Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

AMD vai abrir especificações da ATi para drivers de código aberto


“O representante da AMD em um evento dos desenvolvedores do kernel Linux anunciou que a empresa tomou a decisão de permitir o desenvolvimento de drivers de código aberto para as placas da ATi a partir da R500. As especificações e um esqueleto de driver serão disponibilizadas, e o restante poderá ser desenvolvido pelos interessados.”


Enviado por Renato Elias (renato·eliasΘgmail·com) - referência (lwn.net).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Wallacy
Good News!: Eu já esperava, mais não deixa de ser uma boa noticia, a AMD já estava mostrando-se tendenciosa para seguir esse caminho, patrocinando algumas distribuições, contribuindo com alguns projetos.
Bem, fico feliz com a noticia, só espero que a Intel siga os mesmos passos.

--
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de criança
Comentário de Anonymous Guest
Já "seguiu": Há mais ou menos um ano: http://br-linux.org/linux/intel_libera_drivers_da_familia_de_chipsets_955
Comentário de brain
Mesmos passos: Wallacy, no que diz respeito a abertura de drivers e especificações de placas gráficas, é a AMD que está seguindo os passos da Intel.
Comentário de Clésio Luiz
Só vendo para crer: Eu fui atrás das fontes da notícia e mais importante do que abrir o desenvolvimento dos drivers, eles pretendem abrir a documentação técnica das placas, da R500 para a frente. Ou seja, quem tem placas mais antigas como a minha 9600pro vai continuar boiando.

Vai ser mais ou menos assim: eles continuarão a manter o driver proprietário, que nesse final de ano vai ganhar uma versão nova com grandes aumentos de desempenho e suporte a AIXGL, e vão lançar um código base que vai ser acompanhado de documentação para que a comunidade possa trabalhar em cima dele, sendo que este driver aberto o mais importante, pois com o tempo ele poderá ter um desempenho superior ao driver proprietário (pois fabricantes de hardware não sabem fazer software...) e certamente virá já instalado nas distros.

Agora, o sucesso desse driver aberto vai depender unicamente da profundidade da documentação que será liberada, pois se ela for superficial, não cobrindo todos as características do hardware, aí será o mesmo caso dos drivers abertos que a ATI tinha liberado para as Radeon serie 8000, que eram drivers meia boca que não permitiam explorar todas as funcionalidades das placas, inclusive as saidas para tv. Além de incompleta, essa documentação antiga era coberta por um acordo de NDA, restrito a poucos desenvolvedores, e a maioria já parou de desenvolver o antigo driver baseado nessa documentação, e por causa do acordo de NDA, esses ex-desenvolvedores não podiam passar o conhecimento para a frente.

Espera-se que esse novo projeto de abrir a documentação das placas R500 e R600 não cometa os mesmos erros de antes, sendo um exemplo para as outras empresas e forçando uma saudável concorrência por parte da nVidia e outras empresas de hardware em geral.

Espero sinceramente que esse projeto tenha sucesso e que as empresas passem a perceber que a abertura de documentação técnica é benéfica para todos, principalmente para o consumidor final.

--
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de Clésio Luiz
documentação: Pelo que eu ouvi falar, a Intel liberou o código fonte dos drivers, mas não liberou a documentação técnica dos mesmos. Sendo assim, a comunidade fica muito limitada ao suporte que pode dar à esses drivers, pois tudo tem que ser feito na base da tentativa e erro. E ainda por cima o desempenho desses drivers é considerado pobre.

--
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de Clésio Luiz
A importância a Documentação: Esse artigo no Viva o Linux fala da importância da documentação aberta:

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=6558


--
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de Katsutoshi
Entao...: No caso seria mais simples que quem tiver chips de serie menor que R500, comprasse uma placa de video mais atual. Hoje em dia, ter uma placa de video mais atual com funcionalidades basicas não está longe de ninguem.


Comentário de Katsutoshi
E tambem...: Nao seria algo que estão "forçando" para a atualizaçao?

Comentário de Douglas Augusto
Se a promessa for: Se a promessa for efetivamente cumprida, a Nvidia, se não seguir a onda, ficará numa posição bastante delicada, pois não será competitiva. Veja, ATI e Nvidia se comparam em preço e desempenho; entretanto, com a ATI liberando as especificações e gozando de drivers livres de qualidade, a Nvidia perde a competitividade e estará em desvantagem. Seria difícil justificar o investimento em uma placa de vídeo com suporte deficiente (lock-in, suporte a plataformas arbitrárias, não auditável, difícil distribuição, etc.) se não há como compensar em outros quesitos.

A atitude da AMD/ATI é mais um expressivo reforço à grande tendência em prol da liberdade, padrões abertos e transparência. Se as gigantes do mercado como Sun, Intel e AMD/ATI abrem seu jogo, por que eu devo resistir?
Comentário de Peter Parker
Por que temos poucos drivers livres: Só lembrando... Por que temos poucos drivers livres:

http://www.raelcunha.com/packages/blog/pages/index.tpl.php?post=19

--
Rael - http://www.raelcunha.com
Comentário de mvnascimento
Quanto tempo?: Só como curiosidade, quanto tempo vocês acham razoável, a partir da liberação da documentação (digamos que seja completa) para termos um driver eficiente com todas as funções implementadas?
Será algo entre um ano e um ano e meio? Será que o "esqueleto" do driver pode ser aproveitado, diminuindo o tempo?
Comentário de Lucas_Panurge
a ati vai ajudar no: a ati vai ajudar no desenvolvimento dos drivers?

--
http://gentletraveller.wordpress.com

Hail to power and to glory's way!

Comentário de guaxinim
Quase: Se a liberação na documentação for completa, ainda assim o chute da AMD será na trave, liberar somente documentação das r500 não chega a ser boa vontade em abrir o código, talvez mais uma ação coberta de demagogia levando em conta que a maioria dos consumidores possui r350 para baixo. Como já comentado aqui, um empurrão nos upgrades, ou só estão querendo um bom marketing barato.
Mas antes das conclusões, que esperemos os próximos capítulos.
Comentário de Wallacy
My bad.. eu me referia ao: My bad.. eu me referia ao apoio direto ao software livre... no caso da Intel, posso está enganado, mais sempre foi indireto... me expressei mal!!

--
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de criança
Comentário de ATi
Vcs nao aprendem mesmo ne?: Vcs nao aprendem mesmo ne? Eles nao tem obrigacao de liberar o codigo deles *e nem vao fazer* isso, eles tem q liberar a DOCUMENTACAO das placas para a comunidade ESCREVER seus proprios drivers, entao teremos bons drivers de codigo aberto E de qualidade sem precisarmos nos preocupar mais com os blobs da ATi ou NVIDIA.

Se vcs ficarem esperando eles liberarem o codigo no lugar da DOCUMENTACAO para ESCREVER nossos proprios drivers, vcs podem esperar sentados... por muito, MUITO tempo!
Comentário de Roger de Almeida
Um comentário super: Um comentário super técnico!! Depende do ponto de vista de quem lê.

Onde passa um boi, passa a boiada!!

Traduzindo: driver livre para a R500, driver livre para as outras


Roger()
Comentário de mrecondo
E os notebooks?: O problema são os notebooks. Não se pode trocar a placa e é ilógico trocar todo o equipamento por causa de apenas um componente.

--
Michel Recondo

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004