Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Análise do KDE 4.0 RC2, em português e repleta de screenshoots


“Fiz uma análise completa do KDE 4.0 RC2 usando um CD bootável do kubuntu 7.10.

O Kde 4.0 RC2 é uma das últimas versões de testes antes do seu lançamento oficial previsto para janeiro e, desde já podemos contar com muitas novidades positivas como novo visual, novos recursos e ferramentas. Ainda tem alguns pequenos bugs a serem corrigidos, mas nada que impeça de dar uma boa olhada nele.



Até agora, todos os artigos e análises do novo KDE encontrados pelo google estão em Inglês, então, resolvi fazer essa análise em bom português sem faltar os vários screenshots em boa resolução para que todos que ainda não conhecem o KDE 4.0 possam ter uma idéia.”


Enviado por David Dias (professordavidΘgmail·com) - referência (prof-david.blogspot.com)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de tenchi
Um ponto-de-vista: Confesso que testei - o liveCD co OpenSuse com o KDE-3.97 (RC2) - e não gostei muito do que vi não. Ele está muito bonito, mas perdeu várias coisas, como a configurabilidade total de seus componentes. "Como assim?" Um exemplo é o kicker, que foi fundido ao plasma. Antes você clicava com o botão direito, e podia configurar a barra como bem quisesse. Agora o menu de contexto inexiste! E o KDE sem menus de contexto não é KDE! Até acredito que isso será modificado até a versão final, mas já foi "um ponto a menos".
E pasmem! Achei ele mais leve que o KDE3!
E também não gostei do "menu iniciar", mas já vi que será possível optar por um menu "normal", como o do KDE3.
O amarok ficou bonito, mas ainda estou acostumado com a interface do 1.4.x. E ainda faltam muitos ícones para muitos aplicativos.

Enfim, é uma grande evolução em muitos pontos. Pena que não pude verificar os efeitos gráficos, pois estava utilizando o liveCD, mas já baixei o código fonte, e estou só esperando uma madrugada "sem nada pra fazer" para compilar o sistema. Basta achar um padrão e criar um script pra automatizar. Tá achando o que?

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Wallacy
Complementando.: Fiz meus testes usando a compilação do openSUSE 10.3.

Terminal: A troca de tema ocorreu normalmente.

K menu: O fato de ele abrir exatamente o ultimo local, tem cara de Bug, já que originalmente no SUSE não é assim, obviamente deveria abrir sempre nos favoritos.

Painel de controle: Sim, esse vai ser o painel da versão final.

Konqueror: Google Docs entre outras coisas funcionaram normalmente, mais antes foi necessario ir em Tools > Change Browser Identification > Other > Firefox 2.0.0.8. E dai toda a pagina funcionou normalmente, obviamente o konqueror salvou essa configuração só para o docs. E o problema citado em relação as imagens tambem não tive, a navegação foi normal aqui.


------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Wallacy
kmenu: Para configurar o kmenu entre no konqueror, e na pagina inicial dele vá em Settings > Menu Editor. Ou o endereço settings:/

-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de hardware
Nao rolou: Baixei a mesma imagem e testei o live CD em meu notebook (Itautec). Aqui o Konqueror e o Kmenu não iniciaram. O Konqueror além de não iniciar por vezes dava uma tela branca e aparecia aquela famosa janela de 'crash'...

Mas no geral gostei do 'plasma', achei muito melhor que o Windows Vista. E realmente o KDE4 da a impressao de ser mais leve que o KDE3, a titulo de comparacao tambem testei o live CD do Fedora 8 KDE - que tambem só vem com o KDE, sem outros aplicativos - e achei o 4 no Kubuntu muito mais leve que o KDE3 no Fedora.

Também senti falta de umas configurações, por exemplo alterei a aparencia das barras das janelas para o tema 'Plastik', melhor do que está como padrao no KDE4 em termos de usabilidade, porém o sistema não fez a modificação...

Vamos aguardar a versao final...
Comentário de Wallacy
Estranho.: Tenho um notebook itautec também e aqui funcionou, com a imagem do openSUSE 10.3, pelo visto a maior parte dos problemas estão ligados com a diversidade de componentes, sendo assim, na versão final, e nas compilações oficiais de cada distribuição esses problemas serão sanados já que isso não compete ao time do KDE propriamente dito, e sim com a equipe responsável pela integração nas distribuições.

Serio? acho o Oxygen tão melhor que o Plastik, na verdade eu uso ele no meu KDE3...


----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de mvnascimento
Senti falta das: Senti falta das configurações da barra de tarefas. Assim, simplesmente odiei os ícones gigantes dos aplicativos. É muito melhor que sejam ícones pequenos para ter duas linhas de aplicativos. Tomara que tenha como mudar isso na versão final.
Na versão do suse, que testei o "painel de controle" é igual ao do Kubuntu. Também não gostei. O KControl dá show nesse formato...
Comentário de professordavid
só complementando.: eu acho que a barra de tarefas deve estar sem opções por não ter o kicker integrado ainda.. Eu creio que vá ser impossível deixar uma barra onde não possamos sequer adicionar um botãozinho de atalho. Ou será que o KDE está virando o Gnome?? rsrsr

Quanto ao painel de controle. Eu acho o formato tradicional meio confuso pro usuário final, porém mais prático para o usuário experiente, mesmo assim, é meio estranho esse paine.. Lembra coisa do windows..ahuahuhuaha
Comentário de edneymatias
Adiar não dá mais...: Opa!

Adiar não dá mais!
http://www.kde.org/kde-4.0-release-event/

Agora é esperar para ver!

Até!

Edney Matias
http://edney.prognus.org
Comentário de Manoel Pinho
Mandriva 2008: Eu estou usando há alguns dias no Mandriva 2008. Foi muito simples instalar. Bastou adicionar o repositório com o comando

urpmi.addmedia kde4rc2 ftp://ftp.oregonstate.edu/pub/kde/unstable/3.97/Mandriva/2008.0/i586 with media_info/hdlist.cz

e instalar tudo usando o comando

urpmi task-kde4 mandriva-kde4-config

De modo geral essa versão está bem mais estável e utilizável do que as versões beta anteriores e creio que vão melhorar muito até a versão final. Não gostei muito do novo menu mas, como tudo no KDE, poderá ser customizado/trocado. O visual é bonito e com certeza a troca pelo Qt4 e a possibilidade de termos aplicativos KDE rodando no Ruindows já valeu o esforço.

Eu sou meio tendencioso para o KDE e nunca me adaptei com o Gnome mas acho que o KDE terá tudo para continuar se mantendo como ambiente desktop mais avançado para Unices, mesmo com o Gnome aumentando ainda mais sua popularidade pelo efeito ubuntu.
Comentário de laurocesar
Gnome?: Amigo, acho que se enganou, no Gnome é sim perfeitamente possível e inclusive muito simples adicionar "botõezinhos de atalho" no painel... rs

Aho que tanto KDE quanto Gnome tem seus méritos e defeitos, sendo que cada um leva ao extremo suas idéias, talvez exatamente este seja seus defeitos. O KDE com muitas opções de configuração sempre a mão mais poluído visualmente. O Gnome clean e simples e direto no uso mas um pouco amarrado na hora de uma personalização maior.

Enfim, espero que ambos caminhem em busca de seu espaço melhorando a cada dia. O KDE 4, pelo que ando vendo, vai melhorar muito sua interface sem perder a flexibilidade que é sua marca.

=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de thiagoaraujos
Fontes: Fiz o teste e está realmente no caminho certo... e funcionando a aparência é melhor ainda.

Fiquei impressionado com a qualidade das fontes da interface (Sans Serif)... por padrão elas vêm grandes, mas em tamanho 8 ficam com uma legibilidade/qualidade impressionante no meu monitor LCD, que eu não consigo obter no GNOME... se o GNOME e KDE compartilham o Freetype, como as fontes podem ser tão diferentes? sou acostumado com as fontes no GNOME, mas no geral elas são mais fraquinhas, mesmo com todo o tweak que já fiz.
Comentário de Wallacy
openSUSE 10.3: Já que é para ensinar instalar...

No openSUSE, entre no Gerenciador de Softwares e vá marque a caixa KDE4, ou use o 1-click-install procurando por KDE4 ..

Hehe..

Ta, mais o que eu ia falar é do Gnome mesmo... É o KDE4 tem muitos fãs, e o Gnome também, porem hoje muito parecem está trilhando um meio termo, a cada dia vejo mais "opções" aparecendo nos aplicativos do Gnome, e ele ficando cada vez mais pesado, hoje são raras distribuições que possui uma versão de sua distro em Gnome mais leve que a versão em KDE... E como o KDE4 "aparenta" ser mais leve que o KDE3, é bem possível que ganhe mais e mais adeptos, mesmo com a "onda do ubuntu", é claro, o gnome não vai ficar para traz, a cada dia ele fica melhor, mais acredito que o simples fato do KDE4 prover uma sensação de leveza maior, faz com que ele seja uma ótima escolha, principalmente para quem tem maquinas antigas, uma coisa que é muito chata no KDE3 é o "iconezinho" do mouse pulando uma eternidade até a aplicação abrir, e na versão 4 ainda não tive esse transtorno, ao meu ver o KDE4 tem tudo para tomar de volta boa parte dos percentuais de usuários que perdeu para o gnome...


-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Wallacy
Menu: Novamente sobre o menu, acabei de perceber aqui...

Basta adicionar o plasma "Menu lançador de aplicativos" na barra fake-kicker, só arrastar até ela.... Eu tinha deixado passar batido, lá tem os dois menus lá. Porem essa barra fake-kicker é uma droga, não consigo alterar onde as coisas vão ficar nela. (serve para ícones também, basta adicionar o plasma de ícones.

------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004