Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Analisando os passos da ISO


“Jomar Silva, da ODF Alliance Brasil, num artigo bombástico, mandou sua opinião quanto ao processo de a ISO receber qualquer especificação para virar padrão, e os perigos que isso representa.”


Enviado por Avi Alkalay (avibrazilΘgmail·com) - referência (homembit.com)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de cppware
Iso, iso, iso: Não é a primeira nem a última vez que a ISO decepciona. Cito, agora, um trecho do livro "Manual Completo do Linux", 2ª edição, em uma declaração que poucos professores universitários têm coragem de fazer. É sobre o padrão ISO/OSI, a verdade (isto é, o TCP/IP NÃO SEI BASEIA no OSI):

"Depois de o TCP/IP ter sido implementado e empregado, a ISO (International Standards Organization) produziu seu próprio conjunto de protocolos de sete camadas chamado OSI. Ele era um elefante branco projetado por comitê consumado e nunca realmente popularizou-se devido à sua complexidade e ineficiência." (Pág. 194).

"Ah" - dirão alguns - "mas ela é a ISO, seu papel é padronizar". Tudo bem. Mas esse excelente texto de Jomar Silva mostra uma ISO decepcionante e suspeita. Muito bom mesmo!

=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos
Comentário de Peter Parker
Na verdade: Na verdade Gustavo, além do protocolo ser um elefante branco, o Tanembaum em seu livro sobre redes, comenta que o ISO/OSI tinha 7 camadas para ser compatível com o protocolo de rede da IBM, dominante até então.
------------------------------------------
Rael - http://www.raelcunha.com
Comentário de emanuelsan
E o IPX/SPX?: Uê! Pensei que o protocolo dominante fosse o da Novell, o IPX/SPX.

A menos que vc esteja se referindo ao protocolo de rede usado nos mainframes IBM e não ao NetBIOS que a IBM usava nos micros.



Comentário de Peter Parker
Eu não lembro o nome do: Eu não lembro o nome do protocolo. Mas é anterior à estes. Se eu achar o livro do Tanembaum, eu posto :)
Aliás, ele desce a lenha no ISO/OSI. Ele fala que foi uma tecnologia ruim, num momento ruim, dentre outras coisas.
------------------------------------------
Rael - http://www.raelcunha.com
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004