Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

aMSN: aberta lista de usuários brasileiros

Amigos/as usuários/as do aMSN, o clone livre e multiplataforma do MSN messenger, agora Windows Live Messenger... buenas!

Usar um clone do MSN parece uma grande mancada no mundo do Software Livre (também pensava assim), mas a realidade nos mostra que ele é o mais amplamente usado messenger no Brasil, infelizmente. Para isso, ainda bem que Alvaro J. Iradier e D. Emilio Grimaldo T. criaram o projeto aMSN no SourceForge e que hoje está na versão 0.96rc1 de 16/06/2006. E' nossa forma de estar mais próximos/as daqueles que usam o messenger proprietário mesmo com as restrições ainda existentes.

Tendo visto que em vários fóruns recomenda-se usar o aMSN e na esperança de que o número de usuários seja considerável, além de parecer não existir uma comunidade ou fórum de usuários brasileiros, tomei a iniciativa de criar o grupo (ou lista ) aMSN-BRUsers visando aproximá-los, favorecendo a troca de experiências e opiniões, além de ajudar aqueles que encontram certas dificuldades em usar suas funcionalidades. Talvez nos conhecendo possamos apontar melhorias para as próximas versões e traduções.

Aos que se interessarem, podem se inscrever AQUI e o e-mail do grupo é aMSN-BRUsers[]googlegroups.com.
” A nota foi enviada por RC Lages (ronaldoΘlages·net), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
freaks! :P: freaks! :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Bruno Gonçalves
O que dizer do amsn...: Pesado, lento, tem o bug com acentos que faz a gente escrever não e aparecer noã entre varios outros casos que a letra com acento muda de lugar.

O desenvolvedor não assume que é pesado, informei que estava muito lento no meu pc (2400+ com 512 de ram) ele disse pra eu comprar um PC melhor.

Infelizmente os outros programas que acessam a rede do MSN ainda possuem menos recursos, mas é muito provável que quando o Gaim ou Kopete tiverem os mesmos recursos pra rede MSN que o Amsn tem ele se torne mais um projeto esquecido.

-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de Dm7
Se ele disse pra vc comprar: Se ele disse pra vc comprar um PC melhor com a sua configuração, ele na verdade assumiu que é pesado. Se vc instalar alguns plugins e skins, fica ok. Testei na minha máquina sem maiores problemas. Na verdade eu usava o aMSN pra divulgar o Skype, através dos contatos. Só para ter a escolha de fugir do monopólio. Mas o Linux possui boa opções: Gaim, Mercury, Kopete...
Comentário de Douglas Augusto
Acho que seu PC está "batizado": Nunca tive qualquer problema de acentuação no aMSN. Tenho um Athlon 1.4GHz (~1800+) com 1GB RAM e o aMSN roda tranqüilamente --só um pouco demorado para iniciar pela primeira vez, cerca de 35s. A memória não seria a questão, pois seu uso não ultrapassa 20MB.

Pode ser talvez que eu não tenha muitos contatos (cerca de 20), aliás, MSN não é minha praia.

No mais, dizer ao autor que o seu software está "muito lento" pode soar rude, e daí uma resposta como "troque seu PC" --mesmo porque se está lento como você alega, certamente ele já saberia do problema. Uma abordagem melhor seria especificar pontos de lentidão crítica, em que caso ocorre, comparar com uma instalação limpa e recente, e se possível bisbilhotar o código a fim de encontrar os gargalos (se forem conseqüências além do design de projeto, isto é, bug, não feature).

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de Hugo
Usa MSN não eh mancada?:
Usar um clone do MSN parece uma grande mancada no mundo do Software Livre (também pensava assim), mas a realidade nos mostra que ele é o mais amplamente usado messenger no Brasil, infelizmente


Já que o autor agora não pensa que usar MSN é uma grande mancade do SL por ele ser o mais usado no Brasil então usar um SO proprietário como o windows também não seria a maior mancada, já que ele é de longe o mais usado no mundo.

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de Patola
Bug do AMSN: Nunca tive qualquer problema de acentuação no aMSN.

Para reproduzir o bug:
- Coloque vários processos no seu computador, até esgotar a memória RAM (e ter alguma paginação) e deixar o load average com pelo menos, digamos, 5.0.
- Abra uma janela no MSN de bate-papo com alguém.
- Tecle bem rápido várias palavras acentuadas, como coração, órfão, ô dó...
- A escrita será bufferizada e as letras não acentuadas aparecerão primeiro. Aparecerá algo do tipo: corao, rfo, d...çãóãôó

--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.
  • É discussão e não discursão.
  • É opinar e não opnar.

Comentário de cenoura
35 segundos para iniciar ?: Eu ESTAVA pensando em testar este aMSN até ler isso. Como este programa pode demorar mais que o OpenOffice para iniciar ?
Vou continuar no Gaim, pelo menos por enquanto :)

--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de vmedina
aMSN? Sou mais Mercury.: Na minha opinião, o aMSN é feio e de longe é uma das piores opções para chat nesta rede. Na versão que eu usava, tinha um bug miserável ao abrir a janela de login: se eu não fosse rápido com número de usuario (e-mail) e senha ele travava e eu tinha que matar o processo dele. Vergonhoso.

Já o Mercury traz tudo o que você precisa, é multiplataforma e tem suporte a Jabber tb. O único senão é ser freeware.

O Gaim é outro muito bom, porém peca pela simplicidade. Mas compensa sendo multiprotocolo e tendo uma boa aceitação pela maioria das distribuições.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Hugo do Prado
Daí a principal filosofia: Daí a principal filosofia do SL: liberdade de escolha.
Nunca tive problemas com o Amsn,assim como não tive com o mercury.

Só não podemos torcer para que o projeto suma como já dito aqui, já que existem pessoas que são adeptas.

Quanto mais projetos, melhor a qualidade geral dos mesmos, pois um pode se aproveitar da evolução do outro (exceto o mercury que é fechado >(
Comentário de Felipe Raposo
Nada a ver essa comparação: Eu uso aMSN também porque meus amigos todos usam. Como eu vou fazer para me comunicar com eles? Vou convencer todos a usar Jabber?
O fato de todo mundo usar Windows não me força a usar também. Agora o fato de todo mundo usar MSN me força sim.
Tem gente que viaja também.
Felipe Raposo
Comentário de Felipe Raposo
Tudo isso???: Caramba, o meu aMSN é o 0.96r1, eu tenho gente pra caramba na minha lista, tudo dividido por grupos (tenho 12 grupos diferentes) e não demora tudo isso pra abrir não. Abre bem mais rápido que o Messenger Live 8 aliás.
Mas no Linux eu prefiro usar o Kopete. Acho mais bonito. Hehehe...
Felipe Raposo
Comentário de popolony2k
Usem o PlanetaMessenger.org: É mais leve, tem menas frescuras...ok... tá mais instável, mais um dia chegaremos lá!

Abraços,

Leidson
PlanetaGol.com.br
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de JPayne
amsn é muito bom para o que se propõe !!!: Eu uso o amsn desde que adotei o linux como desktop padrão na minha máquina. Gostava do Kopete, mas na época ele não tinha opção nem de ver a foto do contato, então sem chance... o gain não usei pq uso o KDE... daí testei o amsn e achei feio pra burro (aquela biblioteca que usam nele - acho que é tk/tcl - é muito simplisinha. Mas gostei por ele ser "idêntico" ao MSN Messenger, ou seja, quem vem do Msn Messenger não se perde ao usar ele... depois de visitar o site do projeto e ver alguns screenshots adotei o skin aqua e não tiro mais... ficou muito louco... olhe um screenshot e diga a si mesmo se ainda acha ele feio....

http://amsn.sourceforge.net/wiki/show_image.php?id=87.

Pra quem gosta da cara no Windows Live Messenger 8... de uma olhada e diga se o amsn é feio:

http://www.kde-look.org/content/show.php?content=39203

Talvez o padrão dele seja simples para rodar em qualquer máquina, e quanto ao amigo que diz que ele demora 35 seg para iniciar, acho que ele se equivocou... ele demora talvez para logar, e demora o mesmo tempo que o Msn Messenger da Microsoft também demora para logar... e alguns falaram em Mercury por ser multiplataforma e ser em java... mas o Mercury na minha opinião peca no mesmo ponto que todos os aplicativos java... é muito lento... é lento demais... eu testei uma versão que veio com o Kurumin 6 e uma beta que ta no site e não melhoraram nada da ultima versão para a versao beta em relação a velocidade... tomara que o java 1.6 venha muito mais rápido, pq mesmo com a 1.5 sendo mais rápida que a 1.4 ainda tá longe de ser usável para aplicativos como Mensageiro.
Quanto aos bugs, eu nunca tive esses problemas que todos falam de acentos e etc.... até concordo que o amsn anda meio atrasado em relaçao ao Messenger live pq ainda não oferece alguns recursos, mas creio que isso seja devido ao pouco número de desenvolvedores, ou devido a atenção que estao dando a versão 2 do amsn que até onde eu sei vai ser feito em outra biblioteca que ofereça mais flexibilidade e melhor aparencia que a tcl/tk !!!

João Paulo
Linux User #345200
Debian e Ubuntu: Pai e filho !!
Pai em servidores, filho em desktops !!!!
Comentário de AdrianoJBR
Grande:
Ótima iniciativa.

Já estou participando do grupo.

____________________________________
http://pt.wikipedia.org/wiki/Adriano
Comentário de Douglas Augusto
Uso a versão 0.95, talvez: Uso a versão 0.95, talvez tenha melhorado na versão mais recente --experimentarei. Note também que meu HD é de 5400RPM (~20MB/s no hdparm -t), e o segundo carregamento do aMSN é quase imediato.

De qualquer forma para mim não é incômodo, já que meu aMSN costuma ficar aberto por 30 dias ou mais, basicamente só reabro quando preciso reiniciar a máquina (geralmente para atualização do kernel).

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de Douglas Augusto
Para efeitos de: Para efeitos de comparação, meu OpenOffice (oowriter) carrega em mais ou menos 30s.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004