Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Ajude a testar o BR-Linux 2008

Estou testando o BR-Linux em uma plataforma diferente: o Wordpress (o link para o teste está mais adiante, continue lendo!). Antes de prosseguir, quero fazer uma declaração: Como já tentei deixar claro no aviso de que iria promover mudanças, isso de nenhuma maneira reflete um mau juízo sobre o Drupal, que me serviu bem entre 2005 e 2007, e é um CMS excelente: versátil, completo, seguro e cheio de recursos. Mas eu estou usando cada vez menos dos pontos fortes do Drupal, e creio que está na hora de fazer o trade-off, trocando boa parte destes recursos por um sistema mais simples para eu administrar e manter.



A escolha pelo Wordpress ainda não é definitiva, mas ele está ganhando entre os que eu avaliei. Eu sei que tem bastante gente que prefere (de maneira fundamentada) XOOPS, Plone, Joomla, Mediawiki, Typo3, e107, blosxom, Movable Type e vários outros. A todos, quero lembrar que a minha escolha é bem subjetiva e considerando o BR-Linux como o meu blog pessoal - não é uma atividade profissional que exigiria colocar na ponta do lápis todos os custos e benefícios. Quero escolher uma plataforma que me dê pouco trabalho para manter, e que me divirta pelos próximos anos, assim como o Drupal me divertiu :)

Passei algumas horas deste sábado rodando meu conversor de temas e plugins Drupal para Wordpress, e agora está tudo mais ou menos ajeitado, pelo menos na superfície. Agora vocês estão convidados a testar, e me dizer o que acharam, e o que encontraram de errado, aqui nos comentários dessa notícia, ou na equivalente que eu publiquei lá no site de teste em Wordpress.

Notem que eu quero apenas testes de uso comum do sistema, coisas que um usuário faz no dia a dia. Se você tem a intenção de fazer um teste avançado, teste de stress ou qualquer outro, converse comigo antes para vermos como melhor fazer isso. Também não precisam se preocupar muito com aspectos visuais e de layout, pois eu estou negociando uma análise profissional do assunto, e provavelmente mudarei profundamente o layout e o design em breve.

Sem mais delongas: acesse o teste do BR-Linux em Wordpress. Mas não coloque a URL do teste nos bookmarks, pois ela *vai* mudar.

Algumas observações adicionais:


  • Podem testar a moderação de comentários, mas ela está suspensa no Wordpress. Vou rodar manualmente o processamento das moderações de vocês, para poder coletar os dados que eu preciso sobre este teste em particular.
  • A imagem da foto do usuário que aparece nos comentários é um Gravatar. Se você quiser que uma delas apareça nos seus comentários (quando você tiver feito logon no site, é claro), crie o seu Gravatar. Mas não tenha pressa de testar, às vezes o Gravatar recém-criado demora horas para ficar disponível.
  • Por falar nisso, pode ficar à vontade para criar um usuário no Wordpress (o link "Register" fica na coluna central), mas não se apegue muito a ele: quando acabarem os testes, eu vou apagar todos, e importar os mais de 18.000 já existentes no Drupal do BR-Linux. Aí eu volto a liberar a criação de usuários no Wordpress.
  • Lembrem-se de que o sistema está em testes. Indisponibilidades, momentos de comportamento estranho, etc. estão previstos.
  • Testei com Firefox, Opera e IE6.
  • Posts "novos" (postados no mesmo dia em que o leitor os acessar) aparecem com menos anúncios. Mas se você realmente não gosta de ver anúncios nos sites, recomendo o Adblock ou outra solução similar.


Vou atualizar a lista acima conforme forem surgindo novidades. Obrigado, conto com seus comentários, e vamos em frente!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de JPayne
erros....: Brain,

Aqui ao abrir o site acima de tudo aparece isso :

arning: Can't open file: 'cache_page.MYI' (errno: 144) query: SELECT data, created, headers, expire FROM cache_page WHERE cid = 'http://br-linux.org/' in /home/brain/www/linux/includes/database.mysql.inc on line 172

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/brain/www/linux/includes/database.mysql.inc:172) in /home/brain/www/linux/includes/bootstrap.inc on line 531

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/brain/www/linux/includes/database.mysql.inc:172) in /home/brain/www/linux/includes/bootstrap.inc on line 532

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/brain/www/linux/includes/database.mysql.inc:172) in /home/brain/www/linux/includes/bootstrap.inc on line 533

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/brain/www/linux/includes/database.mysql.inc:172) in /home/brain/www/linux/includes/bootstrap.inc on line 534

abaixo disso começa a página normal....
interessante que ao me logar pra comentar a noticia, as msgs de erros sumiu !!!

--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha do Sistema Político do meu país !!
Comentário de brain
esse é do site "velho": Vou arrumar a tabela em seguida, mas registro que esse erro é no banco do site em Drupal, não é o do site novo ;-) Mas não é culpa do Drupal, foi só uma coincidência desagradável!
Comentário de phantomx
Por enquanto está indo bem: Por enquanto está indo bem por aqui. :)
______
Linux User #399643
Tudo que postei acima é minha opinião. :)
Comentário de tenchi
Testado e até agora: Testado e até agora aprovado.
O layout está bacana, mas se no novo site a imagem de cabeçalho do antigo, fica perfeito ;-)
---------

Um homem com opinião é sempre um psicopata em potencial.
Aliene-se!
Comentário de Eri Ramos Bastos
E o pinguim? :): Augusto, onde está o Pinguim do Pocket Linux? ;)
Vai voltar no tema novo?

Não me dei ao trabalho de olhar o código da página nova, mas o antigo ocupa quase 100% da largura da tela enquanto o novo fica com as barras laterais desperdiçando espaço.

[]'s
Eri
Comentário de maiconfaria
Bom, eu sei que a mudança: Bom, eu sei que a mudança está no inicio... mas o layout antigo, ao meu ver, é melhor.
Não sei, a tela toda preenchida da uma sensação de profissionalismo, como algo de referência...
O novo layout parece caseiro!

Bom minha opinião!


A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
Comentário de alexandre_parente
Porque tanta justificativa?: Porque tanta justificativa para mudar de CMS?

Eu entendi esse comunicado como sendo algo do tipo:
"De antemão me explico e peço perdão pelos meus erros"

Não dê muita atenção aos loucos de nossa "comunidade", porque todos eles são cheios de certezas. Se para toda escolha que vc fizer tiver que se explicar e compartilhar do mesmo gosto de todos nos, vc vai ficar louco. E acredito que com isso vc não vai evitar os comentários de sempre, dos descontentes, expertos e fanáticos.


Comentário de Marcelo Ulianov
Vai ficar louco ?: Cara, o Brain é louco, e já faz muito tempo !!!

Augusto, pelo pouco que eu testei, tudo normal, apesar de estar "ainda" muito feio...
Comentário de nclaudio
Login: Para fazer o login por acaso é em Meta -> Login ? Porque se for o meu login lá não está funcionando ....
Comentário de MaxRaven
criar novo: Tem de criar um novo para os testes, depois será apagado e importado, está dito ali em cima.

Augusto, fica um sugestão de plugin hehehe
Subscribe To Comments, é uma mão na roda para "assinar" uma determinada postagem que queira acompanhar mais de perto.

http://www.maxraven.info
Comentário de brain
Não migrei as contas ainda: Não migrei as contas ainda, você pode criar uma conta por lá, se desejar testar. Mas ela será apagada quando eu fizer a migração de contas, ok?

Ou, como diz a notícia, ali em cima, "Por falar nisso, pode ficar à vontade para criar um usuário no Wordpress (o link "Register" fica na coluna central), mas não se apegue muito a ele: quando acabarem os testes, eu vou apagar todos, e importar os mais de 18.000 já existentes no Drupal do BR-Linux. Aí eu volto a liberar a criação de usuários no Wordpress."
Comentário de brain
design e layout: Eri, quanto tempo! Mas vou te responder citando um trecho da notícia, acima: "Também não precisam se preocupar muito com aspectos visuais e de layout, pois eu estou negociando uma análise profissional do assunto, e provavelmente mudarei profundamente o layout e o design em breve."

;-)
Comentário de brain
não entendeu certo: Devia entender assim: "De antemão esclareço, para que ninguém tire conclusões diferentes da realidade e use esta minha medida como argumento em uma discussão onde ela não seja relevante". E faço isso preventivamente por já ter visto isso acontecer muitas vezes.

Exceto no que diz respeito à generalização, você tem razão quanto ao restante, acho. Não penso que preciso justificar alguma decisão minha.

Comentário de Magno K
Efetividade.net: O Efetividade.net já estava assim. Será bom uniformizar para ficilitar o seu trabalho.
---
Magno K - LinUser # 142.324
Comentário de Vandrei
Agora quando acessei eu: Agora quando acessei eu gostei de que vi. acredito que no formato do Wordpress ficou mais bem formatado o texto. só achei carregado o lado direito do site com propagandas do Google/Propagandas e login. Ótimo trabalho :)
Comentário de a13x
só achei um erro: só achei um erro
os links do "Leia também" estão quebrados
Comentário de Patola
No celular: O layout no celular ficou MUITO, MUITO, MUITO melhor do que no sítio antigo.

E apesar de eu adorar o Drupal (e programar pra ele), ele está mais pra um CMS Enterprise. O Wordpress pode ser uma escolha melhor mesmo, em termos de simplicidade.

Patola
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.
  • É discussão e não discursão.
  • É opinar e não opnar.


Comentário de brain
Que bom!: Vou tentar testar no celular também.
Comentário de ibti_fritzi
Sugestão: Sugiro um "concurso" (não necessariamente com um prêmio ou coisa do tipo) para a criação do novo layout.

A arte do saber e suas configurações.
Comentário de curl
Outra sugestão em relação: Outra sugestão em relação aos logins seria dar suporte ao OpenID.
Comentário de Marcelo-Campos
Testando...123...testando...: Augusto, comigo funcionou tudo bem...
Utilizo Firefox + linux.
Um abraço e boa sorte.

OBS: Inovar sempre!!!
Comentário de cwars
\begin{comment}Cara a: \begin{comment}
Cara a única coisa que nem gostei foi o Layout (estou me esquecendo como se escreve), pois as noticias aparecendo no canto direito da pagina acaba por retirar o foco (da seguinte forma: quem tem o computador perto da janela e com a luz que atinge o canto direito da tela terminar por ter que abaixar a cortina, sem contar que quando as noticias aparecem de forma centralizada, se tornam a primeira coisa a ser vista, enquanto que na parte direita da tela, dar a impressão de bagunça de letras), quer dizer para mim acho o antigo designer está legal (quanto a parte de enginer no caso wordpress parece que ficou um pouco mais rápido).

De resto para mim está indiferente, tirando o que foi citado:

- O designer visual do antigo Br-Linux era melhor que atual na visualização.
- A página parece que está mais rápida.

\end{comment}

LaTeX + C + OpenGL + GNU/Linux == nirvana

Feliz dia KDE4
Comentário de Fernando
Login: OpenID seria interessante.
Comentário de giganttee
Notícia sobre teste de: Notícia sobre teste de desempenho em DNS não aparece no novo site do BR-Linux
Comentário de brain
obrigado: beleza, vou postar lá, com horário retroativo
Comentário de Douglas Augusto
Nessa instalação do: Nessa instalação do Wordpress há/haverá algum equivalente à funcionalidade "Track" do Drupal? Aquilo é uma mão na roda; para mim torna a interface com o site bem mais prática e funcional.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004