Curiosamente, a patente em questão não é relacionada diretamente ao kernel Linux, mas a interfaces gráficas. Seu título é: "User Interface with Multiple Workspaces for Sharing Display System Objects", ela foi emitida em 1991, e já foi usada para uma ação contra a Apple, resolvida fora dos tribunais.
Ainda mais curiosamente, a IP Innovation, empresa que está processando a Red Hat e a Novell, recebeu 2 reforços em seus quadros recentemente: em julho ela recebeu um executivo vindo diretamente da Microsoft, e no início de outubro recebeu outro, desta vez um "cara de patentes", como descreve o Groklaw. Não que isto invalide de alguma forma o processo em si.
Para quem estava torcendo há bastante tempo para que a questão fosse levada aos tribunais, eis aí a notícia tão aguardada. Vamos ver como prosseguirá, e se vai ser cumprida a previsão de que este é apenas o primeiro de muitos.
Veja também a
cobertura da Linux Magazine (linuxnewmedia.com.br), rica em detalhes, enviada pelo Rafael Peregrino da Silva (rperegrinoΘlinuxmagazine·com·br). O texto abaixo foi enviado pelo leitor Freedom.
“Surgiu uma notícia no Groklaw de que uma empresa chamada IP Innovation, LLC abriu um processo contra a Red Hat e a Novell por infrigir uma de suas patentes.
O processo foi aberto no dia 9 de Outubro no estado do Texas. Segundo o Groklaw, trata-se do primeiro litígio do tipo envolvendo patentes e o Linux. E este é o link com o PDF contendo detalhes sobre o processo. Será que o Steve Ballmer tem mesmo alguma razão sobre as supostas violações de propriedade intelectual da Microsoft com respeito ao Linux?”
Enviado por Freedom (freedomΘmailinator·com) -
referência (groklaw.net).