“O SERPRO implementou um sistema baseado no software livre dotProject (GPL), fazendo para tanto melhorias no original. O Sistema Controle de Demandas do SERPRO permitirá visibilidade do processo e do tratamento das demandas, tanto para o Cliente como para o Serpro. Isto é ótimo, porém a empresa não dá qualquer sinal de que irá devolver as melhorias à comunidade da ferramenta. A tela inicial do sistema pode ser vista em https://demandas.serpro.gov.br/ , onde consta o logotipo do software original. A notícia original do SERPRO sobre o assunto está no link abaixo.
Em tempo, cabe lembrar que o software LETRA, lançado com grande destaque pelo SERPRO como software livre, até hoje não está disponível para download. É preciso seguir uma grande burocracia para ter acesso ao programa, e isto só é possível a instituições que trabalham com o público alvo do aplicativo. ”
Vale lembrar que nem sempre as licenças livres obrigam a disponibilização do código alterado (por exemplo, em casos em que o software alterado não é redistribuído) - mas esta disponibilização é sempre simpática, adequada ao modo de produção de software aberto, e ética.