Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Análise do gOS - o (não-)Google OS

Lembra do gOS, o sistema operacional baseado no Ubuntu que equipa PCs vendidos a US$ 200 na Wal-Mart e que atraiu bastante atenção no seu lançamento em novembro?



Ele combina alguma simplicidade adicional de uso e o acesso facilitado a uma série de aplicativos on-line (especialmente os do Google), e aparentemente vem fazendo bastante sucesso entre o seu público-alvo. Mas esta detalhada análise do CLICK me levou a considerar as razões deste sucesso de público, especialmente após verificar que todas as demais distribuições testadas no mesmo computador apresentaram grande ganho de desempenho, e às vezes de funcionalidade também.

Saiba mais (insidesocal.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de mim
E17: Não sei como podem distribuir algo que ainda está instavel, no caso o Enlightenment 17. O E17 ainda está em desenvolvimento (e a todo vapor..)
Comentário de tenchi
Estável ou terminado?: É, na verdade há versões do E17 que já estão bastante estáveis. O problema é que ele ainda não está na sua versão final. Esta versão sim poderá ser chamada de Enlightenment 0.17 (por enquanto é 0.16.999).

E o gOS foi um impulso e tanto para o Enlightenment. Agora o projeto vai andar mais rápido que nunca ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Haisen
será?: será?
Comentário de bebeto_maya
Já existe o Elive, distro: Já existe o Elive, distro da hora, cujo desktop é baseado no Enlightenment. Detalhe: É paga, sendo que somente as versões instáveis são liberadas para download livremente. Sem juízo de valores.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de tenchi
Desempenho: Vejam na análise, que o cara fez testes de desempenho comparando a velocidade da distro em questão com várias outras distros.
O gOS é pesado. Já tive chance de testar esta distro. E ele é assim simplesmente por ser "somente" uma customização do Ubuntu Gusty - não sei pq diabos, um belo consumidor de memória. Tanto é que foi o que teve pior desempenho na máquina testada, que não é uma máquina muito parrura, mas é uma configuração bastante comum.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Liulso Cerutti
Sucesso de público: Eu ainda não tive a oportunidade de experimentar o gOS. Mas pelas screenshots que se vê pela net e os comentários dos sites, ele parece simplificar muito a experiência do usuário "leigo" com o computador e principalmente com os mais novos recursos da internet.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004