Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Captcha@Home: Aplicação de inteligência artificial em computação distribuída

O preenchimento de captchas, imagens contendo texto propositalmente distorcido que deve ser digitado pelo usuário ao acessar diversos serviços on-line, é um desafio comum para pessoas com necessidades especiais, principalmente no caso dos deficientes visuais.

O reconhecimento de padrões necessário para preencher de forma automatizada a maioria dos modelos de captcha está ao alcance dos computadores modernos, mas de modo geral os PCs domésticos não têm velocidade suficiente para resolver o captcha com 98% de certeza em um tempo suficientemente curto para evitar o timeout da aplicação on-line.

Por esta razão, pesquisadores do Laboratório de Acessibilidade Avançada da UTERJ desenvolveram o Captcha@Home, um sistema distribuído (nos moldes do conhecido SETI@home) especializado em resolver captchas. A rede do Captcha@home atualmente conta com 320 CPUs participantes, sendo que durante a fase de testes, 42 deles atuam como spiders, continuamente varrendo sites que usam captchas para obter aleatoriamente os gráficos que serão "quebrados" ou interpretados pelos demais integrantes da rede.


O Captcha@Home votou 822.439 vezes a favor de Flávia Viana


O sistema de reconhecimento de padrões foi desenvolvido inteiramente em software livre, com base no Tesseract OCR e adição de técnicas de inteligência artificial. Durante a fase de testes, realizada nos 3 primeiros meses de 2007, foram empregados 42 computadores spiders, simulando o comportamento de usuários comuns, acessando automaticamente formulários on-line, distribuindo os captchas aos outros nós da rede para decodificação, e em seguida enviando a resposta ao website em questão.

Enquanto isso, os demais computadores integrantes da rede Captcha@Home rodavam um software ativado automaticamente pelo seu protetor de tela, em que o PC passa a atuar como decodificador dos captchas enviados pelos demais nós que estão em modo de baixa demanda. A capacidade de processamento é geométrica: 64 nós em modo de alta demanda conseguem quebrar, em média, 29 captchas por minuto. Já quando há 256 nós operando simultaneamente, a capacidade aumenta para mais de 720 captchas por minuto.

Os testes do software foram realizados ao longo dos 4 últimos paredões do Big Brother Brasil 7, produzindo votos sempre contra a permanência do participante Diego, de modo a facilitar a contagem dos resultados a partir dos números oficiais divulgados pela emissora. O teste final ocorrerá nesta terça-feira, com a meta de gerar pelo menos 2 milhões de votos para a oponente do paulista Diego.

Saiba mais (bbb7.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de eljunior
huahuahuahua!!: huahuahuahua!!

--
http://vimmer.wordpress.com
Comentário de Vinicius Cordeiro
Cuidado com aquilo que você: Cuidado com aquilo que você lê... :)
Comentário de leo.fontenelle
Divertido: A maioria das pegadinhas de primeiro de abril demoram um dia para serem desmentidas, mas essa é mais didática. Para desvendá-la, basta ler o artigo do começo ao final :)
Comentário de MaaT
Muito Boa: Realmente tinha acreditado..achei estranho a ideia de deixar claro que estavam votando contra o Alemao mas como eu gostei da ideia relevei..

Muito boa mesmo!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004