Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Alguns scanners da Canon enfrentam problemas com as versões recentes do Ubuntu


“O problema está relacionado com a ativação do recurso usb_suspend do Linux, que é utilizado para economizar a energia das baterias de notebook. Acontece que alguns scanners entram em modo de hibernação e não voltam mais, impossibilitando a sua utilização. Se o usuário utiliza um programa como o XSane ou o Kooka (no Kubuntu), o resultado apresentado é uma imagem completamente preta, onde deveria ter uma foto, por exemplo.

Mesmo se passando mais de 5 meses de apresentado o bug, os desenvolvedores do Ubuntu ainda não resolveram o problema. Note que esse bug foi postado no Launchpad.net 2 meses antes do lançamento da versão 7.04, que é primeira a ser afetada pelo bug, junto com os alfas do 7.10. O que está tirando do sério os usuários de scanners afetados é o tratamento que pode ser descrito como "descaso" com aqueles que foram afetados, pois a solução mais simples, que é lançar uma versão do Kernel com o usb_suspend desabilitado, para ser escolhida durante a inicialização do sistema, não está sendo contemplada pelos desenvolvedores. Eles argumentam que isso irá prejudicar os usuários de notebook, que segundo eles, são maioria em relação aos afetados pelo problema do usb_suspend. O bug ainda está classificado como "Medium", o que significa que ele não é uma prioridade para os desenvolvedores.

Curiosamente, o programa Scanimage, em modo texto, consegue fazer funcionar os scanners, mas seu equivalente gráfico o Xscanimage não. O excelente software proprietário VueScan, que possui versões para Linux, Windows e Mac, também consegue burlar o bug, mas sua versão shareware coloca o simbolo "$" por toda a imagem digitalizada, e para desbloquear, o usuário deve pagar 39 dólares pela versão mais simples do programa.

O que vocês acham, a opção usb_suspend deveria ser desabilitada do kernel, em benefício dos usuários de scanner afetados, ou o maior tempo de bateria dos notebooks, cujos usuários são maioria, deve ter prioridade?”


Enviado por Clésio Luiz (magolobelΘyahoo·com·br) - referência (launchpad.net).

Na minha opinião, uma vez que outros scanners USB não estão sendo afetados, é o Sane (ou o backend específico deste scanner) que deveria ser adaptado por seus desenvolvedores para saber lidar com a nova situação gerada pelo usb_suspend do kernel. Até que isto aconteça, poderia haver a disponibilização de um kernel alternativo (oficialmente mantido e fácil de instalar) para os usuários afetados por este problema, forçando a desativação da opção usb_suspend.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de witaro
Ou...: Ou talvez fosse interessante que nos instaladores das distribuições existisse, na "Instalação customizada", a opção de desativar o "usb_suspend". Resolve para a maioria sem trabalho e resolve para a minoria com muito pouco trabalho. Não tenho certeza se já existe, mas seria interessante haver uma interface padrão nesses instaladores que permitissem um "acoplamento encapsulado" de opções de configuração vindas diretamente do "Kernel". Como se o próprio kernel dissesse o que pode ser configurado na sua instalação...
Comentário de Bruno Laturner
Se o problema é tão: Se o problema é tão incômodo assim, esses bilhões de usuários de scanners não poderiam, pasmem!, eles mesmos fabricarem um patch para corrigir o problema? Ou, no mínimo, recompilarem o kernel, retirando a opção?

Geralmente, quem tá com coceira se coça.
Comentário de Clésio Luiz
E fizeram: Se você for dar uma olhada no link, vai ver que pelo menos um usuário fez um kernel com a opção desabilitada. Agora, não esperem que usuários de uma distro reconhecidamente voltada para "noobs" peguem esse arquivo e instalem na mão.

O chato sobre esse bug é:
- Usaram um software que ainda é reconhecidamente imaturo pelos próprios desenvolvedores;
- O bug era de conhecimento público 2 meses antes do lançamento, e mesmo assim lançaram o sistema com ele ativado, só para chamar a atenção dos usuários de notebook, que não são poucos;
- Negam-se a lançar uma versão do kernel para ser instalada pela atualização do sistema, para que os usuários afetados possam ter a opção de iniciar o sistema com o usb_suspend desativado (que não faz nenhuma falta para os usuários de desktop, que são maioria absoluta);
- Outras distros, como o Opensuse, Fedora e Mandriva abilitaram o usb_suspend e tiveram problemas, mas já resolveram o bug, seja removendo o usb_suspend, seja aplicando um patch de correção. Então porque a demora no Ubuntu, atualmente a distro mais utilizada no mundo?

--
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de Clésio Luiz
Não só Canon...: ... mas Epson e outros fabricantes estão no meio também.

--
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de wagnerluis1982
Blacklist: Usando um 'blacklist usb-suspend' no arquivo de blacklist não resolve a situação? Mesmo que seja temporariamente, pode-se passar para os usuários essa solução.
Comentário de brain
opção: Me parece que esta opção não é um módulo.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004