“Alguns alunos meus da UNIEXP (Curitiba) realizaram um trabalho sobre inclusão digital. O resultado do trabalho foi interessante, mas chama a atenção o fato de quase não existir alternativas, para Linux, de softwares educacionais infantis.
Bom, estou disposto a trabalhar num projeto desta natureza, mas não posso realizar (nem tenho todo o conhecimento necessário) sozinho. O projeto precisaria de programadores, designers, psicológos e pedagogos para ser algo viável. Também será necessário recursos materiais, mas para o projeto "nascer" é preciso recursos humanos. Bom, montei um esboço inicial do projeto que está disponível no link a seguir. Agradeço a divulgação.”
Já existem iniciativas comerciais nesse sentido, mas até agora se resumem a exercícios e jogos de apoio atrelados ao material didático impresso vendido por empresas do ramo de educação. Ou então são voltados a cursos de educação ou treinamento à distância.
Sobre a orientação pedagógica, deve-se ter em mente que cada escola possui diretriz pedadógica própria, e portanto deve-se discutir se serão desenvolvidos recursos eletrônicos para uma determinada vertente pedagógica ou serão de uso geral. Trata-se de algo a ser definido desde o início no projeto, caso contrário surgirão posições divergentes difíceis de serem geridas.
Se o projeto tiver andamento, poderá ser uma referência não só no Brasil como internacionalmente, pois o uso de ferramentas computacionais e eletrônicas ainda é um desafio na área de educação. Há muito mais dúvidas e experimentações do que convicções e resultados concretos nessa área.
Desejo boa sorte e êxito no projeto!