Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Alternativa livre para software educional infantil busca colaboradores


“Alguns alunos meus da UNIEXP (Curitiba) realizaram um trabalho sobre inclusão digital. O resultado do trabalho foi interessante, mas chama a atenção o fato de quase não existir alternativas, para Linux, de softwares educacionais infantis.

Bom, estou disposto a trabalhar num projeto desta natureza, mas não posso realizar (nem tenho todo o conhecimento necessário) sozinho. O projeto precisaria de programadores, designers, psicológos e pedagogos para ser algo viável. Também será necessário recursos materiais, mas para o projeto "nascer" é preciso recursos humanos. Bom, montei um esboço inicial do projeto que está disponível no link a seguir. Agradeço a divulgação.”


Enviado por Marcos laureano (marcosΘlaureano·eti·br) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Wilfredo
Iniciativa brasileira em recursos computacionais para educação: Fico bastante feliz com a iniciativa. Apesar de ainda ser um anúncio, mostra o interesse de brasileiros em oferecer programas computacionais para atividades de ensino e aprendizagem.

Já existem iniciativas comerciais nesse sentido, mas até agora se resumem a exercícios e jogos de apoio atrelados ao material didático impresso vendido por empresas do ramo de educação. Ou então são voltados a cursos de educação ou treinamento à distância.

Sobre a orientação pedagógica, deve-se ter em mente que cada escola possui diretriz pedadógica própria, e portanto deve-se discutir se serão desenvolvidos recursos eletrônicos para uma determinada vertente pedagógica ou serão de uso geral. Trata-se de algo a ser definido desde o início no projeto, caso contrário surgirão posições divergentes difíceis de serem geridas.

Se o projeto tiver andamento, poderá ser uma referência não só no Brasil como internacionalmente, pois o uso de ferramentas computacionais e eletrônicas ainda é um desafio na área de educação. Há muito mais dúvidas e experimentações do que convicções e resultados concretos nessa área.

Desejo boa sorte e êxito no projeto!
Comentário de José Eduardo De Lucca
Veja o projeto CLASSE: Prof. Laureano, dê uma olhada no projeto CLASSE (http://classe.geness.ufsc.br) que trata exatamente deste tema.
É um projeto que já estamos realizando há pelo menos 2 anos e catalogamos um montão de softwares livres educacionais.

O projeto é aberto à colaboração, para começar no site, que é um wiki. Sugestões, debates, participação ativa de qualquer forma ou simplesmente usar os softwares livres identificados e dar um retorno sobre o mesmo; estamos aí!

De Lucca
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004