Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

ABNT estaria prestes a decidir o voto brasileiro sobre o OOXML


“Segundo informa o site openxml.info, o voto brasileiro sobre os formatos de arquivo para documentos vai ser decidido nas próximas duas reuniões da ABNT, sendo que a imediatamente próxima está marcada para 8 de agosto, na sede da ABNT no Rio de Janeiro.

O site conclama empresas e representantes de organizações com voto na ABNT para que participem destas reuniões e votem, pois os proponentes do OOXML estariam atuando de forma organizada para promover a presença de votantes favoráveis ao seu posicionamento. No momento, segundo dados do openxml.info, a posição é francamente favorável à proposta da Microsoft: a última reunião teria contado com a presença de 45 instituições e, pela pesquisa feita, mais de 2/3 eram pró-OOXML.”


Enviado por André Cruz - referência (openxml.info).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de semente
Aonde esse povo tá com a: Aonde esse povo tá com a cabeça!?

--
# aptitude install anarchism
Comentário de popolony2k
A grande pergunta é...: ...a ABNT tem alguma capacitude técnica para decidir sobre tal assunto ??

Não apenas isso, mas o aval dessa instituição tem valia para assuntos técnicos na área de tecnologia da informação ???


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de terramel
O que devemos fazer?: O que devemos fazer? Bom… Como todos somos profissionais ativos, vamos ignorar o OOXML se ele for aprovado, ou seja, mesmo que se torne o padrão, vamos continuar usando o ODF e evitar a todo o custo o OOXML. Um cara tá querendo que a gente mande pra ele um arquivo em OOXML???? Manda então ele dar um jeito de converter o ODF, mas eu pelo menos NUNCA VOU USAR DE JEITO NENHUM ESSE OOXML!!!!

Mais uma coisa… Pelo menos vamos saber os nomes das empresas que votaram pelo OOXML (em Portugal o blog "Software Livre no Sapo" - http://blog.softwarelivre.sapo.pt - já postou)! Caso o OOXML ganhe aqui no Brasil também, basta pegarmos os nomes das empresas que votaram nele e divulgar para todos que apoiam Software Livre e padrões abertos e que são contra o monopólio e o jogo sujo da M$! Colocaremos nos blogs, sites, falaremos para amigos, vizinhos, família etc. Vamos boicotar ao máximo essas empresas!

Está na hora de nos unirmos contra o mal comum!

CHEGOU A HORA DE LUTARMOS PELA LIBERDADE!

Abraços
do Terrinha
--
http://terramel.wordpress.com
Comentário de lucasarruda
Com certeza não tem.: A ABNT é altamente conhecida, e com razão, por tomar as piores decisões possíveis em termos de facilitar e de fazer algo de bom.

Realmente era de se esperar que ela fosse escolher algo que está mais próximo da maioria do que de um formato melhor que "só está" no OpenOffice.

Na boa a M$ podia muito bem ter implementado o OpenDocument no seu Office, mas quis criar algo seu para criar mais concorrência. É tão óbvio. Formatos anexados a empresas com fim lucrativo não deveria poder ser padrão de maneira alguma. Isso é monopólio descarado.

Mas, como realmente é típico da ABNT, não é? E como o poder e a influência comandam o Brasil, fica difícil conter isso. Divulgar ajuda, mas mesmo assim é complicado.
Comentário de Paranoicster
Simplesmente: A melhor solução que eu já vi...


Comentário de Manoel Pinho
Pensamento: A ABNT não tem a menor preocupação com a ideologia do software livre, que muita gente inclusive que se diz usuária de linux gosta de dizer que é coisa de radical xiita.

Eles vão simplesmente aceitar o que a M$ impõe porque vão alegar que é um padrão de mercado, padrão de fato, assim como aposto que se estivessem decidindo se iriam adotar o formato DWG do Autocad ou o 3DS do 3D Studio ou algum formato equivalente aberto, não tenho dúvida que adotariam os padrões proprietários, por causa do peso que as respectivas empresas têm no mercado de CADs.

Eu quero ver mesmo é o GOVERNO, este sim que deveria pensar nos cidadãos e ter preocupações com o armazenamento de milhões de documentos e arquivos de projetos em formato digital de IMPOR que os órgãos e empresas públicas e quaisquer empresas que participem de licitações OBRIGATORIAMENTE usem formatos abertos, não patenteados e livres de arquivos.
Comentário de P.
O que me decepcionou, nesse: O que me decepcionou, nesse governo, é que a bandeira do software livre foi levantada na campanha de 2002 - e, depois, nada. Fiquei de mal.

E, sim, concordo com você: os governo deveria adotar formatos abertos para todas as comunicações em que participa. Menos do que isso é excluir, ainda que só em parte, a população do processo democrático. Talvez um dia...
Comentário de P.
Interessante. É o jeito do: Interessante. É o jeito do cidadão comum fazer lobby. Vamos levar a campanha adiante. O OOXML provavelmente vai passar mas, quem sabe, talvez sirva de aviso para os próximos casos.
Comentário de sem@email.org
Se passar; juridico:
Se passar; juridico neles!!!!

A ABNT nao esta acima do bem comum! O Oficce eh propietario, e custa dinheiro (muito dinheiro). Faze-lo "padrao" eh como forçar milhares de estudantes no Brasil todo que nao tem dinheiro para comprar o office da M$ a piratear. Aprovar o padrao da M$ eh dar estimulo aos vendedores de CD's piratas com versoes piratas do oficce. Fazer o "padrao" da M$ como padrao no Brasil significara milhoes de dolares jogados no ralo por repartiçoes publicas e autarquias que tem autonomia para gastar dinheiro publico com compras sem dever explicaçao a ninguem! Afinal, vao citar a onipotente ABNT "que assinou embaixo" declarando o oficce da M$ como padrao.

Auditoria neles, auditoria na ABNT, vai que sai mais um escandalo igual aquele do ex-senador J. Roriz recebendo dinheiro de uma certa compania aerea para fazer vista grossa no caso de um certo acidente que acoteceu um dia.
Comentário de tux
Será q não caberia acionar: Será q não caberia acionar o ministério público??

Apenas acho q cada um quer impor seu padrão. O que deveria tá discutindo era interoperabilidade entre eles.

E a partir daí cada um q seja livre para utilizar o padrão q quisesse.

Eu uso broffice , sicrano usa M$office, mas a troca de documentos tem q ser a mais transparente possivel.

[]?


Comentário de Fábio Prudente
Esse jogo é diferente...: Em todo o mundo, as "regras do jogo" são organizadas de forma a manter o status-quo. Organismos de regulamentação, como a ABNT, nada mais são que associações, onde os membros votam e decidem. Nesse tipo de jogo, aqui ou em qualquer lugar, os votos são definidos pelo lobby, e não por razões essencialmente técnicas ou ideológicas, até porque a maioria dos votantes não têm profundo conhecimento sobre o que estão votando.

O SL tem vencido muitas batalhas no campo da competência dos produtos criados, mostrando claramente que um software (ou formato) desenvolvido de forma livre / aberta pode ser tão bom, ou melhor, que seu concorrente proprietário.

O problema é que, no campo político, o que vale mesmo é o lobby - no sentido mais amplo da palavra, e esse ainda é um tipo de arma que permanece exclusivamente nas mãos das empresas.

É preciso, portanto, criar organizações para defender os interesses e ideais do SL no plano político, de forma mais efetiva.

Obviamente, não vamos nos nivelar por baixo, exercendo o lobby com a compra de votos. Acho que um modelo interessante é o Instituto Ethos (www.ethos.org.br), uma associação de empresas cujo objetivo é defender valores de Ética e Responsabilidade Social.

Apesar de seus objetivos serem "idealistas", o Ethos tem receita regular. As empresas associadas pagam uma mensalidade, de acordo com seu faturamento e, em troca, ganham visibilidade e o direito a usar a marca do Instituto. Desta forma, o Ethos tem capital para exercer ação política concreta, comprando espaço na mídia, organizando eventos, patrocinando e promovendo iniciativas...

Não seria o momento de termos algo semelhante para defender os ideais e valores do desenvolvimento livre / aberto?
Comentário de Manoel Pinho
Maquiavel: Por isso a M$ está agindo maquiavelicamente ao não se opor frontalmente ao ODF (inclusive votou a favor dele), mas ao mesmo tempo não adotando o ODF como formato nativo do M$ Office e se opondo através de declarações e lobby pesado à imposição do ODF por qualquer governo. Criou um filtro de exportação para ODF muito do porco e hospedado fora do domínio microsoft.com (no clone de "sourceforge" deles) para dizer que o M$ Office agora pode ser usado por governos que decidam pelo ODF.

A M$ usa a desculpa esfarrapada que seus clientes precisam de um formato de arquivos baseado em XML e "aberto" (no sentido de ter uma documentação mas não totalmente livre de patentes ou implementável em outros sietamas operacionais) mas que tenha suporte a coisas das versões anteriores do M$ Office como autoSpaceLikeWord95, useWord97LineBreakRules, useWord2002TableStyleRules. Ou seja, ela apenas "ASCIIzou", "XMLizou" os formatos binários anteriores, sem a menor preocupação em criar um padrão universal e implementável por concorrentes ou softwares livres.
Comentário de Tux
Vamos Fazer uma petição.:
Vamos Fazer uma petição.

E obrigar todos os governos (municipal/estadual e federal) a utilizar o padrão ODF. Pra mim isso já basta. Pq é diheiro publico q nao será desperdiçado.

Para o uso domestico ou empresa privada q adote o padrão q quiser. Ou adota o ODF ou instale plugins para ler documentos.


[]?




Comentário de VagnerFarias
Não é a ABNT quem decide...: Pessoal,

Não é a ABNT quem decide qual será o voto brasileiro na decisão da ISO sobre o OOXML. Quem decide é um grupo, formado por indivíduos e empresas, após diversas reuniões. Existe também um grupo de trabalho técnico, responsável por avaliar a documentação do OOXML, efetuando observações e, eventualmente, subsidiando o grupo decisor com as informações relevantes.

Portanto, se eventualmente o voto brasileiro for considerado "errado", quando ocorrer, eu diria que a "culpa" é do grupo, e não da ABNT.

A propósito, até onde sei, o grupo técnico é formado, entre outras pessoas, por estudantes da UNESP.

Eu entendo que a discussão deveria estar focada nos seguintes pontos:

- O OOXML tem as características técnicas necessárias para ser um padrão ISO?

- O OOXML tem as características legais necessárias para ser um padrão ISO?

- É válido, pelas regras da ISO, ter mais de um padrão para suprir a mesma necessidade (formato de arquivos, no caso).

- É necessário ter mais de um padrão para formato de arquivos?

[]s

Vagner.
Comentário de mvnascimento
De novo...: Já fiz essa pergunta mas não tive resposta. Se depois de aprovado o OOXML como padrão, for "descoberto" que são necessários softwares proprietários para ler/gravar alguns recursos, é possível de alguma forma que o OOXML deixe de ser considerado um padrão?
Comentário de Lucas_Panurge
a velha frase...: OOXML? No Thanks! =D

e danem-se os sunitas
--
http://gentletraveller.wordpress.com

Hail to power and to glory's way!

Comentário de popolony2k
Não sei porque, mas ....: ...sua citação tem meu apoio !

#.D

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de terramel
É isso ai!: Tem o meu apoio também!

OOXML, No Thanx!!!!!

E todos os que falam contra o ODF e a favor do OOXML estão defecando pela boca hauehuaeheueahu!

Muito GNU/Linux e Heavy Metal para todos!
--
http://terramel.wordpress.com
Comentário de emanuelsan
Pegou pesado: Uê Brain, pegou pesado com o rapaz. Nunca pensei que tivesse que usar o base64 para ler uma mensagem aqui!

E não tá faltando um pouco de transparência? (ou fui eu que perdi o anuncio das novas regras?) Quantos cliques em [troll/flame] são necessários para fazer a mensagem ficar assim? E quantos cliques em +1 são necessários para desfazer isso?

É claro que o TerraMel deveria procurar expressões chocantes menos ofencivas. Acho que depois dessa ele encontra.



Comentário de brain
Transparência: Não, emanuelsan, você não perdeu nenhum anúncio. Hoje às 22:30 terminam as 24h de teste das novas rotinas de extensão da moderação dos comentários, e aí eu aviso e explico. Não dava de anunciar antes, porque ao longo do dia eu sabia que teria que fazer ajustes (e tive), porque alguns dos tipos de encoding são um pouco mais pesados para processar.

Mas em termos de score de moderação, clicar em [-1] e em [troll/flame] têm exatamente o mesmo peso, isso não mudou.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004