. Chega a ser constrangedor. Para se vingar dessa distribuiçao que gerou tanta incomodação o redator do site resolve novamente publicar um texto, mas dessa vez uma resenha completamente dispensavel criticando a distribuição que não existe.

Esse site reflete de forma magnifica um dos problemas do software livre: o amadorismo.

E sobre a distribuiçao: tanto ela quanto a empresa que a mantém são dignas de pena. Quem seria o infeliz que iria contratar serviços dessa empresa?



Comentário de antonypeople
Atualização: Fiz apenas uma atualização no texto com algumas informações que acabei deixando de fora por conta do tempo (estava no trabalho), peço que me desculpem.

--
Antônio Rogério Lins de A. Pessoa
"Todo coração é uma célula revolucionaria." - Os educadores
"Suenan los tambores de la rebelion, sueña mi pueblo, sueña mi razon." - Manu Chao
Comentário de brain
LinuxFx não incomodou: Primeiro, quero registrar que o BR-Linux é meu blog, um site amador, com muito orgulho. Talvez você possa procurar uma cobertura profissional em outros veículos, mas certamente não busco te oferecer um serviço profissional por aqui. Já o LinuxFx, pelo que consta em seu material de divulgação, tem a intenção de ser um produto profissional; mas ao contrário do que você assume, o LinuxFx não me causou qualquer incomodação - pelo contrário, a cada dia venho considerando mais interessante e ilustrativa a sua trajetória.

Segundo, não há nada de vingança aqui, ou de distribuição inexistente. Os links da notícia permitem traçar a origem deste texto. As notícias enviadas anteriormente sobre a distribuição despertaram manifestações de vários leitores, e em uma notícia recente, um leitor levantou a possibilidade de que o LinuxFx não existisse.

Eu na oportunidade manifestei minha opinião de que não era o caso, e convidei outros leitores interessados para que verificassem, instalando e disponibilizando um review. O Antonio Pessoa atendeu ao convite, e comprovou que a distribuição de fato existe, ao contrário do que o outro usuário havia aventado. Nada mais natural do que eu levar este trabalho dele (que, ao contrário de você, não considero dispensável - pelo contrário, atendeu a uma dúvida de outro leitor) à capa.

Naturalmente, se outros leitores estiverem interessados em realizar uma análise deste software, procurarei divulgar todos eles, assim como costumo fazer com os reviews de outras distribuições ou softwares produzidos ou distribuídos por brasileiros.
Comentário de thiagoaraujos
trollice?: a distribuição existe ou os screenshots são "mockups" (ehehe)?

a intenção do linuxfx é boa: prover as lanhouses com software livre pra não pagar licença com soft proprietário. enfim, alguém se preocupa com esse setor.

quanto ao "amadorismo": acho que as críticas são construtivas e podem ajudar a melhorar... ou a distribuição é perfeita?


Comentário de antonypeople
Gostaria muito que minhas: Gostaria muito que minhas críticas, que são opiniões pessoais e podem muito bem ser ignoradas ou até mesmo estarem completamente equivocadas, fossem vista como construtivas. Se uma distribuição Linux brasileira fosse criada com este foco específico, para atender a demanda de lan houses, seria ótimo. Um produto profissional e com suporte nacional com certeza teria a minha recomendação (ainda que ela não valha de nada para alguns).

Alguém tem que se preocupar com este setor e seria ótimo para os dois lados.

--
Antônio Rogério Lins de A. Pessoa
"Todo coração é uma célula revolucionaria." - Os educadores
"Suenan los tambores de la rebelion, sueña mi pueblo, sueña mi razon." - Manu Chao
Comentário de MaxRaven
Cedega e outros: Uma questão levantada no outro post e que tbm gostaria de saber é quanto ao Cedega e outras soluções do tipo que são pagas e parecem fazer parte desta distribuição, como que funciona? Eles pagam pela gente? São incluídas por default? Ou tem apenas uma forma fácil de instalação?

http://www.maxraven.info
Comentário de Koolosh
cedega e outros e nada: Possivelmente se levarmos em consideração de como estão trabalhando, o cedega e demais pacotes proprietários existentes estão incluídos de forma irregular.


Ja tive que lidar com lanhouses, e 90% delas pirateiam totalmente, aqui na cidade aonde moro, foi criada uma lei que regulamenta o funcionamento destas empresas, e consta que não pode ter softwares piratas, foi uma correria, mas só queriam dar uma solução pro Windows® e o MS Office®, os demais jogos não tiveram interesse em legalizar, até porquê a maioria deles nem pode ser usado em Lanhouse (só verificar as EULA's de alguns jogos para ver isso). Neste meio o menos importante são licenças, sendo assim se alguém adotar essa Customização chamada LinuxFX (como eu sempre digo, distribuição pra mim, tem que ter seus próprios pacotes, seus próprios repositórios e por ai vai, fora disso é customização de uma distribuição, desta forma é muito fácil fazer uma "distribuição", se for de Debian ainda agora que criaram o simple-cdd... é questão de minutos) fatalmente não vai querer pagar as licenças dos jogos que irão rodar no cedega e vocês acham que ele vai querer pagar o cedega e afins?
Comentário de andremachado
É: O senhor vive falando que a distribuição e esse site não são profissionais, mas qual é a primeira coisa que lemos em vosso comentário?

"Incrível. Mais amador que esa distribuição é esse site BR-Linux."

Caso o senhor "profissional" não saiba, entre duas vogais, dobra-se o s, assim como o r.

O fato é que o senhor não está entendendo o verdadeiro sentido do software livre, que é ter LIBERDADE. Assim como o senhor tem a liberdade de colocar um comentário desses neste site, que é referência nacional em software livre, também tem a liberdade de não utilizar a referida distribuição e preferir algo mais profissional.
-------------
E executarei neles grandes vinganças, com furiosos castigos; e saberão que eu sou o Senhor, quando eu tiver exercido a minha vingança sobre eles. - Ez 25, 17
Comentário de andremachado
Caro Koolosh: Você sabe que, infelizmente, nosso país é governado pelo software proprietário, não apenas porque o povo o considera melhor mas, sim, por dois motivos:

a. O crime de pirataria (ou "utilização de cópias não autorizadas", como diria Stallman) é virtualmente impune neste país. Não estou dizendo que as autoridades não façam nada, mas é muito fácil você ir num camelô qualquer (nota: não estou desvalorizando a profissão de ambulante) e comprar o sistema ou programa que você quer por R$ 5,00 e ter 99% de certeza que nada irá lhe acontecer.

- e -

b. A maioria da população simplesmente NÃO TEM TEMPO para aprender uma coisa nova. Não adianta, sou testemunha viva disso: eles querem usar W* porque todo mundo usa W* e eles já "nasceram sabendo" usá-lo.

Como diz o ditado, "se a grama muda de cor, o burro morre de fome". Houve um caso em que eu substituí um sistema W* cheio de vírus por uma distribuição GNU/Linux e, no dia seguinte, o cara chegou pra mim p* da vida dizendo que "o sistema não funcionou". Perguntei se não havia subido o modo gráfico e ele disse que a impressora não tinha funcionado. Ele nem quis pesquisar uma solução; exigiu que o sistema W* fosse reinstalado.

Esse é um dos motivos do fracasso do PC para todos: o povo é tão "ignorante" que só aceita aquilo que já sabe e não se abre para novas experiências.

Quanto ao Cedega na distribuição, todos sabemos que ele é ineficiente, e os jogos não rodarão com toda a performance que rodariam em seu "habitat natural" e os usuários estranharão o novo ambiente. No entanto, a legalidade dessa aplicação é algo a ser discutida, pois se não me engano, você pode, se quiser, baixar os fontes do Cedega e compilá-lo você mesmo, por sua conta e risco, que ele permanece legal.

-------------
E executarei neles grandes vinganças, com furiosos castigos; e saberão que eu sou o Senhor, quando eu tiver exercido a minha vingança sobre eles. - Ez 25, 17
Comentário de miranda
Calma gente...: O negocio ainda tá no Level 1, aguardem quando vier a versão "POPcorns Forever Level 2", e quando vier então o "stable" da versão "Hi-light megaMAN Level 5" gente o negocio vai bombar!! (hauhauhauhauha)

Brincadeiras a parte, acho que o camarada errou na divulgação do produto. Se ele tivesse focado o seu produto na sua origem (atendimento a lan houses) seria com certeza bem aceito por todos, visto que é um campo predominantemente windows e que qualquer distro que atacar nessa area será vista com bons olhos.

http://mirandamaster.blogspot.com
Comentário de cppware
Resumindo:: A distribuição já conseguiu ganhar fama.

=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos
Já percebeu que algumas pessoas inventatificam novas palavras para parecerem mais inteligenciáveis?
Comentário de danieldemoraisgurgel
É verdade...: da pior maneira, sendo completamente ridicularizada... mas conseguiu ganhar a fama...
seria mais interessante ainda... se algum "cliente" deles se manisfestasse... já que pelos testes nda funcionou!
Comentário de Guilherme R.
Essa distro...: Essa distribuição é uma "remasterização" (deve ser essa a palavra) do Kurumin. Por-favor... dêem uma olhada no screenshot do boot (http://bp2.blogger.com/_6VavAzTdQag/R35Mhcp1s1I/AAAAAAAAAF8/z55thZpYmBg/s1600-h/boot_02.png)

Comentário de ricardomoc
Testei: Pude utilizar a distro em um micro que tenho em casa, para testes. Parece bem razoável. Quanto ao cedega, você pode instalá-lo sem pagar nada. É SL, como o resto. Porém, ao se cadastrar no site, você obtêm tipo um pacote de configuração, que é o que realmente interessa no software. O cedega, se não me engano, é um wine melhorado para jogos. O pacote que você recebe na assinatura é o responsável pela correta utilização dos jogos, inclusive aqueles que são protegidos para rodar somente no Windows. Se não me engano é isso aí. Com o cedega instalado na distro, não dá para fazer muita coisa. Talvez alguns joguinhos mais triviais e que exigem menos da máquina. Ah! A assinatura do cedega é mensal (cinco dólares, se não me falha a memória), o que lhe dá direito a atualizações para jogos mais recentes. E olha que são vários todos os meses.

-------------
Defenda a vida!

Comentário de MaxRaven
O motor: Mas ai que está, o Mandriva por exemplo, diz que tem incluso e dito e tem mesmo, plenamente funcional, afinal de que adianta ter se não é?

Quando ao uso do cedega ou não, mais interessante que ele, sem assinaturas e que tem se mostrado até mais eficiente é uma configuração criada por um user do GdH no para o Wine, o X-Wine:
"O X-Wine foi fruto das minhas características “fuçadoras”. Basicamente é o Wine com várias otimizações do CrossOver, seu irmão mais velho, e outras feitas por mim mesmo . O CrossOver é pago, e o X-Wine é “di grátis” .
Basicamente, o X-Wine aplica diversas bibliotecas, utiliza configurações meio secretas e realmente representa um ganho perceptível!
As melhoras no desempenho do Wine com o uso do X-Wine são realmente consideráveis. Alguns programas rodam até muito mais rápido que no próprio Windows, tamanha é a gama de otimizações aplicadas nele! Além disso, é adicionada uma camada maior de compatibilidade! Ou seja, com o X-Wine você só ganha!!"
http://www.guiadohardware.net/comunidade/xwine/691837/

Testei por um tempo e foi muito bem por aqui
http://www.maxraven.info
Comentário de Koolosh
Caro Andre Machado: Claro que sei da cultura de Redmond está mais do enraizada no país, apesar de considerar os seus primeiros paragráfos um tanto fora da discussão, pois estamos discutindo sobre a Customização LinuxFX e não da cultura do sistema operacional usado por leigos neste país, e eu compreendo totalmente seu pensamento sobre isso, pois já passei diversas vezes por isso, apensar que quando faço essas migrações eu sempre estudo as necessidades do usuário e ja deixo os periférios (principalmente impressoras) funcionando, e se estiver em rede inclusive ja deixo para ser compartilhada via samba (para pequenas redes) ou diretamente via cups para redes maiores.

Mas tocando ao assunto desta discussão, o senhor comentou algo interessante, o cedega permite que possa ser compilado, que bom, mas será que o pessoal da Customização em questão fez isso, ou baixou pacotes via P2P?


Comentário de Koolosh
Qual a licença do X-Wine?: caro Max Raven


Dei uma rápida visualizada no link indicado e no x-wine, não vi nada referênte a licenças nele, ele é domínio público? freeware (pois você comentou "di grátis"), GPL? BSD?

Não sei qual sua escolha/intenção sobre ele, mas não seria interessante colocar algumas linhas dizendo que ele está sob alguma licença ( proprietária ou livre)?
Comentário de tenchi
Sobre o x-wine: Pelo que vi, o x-wine é "somente" um conjunto de arquivos de configuração que são jogados dentro do diretório ~/.wine. São só arquivos de textos, com opções que otimizam o wine. Mas nenhuma mudança no código; nenhum patch, nenhuma macumba ;-)
E, no "instalador" não há informação alguma referente à licença. Mas, pelo que li nas respostas no link citado, deve melhorar bastante o desempenho do wine.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de MaxRaven
Exato: É isso mesmo, o tenchi está correto, são apenas configurações feita pelo user, experimentações dele que deram certo, juntando ai um compilação feita com as opções corretas dá nisso.
Eu usei na primeira versão ainda, até aqui no meu "celerdão" com VGA onboard deu pra usar legal, quem tem uma nvidia da vida e um hardware melhor deve se dar bem melhor.
Tendo duvidas só postar lá, o Larvitar sempre está respondendo e atualizando as configurações conforme vai aparecendo novidades.
http://www.maxraven.info
Comentário de popolony2k
Meus ...: ...parabéns pela iniciativa.

Quanto aos criticos.....o tempo é o melhor aliado contra esses.

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de Marcos J.T
É assim que se escreve: É assim que se escreve startes?

Tá no logo dele, logo em baixo bem grande, ou o certo é starters users?

Parece que o wrochal (William da Rocha Lima) trabalha nesse projeto...

http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/001844.html
http://br-linux.org/noticias/001853.html
http://br-linux.org/noticias/002039.html

Esses erros são típicos dele ;).
Comentário de andremachado
Após pesquisar um pouco na: Após pesquisar um pouco na Net, encontrei esses artigos que falam do licenciamento:

"O Cedega é um programa pago, mas possui uma versão grátis que pode ser encontrado no http://transgaming.org/cvs/ " - fonte: http://programaslinux.com.br/html/modules/smartsection/item.php?itemid=242 [Nota: atualmente essa página informa que o CVS foi transferido para o SourceForge]

"Nunca entendi como funciona essa questão de licença meio-a-meio do cedega/winex, no kurumingames ele vem pre instalado.
Pelo que sei, não é necessario pagar para usa-lo, só a parte que trata CDs/DVDs protegidos é paga (só nos EUA), é isso mesmo?
Tem como baixar, instalar e usar, sem ter que contribuir com o suporte?" - fonte: http://br-linux.org/main/newscomm-000132.html [Essa foi do fundo do baú, hein?]

Enfim com base nisso, conclui-se que o pagamento da licença somente seria obrigatório nos EUA, para rodar jogos protegidos, e ele poderia ser usado livremente se compilado via CVS, o que faria com que o LinuxFX não pudesse ser usado nos States...

Agora, se os mantenedores tiveram o trabalho de compilar os fontes ou pegaram uma versão binária de um aMule da vida aí, essa é uma das típicas coisas que só Deus sabe...


-------------
E executarei neles grandes vinganças, com furiosos castigos; e saberão que eu sou o Senhor, quando eu tiver exercido a minha vingança sobre eles. - Ez 25, 17
Comentário de thiagoaraujos
que venha o xtreme edition: que venha o xtreme edition level 2 super mega beast core 1 com kde 4
Comentário de sem@email.org
"Eles tem o mesmo conteúdo: "Eles tem o mesmo conteúdo gramatical/semântico das notícias e comentários publicados no BR-Linux.""

Isto eh um elogio :)?
Comentário de brain
confirmação: Creio que só o autor da análise pode confirmar ou negar, mas acho também que você pode formar sua própria opinião dando uma olhada no conteúdo (inclusive os mencionados aspectos gramaticais e semânticos) de notícias anteriores sobre esta distribuição.
Comentário de antonypeople
Quando fiz a análise,: Quando fiz a análise, estava tratando em um contexto específico: as notícias controversas que foram enviadas para publicação aqui no BR-Linux por terceiros e quando me refiro aos erros, estou falando dos encontrados nesses textos, que, como já foi explicado pelo próprio Augusto nos comentários da outra notícia, são de autoria dos (supostos) responsáveis pela distribuição. Mas admito que existe uma certa confusão no sentido deste trecho, quando este é lido por alguém que não tenha acompanhado o desenrolar dos fatos. Só que eu não tinha idéia de que a análise seria publicada na capa do site e, deste modo, não só os usuários que partiparam dos comentários na outra notícia tiveram acesso ao texto.

Peço descupas ao Augusto pela confusão e logo que me for possível vou corrigir o erro.

Obs.: Peço também que perdoem qualquer problema com acentuação/caracteres, pois estou apenas com meu celular para responder no momento.

--
Antônio Rogério Lins de A. Pessoa
"Todo coração é uma célula revolucionaria." - Os educadores
"Suenan los tambores de la rebelion, sueña mi pueblo, sueña mi razon." - Manu Chao
Comentário de cppware
Hi-light megaMAN Level 5: Boa! Muito boa! Ahahaha!
=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos
Comentário de cppware
!: Kde 8, meu caro.

=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos
Já percebeu que algumas pessoas inventatificam novas palavras para parecerem mais inteligenciáveis?
Comentário de icoslau
Ate o endereço?: Alguém, que more nas redondezas, poderia me elucidar a questão?
Não seria, dada a referencia no tela de boot, Estrada Kizaemon Takeuti?
Ok, alguns dirão que pode ter sido erro de grafia, afinal é apenas um i a menos, mas convenhamos, que empresa de fundo de quintal é essa que ainda se auto-proclama "Vanha fazer parte do Hall de clientes da LinuxFx. A melhor empresa de soluções na área de informática do Brasil." (Vanha??) Ref. LinuxFX - Lan Houses

Na questão do cedega, levantada pelos comentários, cabe uma reflexão. Considerando que a "empresa" tenha obtido o referido de maneira legal, ou seja, através de cvs, já que por meio de pacote teria que pagar licensa de uso, a compilação seria legal para uso, correto? Discordo. O fato de se obter o fonte para compilação não elege o mesmo para distribuição, ou seria muito facil outras distribuições o fazerem (solicito opiniões contrarias). A grosso modo, e em uma visão superficial, vislumbro uso indevido do cedega se o mesmo está na distribuição com nucleo já configurado, tanto se inserido por meio de pacote como se por compilação do fonte disponível no cvs, visto que a empresa obtém lucro direto, no caso de efetuar o serviço de instalação de uma Lan House por exemplo. Como justificativa, trecho de parte da licensa aplicável ao Cedega:
Distribution of the Program or any work based on the Program by a commercial organization to any third party is prohibited if any payment is made in connection with such distribution, whether directly (as in payment for a copy of the Program) or indirectly (as in payment for some service related to the Program, or payment for some product or service that includes a copy of the Program "without charge"; these are only examples, and not an exhaustive enumeration of prohibited activities). Ref. Cedega - TransGaming - Software License

Outra questão que levanto é sobre a legalidade desta dita "empresa". Todos sabemos que com o advento da LMI (Linux Mark Institute), deve-se ter relativo cuidado ao utilizar a marca Linux quando associada a sistemas ou serviços prestados. Ora, essa empresa, que cobra de seus "clientes" por adequação de software, com muita sorte pagando seus devidos impostos aqui na terra brasilis, será que um dia já pensou em obter uma licensa para uso da marca Linux?

Mais uma vez vemos o jeitinho brasileiro ofender a gramática, a idoneidade, o trabalho de gente honesta e a reputação de uma comunidade. Quer fazer, pelo menos faça direito!

Abs


Comentário de antonypeople
Um usuário chamado ananias: Um usuário chamado ananias (?!) postou um comentário sobre a análise em meu blog e afirmou que após conhecer o LinuxFX, no dia 02/01/2008, retirou o Ubuntu de todas os computadores de sua lan house e passou a utilizá-lo em seu lugar, mas... o estilo dos responsáveis pela ''distro'' está se tornando inconfundível e tenho quase certeza de que o ananias não é bem quem ele diz ser. Claro que todos nós podemos ser alvo de críticas, principalmente eu, com meus próprios erros de português, textos que precisam ser melhorados, entre outras coisas, mas, sejam quais forem as críticas, é importante que possamos agir com maturidade para aceitar ou refutar as mesmas. Os termos utilizados pelo autor do comentário não podem ser considerados lá muito educados... mas precisamos seguir em frente :).

--
Antônio Rogério Lins de A. Pessoa
"Todo coração é uma célula revolucionaria." - Os educadores
"Suenan los tambores de la rebelion, sueña mi pueblo, sueña mi razon." - Manu Chao
Comentário de lagaz
também percebi...: http://br-linux.org/linux/linuxfx-black-beast-level2-com-kde-4#comment-78227
Comentário de tiaggs
?: Bem existe um programa que analisa padrões entre textos, e indica qual a probabilidade de serem da mesma pessoa, não sei se funciona em textos tão curtos mas eh usado ate pela policia forense. Sei disto porque meu querido tio esta fazendo um trabalho de mestrado, em cima de dois programas como estes....mas como a parte dele eh só estatistica ele esta procurando um bom programador em c++.....
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004