Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Acessibilidade na Internet


“A equipe do AcessoDigital gravou um vídeo que mostra a dificuldade do acesso a tecnologia por deficientes. Incrível como o projeto de produtos tecnológicos apenas levam em consideração pessoas sem deficiência. O que mais me comoveu foi ver a Internet e seu grandes portais totalmente ignorando os deficientes.”


Enviado por Evandro (silvestreeΘgmail·com) - referência (eutambemvoureclamar.wordpress.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de evandrofisico
links: e uma dica pra quem quer verificar a funcionalidade de seu site para deficientes visuais é usar o links, que tem estrutura de navegação semelhante aos "screen readers" utilizados por eles.
Comentário de marcanth
Acessibilidade: Eu sou web designer e vejo o quão o mercado está preocupado em contratar programadores que saibam linguagens como PHP, MySQL, .NET, ASP, entre outras e que as vagas para um profissional de programação são de 90% contra quase nada para web design. Mais especificamente, o que quero dizer, é que o profissional que traduz um design para códigos XHTML, CSS, Javascript, etc, quase não é procurado ou querem que uma pessoa que programe nas linguagens que mencionei acima, também se preocupe com isso tudo. Este profissional de XHTML, etc, também deve pensar, na hora em que vai fazer o site, na questão da acessibilidade e isso hoje em dia quase não é feito, pois leva tempo, as coisas são para ontem, os programas de gerenciamento de conteúdo em sua maioria escrevem códigos inválidos e, quando usam folhas de estilo, o fazem no meio do código (HTML) quando deveriam estar no arquivo .css. Testar a acessibilidade de um site, (ou a interface de um sistema, ou um programa) é um trabalho um pouco complicado e demorado, por isso, muitas empresas não querem "perder tempo", já que "tempo é dinheiro". No entanto, esta mentalidade já deveria (em minha opinião) ter começado a mudar... de maneira mais perceptível, claro. Fazendo uma comparação, é como se o mercado procurasse mais especialistas em neurologia e quase nada em cardiologia.
Comentário de kleverson
Acessibilidade daria mais lucro: O que os donos de sites têm que perceber é que, a investir em acessibilidade, conquistarão milhões de novos visitantes / clientes, no caso as pessoas com deficiências, que são um percentual considerável na sociedade.
Não existem dados exatos sobre quantas pessoas com deficiências existem no país, pois os sensos são feitos por estatística / amostras, mas de qualquer modo, todo mundo um dia acaba adquirindo uma deficiência ao longo da vida, principalmente ao ficar idoso. Daí porque investimentos em acessibilidade com certeza seriam compensados pela nova clientela conquistada.

[]'s
Comentário de Flavio Carreira
Acessibilidade: Infelizmente o mercado profissional se comporta como há 5 anos atrás, achando que acessibilidade vai de alguma forma complicar ou encarecer o andamento normal de um projeto, o que convenhamos, pra quem entende, nada mais que mito.
E dá-lhe Flash na cabeça, pq ainda preferem gastar com um animações caras, inacessíveis e inúteis, ao invés de ampliar o leque de pessoas que utilizariam o site/projeto.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004