Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Texas Flood 2.1 - Acelerando o boot em qualquer distribuição


“Nesta versão decidimos liberar o Texas Flood para outras distribuições que não sejam o Resulinux. Criado originalmente para o Resulinux, o Texas Flood é um poderoso acelerador de boot e pós-boot para o Linux. Ele permite que você obtenha um boot de 0 a KDE em até 7 segundos e um desempenho pós-boot altíssimo mesmo em máquinas antigas.



Por enquanto disponibilizamos um .deb, que poderá ser convertido para .rpm caso sua distribuição não suporte este formato. Nas próximas versões disponibilizaremos outros formatos.”


Enviado por Luciano Andress Martini (bluespower_777Θhotmail·com) - referência (resulinux.forumdebian.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Peter Parker
Sem desmerecer o programa,: Sem desmerecer o programa, mas sim apenas o termo "poderoso" (tão comum hoje em dia): o que significa um "poderoso acelerador de boot"?
Rael - http://www.raelcunha.com
Comentário de Paulo Brito
Poderoso inversor de ordem?: Isso não seria um pacote pra carregar o ambiente gráfico antes de algumas coisas, como o windows faz, seria? Daí você chega na tela de login e mal consegue digitar o nome do usuário, de tanto processo que tá sendo carregado...
Comentário de emanuelsan
Acho que seria bom: Não conheço nenhum acelerador, mas essa técnica de carregar a parte gráfica (ou de login) bem antes do término do carregamento dos serviços tranquiliza um usuário que não vê a hora do sistema lhe dar atenção. Talvez ele não consiga terminar a digitação da senha antes do sistema finalizar a carga dos serviços, mas e daí?

O programa de login ou o {X|G|K}DM, poderiam carregar o quanto antes e aceitar a digitação de usuário e senha, mandando um "Aguarde" pro usuário caso algum serviço crítico ainda não tenha terminado de carregar, como a montagem dos discos locais ou alguma parte que auxilie na autenticação. E só, pq um usuário ou o administrador de um servidor devem esperar que o sendmail, ou o Squid, ou o Apache, etc. subirem para digitar o nome de usuário e a senha?


Comentário de Luciano Andress Martini
Não é isso!: A idéia do Texas Flood não passar os processos depois da carga do KDE, mas fazer isso de maneira inteligente e calculada sem cometer erros. Tente fazer isso com um script normal e irá ter problemas sérios no ambiente.

Carregar ambos simultaneamente também não é muito inteligente, pois os tempos finais cronometrados serão pouco diferentes.

Texas Flood não chuta tempos de carga para sua interface ele deverá ser calibrado por você através de um processo que você escolhe como por exemplo, o KDM ou o Kicker. Se você precisa que o segundo estágio seja carregado antes do Kicker, calibre-o para isso e ele fara o trabalho para você.

Alem disso o Texas Flood reduz o consumo de memória lógico modificando a prioridade dos seus processos. Isso também aumentará as respostas do seu sistema após a carga completa.

Comentário de Luciano Andress Martini
Como isso é feito de forma: Como isso é feito de forma inteligente, vocês não vão sentir a carga do segundo estágio de maneira nenhuma. O Texas Flood balanceia os processos iniciados para evitar esse problema.

Vale mesmo a pena conferir, tenho certeza que não vão se arrepender!



Comentário de Luciano Andress Martini
Parece até que estou no: Parece até que estou no programa do JO...

Poderoso Acelerador de boot
é um eficiente pedal que não deixa sua bóota escorregar...

Comentário de Wallacy
Já que é para qualquer: Já que é para qualquer distribuição não seria melhor distribuir como um pacote genérico ao invés de um "deb" ?

Uma pergunta.... ao invés de só mudar a ordem do carregamento do boot, não seria mais adequado ele "analisar o boot", e ir colocando para serem processados em paralelo de acordo com seus times, assim aproveitando a capacidade de multiprocessamento dos processadores, ainda mais considerando os mais modernos com núcleo duplo, ht.. essas coisas.... foi exatamente para isso que surgiu essas tecnologias, mesmo que, como foi dito, o tempo "cronometrado" seja diferente, poderia ser feito de maneira "inteligente" a seleção de qual processo pode ser carregado simultaneamente com outro...
Digamos dois processos demorem 2s, juntos poderiam demorar 3s assim economizando 1s.. (só um exemplo, mais é a idéia, aproveitar o hardware ao máximo, afinal as tecnologias atuais dos processadores evoluiriam muito nesse quesito).....

ps: desativar alguns serviços do sistema também ajuda muito, muitas distribuições carregam mais do que o necessário.... qualquer coisa (se precisar de alguma idéia) no yast tem um configurador gráfico para habilitar/desabilitar os processos, pode ajudar....

----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Luciano Andress Martini
Sim o Texas Flood faz: Sim o Texas Flood faz isso...
até a versão 1.0 ele fazia apenas isso.

Apartir da 2.0 decidimos combinar vários métodos para aumentar o desempenho...

Comentário de Luciano Andress Martini
nem todo processo admite a: nem todo processo admite a carga simultanea como vc disse...

Comentário de Wallacy
Ok... eu havia entendido: Ok... eu havia entendido errado, achei que só mudava a ordem do boot... vou testar....
.... Depois se poder disponibilizem em formato genérico... ou também em rpm ....


------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Dyego Sousa
Vale a pena testar: Eu uso Resulinux há bastante tempo e também o Debian Etch.

Instalei o Texas Flood no Debian e o ganho de desempenho foi notável. Se forem para o link de referência, verão que até agora já há relatos de ter funcionado no Kurumin, Debian e Mint (baseado no Ubuntu). Isso considerando que ele foi lançado ontem e com pouca divulgação.

Testem.

Comentário de Wallacy
Pois é aqui ferro tudo... o: Pois é aqui ferro tudo... o sistema não inicia.. comessa a carregar os processos e reinicia...
Mais tudo bem, valeu a tentativa....


----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de tenchi
Achei interessante, mas ao: Achei interessante, mas ao que parece não funciona "em qualquer distribuição", mas somente naquelas que utilizam o sysvinit.

Mas deve ser possível adapta-lo à outros sistemas de inicialização.

;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de cwars
Detalhe, fui dando uma lida: Detalhe, fui dando uma lida no http://www.resulinux.forumdebian.com.br/web/forum/viewtopic.php?p=8041 para me informar mais sobre esse acelerador de Boot, mas ele tira prioridade dos programas modo texto como é dito.

Mas entra a questão, isso só é feito apenas exclusivamente no boot, quero dizer no carregamento do sistema, até ele está plenamente carregado, ou a gerencia de processos dele continua mesmo após a carga do sistema, tirando a todo momento, mesmo a após o boot a prioridade dos programas modo texto?

Pois se realmente está tirando prioridade dos programas modo texto e os mandando-os sempre a swap, isso não pode ser uma certa falha na segurança, ou dificultar quando caso haja um trave no X (ou gerencia grafica) e ficarmos um tanto impedidos de resolvermos esse problema, já que a aplicação bash estaria lenta a essa ocasião, ou melhor como maior parte das aplicações são em modo texto e muitas das aplicações graficas são front-end destas aplicações (com excessão das muitas aplicações do KDE), isso não causaria um certo prejuíso para quem usasse muito essas aplicações, pois andei avaliando, e nem sei se para mim é vantagem, já que utilizo muito o transcode que é uma aplicação modo texto, além de outros programas modo texto também, mesmo eu gostando do modo grafico, não abro mão totalmente do modo texto, já que quando o Gnome ou o X trava aqui em casa, eu sempre vou para um terminal e resolvo a bronca.

Gostaria de saber se realmente é assim ou não é, pois poderia avaliar as vantagens em utilizar isso.

O melhor sistema operacional do mundo é aquele que lhe agrada usar e não o que todos usam...
Comentário de Luciano Andress Martini
Bom se ele reincia é um: Bom se ele reincia é um sinal que o UDEV não esta corretamente instalado na sua distribuição.


Comentário de Luciano Andress Martini
Não necessariamente, o: Não necessariamente, o Texas Flood pode aumentar a prioridade de processos modo texto acima de modo gráfico se você criar links para scripts em /etc/servers.d .

Por exemplo, ln -sf /etc/init.d/apache /etc/servers.d.

Comentário de marcelovborro
Ótimo Disco :-): Ótimo Disco :-)

Marcelo Vivan Borro
Comentário de tenchi
Sysvinit: Isso que eu quis dizer. nem todas as distros utilizam nativamente o sysvinit. Um exemplo é o slackware, que utiliza scripts ao estilo BSD, mas mantem um modo de compatibilidade com o sysvinit.



"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Wallacy
Foi problema de: Foi problema de incompatibilidade mesmo, a distribuição estava perfeita... (opensuse)
O outro topico me lembrou de uma coisa, tente usar o opensuse build service para gerar codigos para todas as distribuições/plataformas ... pode ajudar....

----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de rafaelpitrovski
Aqui também...: Instalei no Debian, seguindo os passos que têm no site, fiz as devidas alterações e, quando iniciei, ficou passando um monte de "......", sem parar, somente quando aperto CTRL+C. Depois disse, removi o pacote e aí o sistema parou de vez. Não consigo mais iniciar. Já tentei vários métodos, recuperei a inittab e nada.
Alguém sabe que outras alterações ele faz no sistema? Alguma idéia de como posso voltar a iniciá-lo?
Comentário de nemesis
hehe: "Foi problema de incompatibilidade mesmo, a distribuição estava perfeita... (opensuse)"

aparentemente, perfeita nos moldes da M$: padrões proprietários incompatíveis com padrões *nix... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004