Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Usuários de Linux e código aberto convidam a Microsoft a processá-los desde já

Em uma atitude pouco convencional, alguns usuários de Linux e de outras aplicações de código aberto estão convidando a Microsoft a processá-los.

Os usuários colocaram seus nomes em um wiki público como forma de protesto contra as recentes alegações da Microsoft de que o Linux e outros softwares de código aberto infringem pelo menos 235 das suas patentes.

Eles listaram os sistemas operacionais e softwares que utilizam ao lado de comentários freqüentemente irritados.

“Se você gostaria de solicitar uma visita de Brad Smith, chefe de litígio da Microsoft, por favor fique à vontade para acrescentar seu nome aqui”, diz o wiki, que faz parte de um blog do Digital Tipping Point, projeto de vídeo centrado em software livre.

Emrah Ünal, que listou sua localidade como Turquia e Finlândia, escreveu: “Como usuário de Linux por nove anos, acredito que mereço ser processado. Não há escapatória da justiça”.

A Microsoft não comentou o caso na manhã desta terça-feira.

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Marcio Hiroyuki
o site tá fora do ar,: o site tá fora do ar, http://digitaltippingpoint.com/, tava indo acessar pra colocar o meu nome hahaha.
Comentário de Vinícius V. Marques
Réu: Também serei processado, aliás já vou até me preparando porque minha acusação será duplamente qualificada: além de usar Linux há 3 anos ainda faço propaganda maciça do Sistema Operacional do Pinguim.

Ehehehhe, sai fora Microsoft, vai cuidar dos teus bugs que é o melhor que tu faz!
Comentário de Vinícius V. Marques
Mais um Réu: Também serei processado, aliás já vou até me preparando porque minha acusação será duplamente qualificada: além de usar Linux há 3 anos ainda faço propaganda maciça do Sistema Operacional do Pinguim.

Ehehehhe, sai fora Microsoft, vai cuidar dos teus bugs que é o melhor que tu faz!
Comentário de João Melo
O BR-LINUX.ORG NÃO PODE FICAR DE FORA: Caro Augusto,

Sugiro que o BR-LINUX.ORG participe do protesto, colocando o sítio à disposição dos usuários do GNU/LINUX no Brasil que queiram fazer o mesmo.
Temos que dar um basta às ameaças absurdas da M$, que só quer aparecer com este "FUD" idiota e sem sentido.
Como bem falou o responsável pela licença GLP, se o GNU/LINUX é baseado no UNIX (POSIX), que por sua vez é anterior ao Window$, então quen tem que se explicar quanto às supostas infrações de patentes é a M$!!
Comentário de brain
O João Melo não pode ficar de fora :): João, eu procuro fazer a minha parte sempre, mas não posso embarcar em todas as ondas.

Se você montar um site para facilitar estas manifestações de leitores, nos moldes que mencionou, não deixe de enviar o link, que eu ajudarei a divulgar, com o maior prazer :)
Comentário de Marcio Hiroyuki
João segue o link da lista: João segue o link da lista =)
http://digitaltippingpoint.com/wiki/index.php?title=Sue_me_first_Microsoft_list
Comentário de Gabriel Duarte
Eu tambem quero!: "Quem nunca teve essa vontade, "ser precessador pela Microsoft"!, uma grande vitoria para os usuarios de codigo aberto!"

Brincadeiras a parte, porque eles nao processam os usuarios que usam o Windows pirata!? Cada dia mais vemos a tirania da Microsoft sendo exposta, e no final, quem sera que gangha esta batalha, o bem (open-source) ou o mal ( Bill e compania )?
Eis a questao!

Comentário de andre yoshimura
Réu perfeito: Depois q comprei o Ruindows milenium numca mais usei outro os a nao ser o pinguim ..Piguim na veia heheheheh
Comentário de Rodrigo_Crespo
É assim mesmo: Igual o Ceo da Sun disse: O medo não pode para o progresso do software livre.....
Eu me candidato a entrar na lista......a Microsoft que tem que parar com o monopolismo hehe...
Visite: http://blog.trolltech.com.br
Comentário de Modelo x Padrões x Software Livre x Patentes
Quando vejo esse tipo de: Quando vejo esse tipo de manifestação, lembro-me do tempo de criança. O irmão mais velho diz: "mãe, foi ele! ele quebrou suas porcelanas". E o mais novo revida: "não mãe, ele está mentindo, levei até um cascudo desse meu irmão malvado.". Só, que no caso da informática, temos dois lados não necessariamente opostos, mas irmãos. E a mãe dessas crianças é o mercado de software, a justiça, a sociedade, em fim, tudo que envolve economia, sociedade e política. Alguns, muitos na verdade, defendem a idéia que o software ganhou tanta importância na vida moderna que não podemos mais depender de um único fornecedor, ou seja, precisamos de padrões abertos. Mas as patentes emperram inclusive esses padrões. Se eu não posso implementar tal comportamento, então para que esse padrão? Não sei se estou certo, mais as patentes são muito genéricas e não falam em linhas de código, mas em idéias. Por exemplo, parece que até o duplo click do mouse foi patenteado pela Microsoft Corporation. Por outro lado, alguns defendem que não só os padrões devem ser abertos, mas o código-fonte, o software em si. Isso, pois o usuário tem direito de ver o que está acontecendo em seu computador. E não só isso, o usuário tem o direito de modificar, distribuir e utilizar como quiser o software livre. Tanta liberdade assim é uma ameaça ao modelo de negócios de quem vende e apenas vende o software. O modelo de quem defende o software livre, geralmente (nem sempre) depende da venda de serviços agregada ao software. Se a Microsoft está apelando para patentes, acredito que ela deseja não acabar com o GNU/Linux em si, mas garantir rentabilidade às operações. Tipo, acordos para distribuir o GNU/Linux, continuar lucrando com a venda de software. Mas isso é algo temporário, pois até as patentes têm prazo de validade. Bom, se essa hipotése se concretizar, a teoria é a seguinte: a Microsoft está tentando se adaptar a um novo modelo de negócios, pois devido ao seu tamanho, não é fácil se adaptar da noite para o dia. Ou seja, daqui a alguns anos, quem sabe, poderemos ter algo como "Open Windows". Mas eles precisam antes de uma case, de um teste de prova para um novo modelo. E porque não forjar esse novo modelo sem deixar transparecer que estamos interessados em adotá-lo? Aqui entra o papel das patentes. Isso é apenas uma teoria, caso sua hipotése esteja errada, fudeu!!! hehehehehe
aH, para acadêmicos, o código-fonte do Windows já foi disponibilizado...Se alguém tiver acesso a esse tipo de código, falem sobre isso aqui, please?
Comentário de Terramel
To indo assinar a lista tb ;D: Terrinha nao pode ficar de fora dessa! Vamos ver se a M$ vai ter coragem de fazer alguma coisa -.-
Comentário de baza
PERFIL SATISFAÇÃO LINUXERS: Puxa, podemos tirar um perfil sobre a satisfação dos usuários do Linux e outros softwares livres indo ao DTPWiki. Esse pequeno exército sabe muito bem o que quer e o que não quer!
Comentário de The Darkness
Apesar de parecer uma: Apesar de parecer uma brincadeira, esse tipo de ações pode ser mais sério do que muitos imaginam.

Todo detentor de patentes é obrigado a exercer o seu direito sempre que a infração desta se torna pública ou perde o direito de faze-lo. Até onde já lí é isso que diz a lei.

A M$ ficando na dela (como tem feito a muito) apenas vai comprovar o vazio de suas alegações e cada vez mais empresas vão deixar de dar ouvidos a essas "fofocas" e vão passar a avaliar o TCO das soluções que o mercado oferece. E cada vez mais elas vão perceber que as soluções SL são imbatíveis na maioria esmagadora das situações.
--
[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]

Usuário Linux #407232
http://counter.li.org/

Comentário de João Melo
Já Estou dentro! ;>): Augusto,

Já estou dentro!!
Acabo de incluir meu nome na lista do do wiki, acessado através do atalho indicado pelo Marcio Hiroyuki. Obrigado Marcio.
Sou o nº 496. Vamos lá, pessoal, vamos participar do protesto. Não vamos deixar o Brasil de fora.
Augusto, por favor, dê um destaque ao atalho do wiki.
Comentário de emanuelsan
Chamando p'ra brigar: Por essa eu não esperava! até achava que uma resposta mais direta (no campo legal) as provocações da M$ viria de alguma empresa tipo RedHat.

Mas essa dos próprios usuários Linux espontâneamente desafiarem a M$, não tinha pensado, acaba sendo uma grande jogada no campo do marketing, que onde a M$ tá jogando.

Vamos divulgar o desafio em tudo que é lugar para que pessoas que estejam com medo de usar Linux vejam que nós usuários não tememos.

Agora vamos ver se a M$ processará alguém ou vai parecer que era blefe mesmo. Nas duas ações ela sairá perdendo.

(quem têm medo de uma empresa que patenteia o duplo-clique, se a empresa que poderia patentear o clique de mouse não o fez?)


Comentário de Critico
Com inuteis? Nem pensar!!!!: Imagine, a Microsoft perdendo tempo, processando usuarios sem grana! Seria um contracenso. A Microsoft como empresa dominante do mercado de software nao se pode dar ao luxo de perder tempo com provocação de 'cheguevaristas desocupados'.

Será que algum alto executivo da Novell foi lá colocar seu nome?
Processar um ze-ninguem? NEM EU TENTARIA.
Comentário de Rafael_
A comunidade que me desculpe: A comunidade que me desculpe mas vejo isso como imaturidade. A Micro$oft diz "A" e todos agem como um cachorrinho buscando revidar a provocação. Me desculpem mas NÂO! a campanhas idiotas como essa. Deixe a empresa falar o que quiser, falar não fere. A comunidade deve se empenhar é em melhorar o que ELA possui, pois somente assim irá melhorar a imagem dela fora daqui.

Alias, com tudo isso me pergunto: que comunidade existe? A dos briguentos que ficaram de fora do mercado e estão com dor de cutuvelo? Eu uso Linux, colaboro como posso, mas reclamar, e me preocupar em revidar provocações que nem fundamentas foram, me poupe. Tenho mais o que fazer.
Comentário de ceti
Concordo: Concordo com o Rafael.
Isso não passa de oba-oba de desocupados. Além disso, eles esperam mesmo ficar SEM resposta. Porque se a M$ resolvesse processá-los... sai de baixo! Quem tem grana prá pagar bons advogados?


--
long live rock!
Comentário de Everaldo Canuto
Duas coisas: 1. A a Microsoft junto ao anúncio sobre 235 violações não disse também que não pretente processar ninguém (ao menos por enquanto)?

2. Se ela fosse processar não seria aos desenvolvedores ou empresas desenvolvedoras a quem ela processaria?

Diante dessas duas colocações, qual o sentido desse "oba-oba" todo?
Comentário de CWagner
1 - Uma demonstração de: 1 - Uma demonstração de que os usuários de SL não são tapados, ignorantes, medrosos, indiferentes, apolitizados, acomodados e relapsos a ponto de sequer esboçarem uma reação, por mais absurda que possa parecer para a maioria dos simples usuários-leigos-que-nada-sabem-mas-tudo-querem-daquilo-que -nunca-irão-entender.

2 - Mostrar que o mercado passa por mudanças que nem a M$ pode fingir que não estão acontecendo e que ainda assim tem certeza que pode continuar com suas atitudes mesquinhas e criminosas.

3 - Lembrá-los que grande parte dos usuários de Linux/SL são formadores de opinião com idéias claras do que é e do que pode ser o mercado de informática para desktops e servidores.


Saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de profano
MS não processará ninguém...: Saudações a todos;

A MS não processará ninguém, nem "por enquanto" nem "nunca".

Qualquer iniciativa nesse sentido, logo de início seria contestada por qualquer "processado", no sentido de apresentar provas ao Tribunal que não tem TELHADO DE VIDRO. Assim, teria que abrir o código para comprovar que suas "patentes" seriam anteriores aos scripts contestados.

Se não por conhecimento, ao menos por intuição muitos vêm apondo seus nomes na "Lista" (Eric C. Raymond tem o nº 130); pois esta é uma forma válida de fazer calar as sandices verborrágicas da MS, nas palavras dos seus "Pregadores do apocalipse", liderados pelo Sr. Steve Balmer.

Esse movimento é justo, por ser a contra-ofensiva à arrogância, à prepotência e pedantismo dos insanos que, diante da sua incompetência de sanar os problemas de seus produtos inseguros passam a imitar os "moleques", atirando pedras às árvores que dão bons frutos.

Estou com tanto "medo" de ser processado que, certamente, nem vou dormir durante um mês... Quá, quá, quá ...

Saúde e Paz a todos;
Profano.
Comentário de curioso_original
A volta dos que não foram...: Olha aí quem ressurgiu das cinzas! Agora só falta o Patola ressuscitar o Linuxfud e postar mais aqui, o Kid-X voltar com os arranca-rabos dele, o Damarinho com os comentários robóticos pré-formatados e o Vmedina batendo boca com o Augusto :)

Comentário de popolony2k
Até mesmo porque .....: ....dentre esses zé manés tem um monte de gerente de CPD, CTO's, CIO's de empresas usuárias de software que são entusiastas de Linux e processar um desses certamente fechará diversas portas no mundo empresarial.

Finalmente encontrei alguém tão mala, sem noção quanto minha pessoa........embora muitas vezes eu caia na bobeira de ser sensato.


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
Hummmmm......: ...precisas exprimir mais vezes sua sabedoria.

A comunidade de SL necessita de suas sábias citações.

Deixo aqui meu registro de apreciação a seu último comentário.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Gilzamir
Comentário um pouco infeliz: Desculpe-me, mas esse seu comentário foi um pouco infeliz, desde quando é preciso abrir o código-fonte para provar que alguém está violando alguma patente. Todo dia nós violamos patentes, quando executamos dois cliques. Agora, uma coisa, quantos tribunais e quantos anos serão necessários para processar todas as pessoas que executam dois cliques. E quantas vezes as pessoas serão processadas. As patentes (na forma como hoje é tratada judicialmente) é um problema para qualquer área. Uma vez vi um doumentário na TV Cultura mostrando que uma pesquisa em busca de remédios para tratamento do câncer foi cancelada porque estava violando uma patente da industria farmacêutica.
Comentário de Terramel
Critico: Crítico: A M$ nem consegue processar a gente! Ela não tem nem motivos e nem coragem para isso! Ela inventa essa história de patentes mas não mostra onde estão! Acho que fica estranho você vir aqui e ficar falando essas coisas mesmo sabendo que está errado...

Se nós somos insignificantes, então porque a M$ não processa a IBM ou as várias outras empresas que usam Linux? Por que ela não processa a NASA? Ou sei lá, a Casa Branca? ou então o FBI?

http://toolbar.netcraft.com/site_report?url=http://www.nasa.gov
http://toolbar.netcraft.com/site_report?url=http://www.whitehouse.gov
http://toolbar.netcraft.com/site_report?url=http://www.fbi.gov

Crítico, não perca tempo vindo aqui fazer FUD... Ninguém vai te levar a sério e ainda vai acabar sendo esculachado! Se limite a fazê-los em seu blog para leitores que assim como você usam Ruindows e tem coisas mais importantes a fazer do que aprender um sistema novo... Tem que passar antivirus, antispyware, formatar a maquina 1 vez por mes e várias outras tarefas do dia a dia do usuário windows....
Ah, como está o cursinho de computação que falei para você fazer? Já começou?

Abraços

Leonardo Ribeiro (Terramel)
Comentário de emanuelsan
patente dos dois-cliques é balela: 1 - é preciso lembrar que patentes são restritas a países. Pelo que sei a M$ não pode processar ninguém no Brasil por quebra de patentes que só valem no States. Aqui não se pode patentear idéias apenas produtos.

2 - Disseram aqui que essa patente do duplo-clique só vale na Austrália.

3 - Mesmo que valesse essa patente do duplo-clique aqui nas terra tupiniquins eu ficaria com mais medo se fosse uma patente sobre um clique apenas. Se a empresa que inventou o mouse não patenteou o clique pq ficaria com medo de uma que patenteou 2 ou mais cliques. Para mim essa patente é um lixo.

A iniciativa de chamar para briga a M$ pode não fazer ela processar ninguém, isso muito de nós sabemos. O que vale, para mim, é o efeito marketing.

A M$ diz, que nós violamos patentes, nós dizemos venham nós processar, ela não faz nada. Não importa que ela não faça pq não vale a pena, o que importa é a impressão que isso causa na mídia. A M$ está usando marketing para meter medo nós usuários e empresas que querem usar linux essa contra-ofenciva é também na área de marketing.

Comentário de emanuelsan
Não importa:
Imagine, a Microsoft perdendo tempo, processando usuarios sem grana!


Esse argumento não importa, o interessante para mim é o efeito que têm na opinião do público de informática. O importante é o desafio claro e direto.
Comentário de Gilzamir
Duplo Clique: Quanto ao duplo-clique, esqueci das exclamações (!) para denotar irônia. Cuidado, esse efeito que você disse que vale, pode valer contra o software livre também. As pessoas estão subestimando o pessoal da Microsoft. Olha que eles não são crianças não (apesar de deixarem parecer). Há muito tempo eles estão nessa luta, já derrubaram muita gente. Cuidado, eu não duvido nem um pouco que eles tenham previsto esse tipo de comportamento...Olha que os cara tem história para contar quando o assunto é ganhar mercado ou manter o mercado conquistado por eles.
Comentário de Terramel
M$, um animal acuado pronto para o abate...: A M$ está morrendo e tenta desesperadamente se livrar disso usando as táticas que sempre usou... Agora está desesperadamente atacando com FUD para tentar manter seu monopólio.. A cabecinha deles parece achar que a única forma de lutar com o Software Livre é com essa história de patentes. É claro que isso é rídiculo! Eles devem aprender que não tem como deter o avanço do Software Livre e agora a única coisa que eles podem fazer é tentar cooperar e voltar a andar ou continuar tentando fazer o FUD e morrer aos poucos como está acontecendo... Vamos ver o que o futuro lhes reserva...
Comentário de Mario Buratto
Microsoft e Google AdSense: A microsoft comprou anúncios no adsense para serem exibidos em páginas com conteúdos sobre linux. É importante que os Webmasters fiquem de olho nisso, pois o conteúdo dos anúncios, em geral, estão defamando o linux.
Um exemplo é o AdSense desta mesma página. Verifique por vc mesmo o conteúdo dos anúncios AdSense nesta página.

Fica o aviso.
Abraço a todos,

Buratto
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004