Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

abíblia - software de código aberto traz textos religiosos em português

A bíblia é uma compilação de obras que condensa fontes históricas da doutrina de uma série de religiões monoteístas populares. A versão adotada como referência para este software é a "Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal".




“A aBíblia sofreu outra grande modificação em seu desenvolvimento apartir da versão 1.1beta11, deixando de ser escrita em Kommander e passando a ser compilada usando a linguagem C++ com a biblioteca de classes Qt. Esta nova versão também inclui outras melhorias: Melhoria de desempenho da função de Pesquisa; Inclusão de contagem de versículos encontrados na função de Pesquisa; Ainda a função de pesquisa, que deixou de diferencias caracteres maiúsculos de minúsculos;Implementação da função de aumentar e diminuir o tamanho da fonte dos textos bíblicos. Baixe a sua agora mesmo:
http://www.comunidadeabiblia.net/abiblia - Agora disponível em pacotes Pré-compilados e Source (para compilação)!”


Enviado por Luis Vasquez (luisΘcomunidadeabiblia·net) - referência (comunidadeabiblia.net)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de edempoa
Acho que uma coisa: Acho que uma coisa interessante seria fazer uma tradução copyleft do texto bíblico. As versões mais usadas para estudo são todas copyrighteadas pela SBB e congêneres...
Comentário de Valdo
Parabéns pelo trabalho: Parabéns pelo trabalho!
Tenho acompanhado o desenvolvimento de aBíblia desde que o mantenedor anunciou sua versão no fórum do BigLinux.

Edempoa, a idéia do copyleft é boa. Já pensei em algo semelhante: pegar um texto, por exemplo, do NT grego de domínio público, colocá-lo em um banco de dados e convidar aqueles que têm conhecimento de grego bíblico em qualquer nível para produção de uma bíblia copyleft "opensource".
Lembrando que exitem textos da bíblia em português que já são de domínio público e servem de base para outras traduções, inclusive, por exemplo, o Sefer HaTeshuva promovida pelos judeus nazarenos (efraimitas).

Sds.
Valdomiro.
Comentário de John Doe
Feature: Eles poderiam colocar um botão para adicionar/remover as partes da Bíblia eliminadas pelo Concílio de Trento. ;)
Comentário de P.
Easter egg! :): Easter egg! :)
Comentário de ricardomoc
Tipos: Entre os tipos de bíblia conhecidas, sei de três tipos: a católica, com 73 livros, a protestante (alguns chamam de evangélica) com 66 livros (sete a menos que a católica) e a ecumênica, ou seja, adotada por várias religiões. Entre as católicas, existem diversas traduções, assim como entre as protestantes. Sempre procurei um software para utilizar em meu micro que contivesse os 73 livros, e sempre os achava para windows, e não para linux. Já consegui rodar um com o wine, mas não achei um nativo. Até que conheci o site http://www.bibliacatolica.com.br, que contém todos os livros e tem boas opções de pesquisa. Os desenvolvedores estão de parabéns pelo software, mas fica a opção para quem tem acesso a internet e procura uma bíblia católica fácil de consultar. Além do mais, pode ser consultada em diversos idiomas, inclusive...o finlandês.

-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de Luis Vasquez
Correção: O termo: "A versão adotada como referência para este software é a "Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal"." é incoerente.
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal não é o texto referência. Mas sim, referência para algumas das "Passagens" contidas no software!

Obrigado à comunidade br-linux pelo apoio!



BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004