Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Alexandre Oliva esclarece novidades da GPLv3


“Alexandre Oliva, da FSFLA, publicou um longo texto com sua visão sobre as novidades da GPL versão 3. Veja um trecho:


Mas nem só de esclarecimentos aparentemente restritivos se fez a GPLv3. Há inúmeros avanços, inclusive no sentido de explicitamente relaxar exigências que já não fazem mais sentido.

Por exemplo, baixar código objeto licenciado sob a GPLv2 através de algumas redes P2P, em que quem recebe o arquivo grande também ajuda a distribuir pedaços dele para outros, pode ferir a licença se essa distribuição não acompanhar o código fonte correspondente. GPLv3 esclarece que a transmissão parcial que ocorre como parte do download através dessas redes não implica aceitação da licença, nem caracteriza distribuição sem código fonte, desde que quem disponibilizou o código objeto nessa rede tenha oferecido também os fontes correspondentes ou informação sobre como obtê-los.

Distribuir binários em mídia tangível (CD, DVD, etc), mas só oferecer os fontes para download na Internet, era tido como violação da GPLv2. A GPLv3 esclarece que isso é permitido. Distribuir binários para download num servidor A, com fontes em servidor B que não tenha o compromisso com o distribuidor A de manter os fontes enquanto o binário permanecer em A, é violação da GPLv2. A GPLv3 autoriza essa prática, mas deixando claro que isso não transfere a responsabilidade de oferecer os fontes para B. Se B remover os fontes, A é quem tem a obrigação de encontrá-los em outro local ou cessar a distribuição dos binários.


Enviado por André Cruz - referência (fsfla.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Marcel Ribeiro Dantas
Fantástico.: Esse artigo do Alexandre Oliva é fantástico. Tanto é, que haja vista tantas afrontadas a GNU GPLv3 decidi junto ao artigo dele, redigir um demonstrando minha opinião e insatisfação com o terror que estavam fazendo com a GNU GPLv3. Todos os usuários de Software Livre deveriam ler o artigo do Oliva, pois só assim teriam autonomia para distinguir o que realmente é a GNU GPLv3, uma licença malvada? (Título do meu artigo em: http://www.slackware-rn.com.br/~vuln/?p=23 )
Comentário de leo.fontenelle
Esclarecimento: GPLv3 esclarece que a transmissão parcial que ocorre como parte do download através dessas redes não implica aceitação da licença, ...

Como assim? Transmitir software via P2P não implica em aceitar os termos da licença?!
Comentário de brain
a parte que vem depois: A parte do texto que você substituiu pelas reticências pode ajudar a lhe explicar!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004