Aaron Seigo, um dos desenvolvedores internacionais do KDE que participaram dos debates promovidos pelo InfomediaTV durante o fisl7.0, escreveu um
relato sobre sua participação em uma recente reunião do LSB, o grupo que procura definir uma especificação e um padrão que permitam aos desenvolvedores independentes de software aplicativo serem capazes de fazer seus programas rodarem em qualquer distribuição que implemente o padrão.
Estavam presentes à reunião que durou 16 horas (ao longo de 2 dias) representantes da Red Hat, Novell, projetos multimídia, KDE, IBM, Intel, Canonical, X.org, Linuxtesting.org e FSG. A tônica dos debates incluiu diversos temas, desde como tornar a LSB mais relevante para os desenvolvedores de software, até quais as características de uma boa plataforma.
Além das discussões sobre fontes, impressão, multimídia e desktop, me chamaram a atenção especialmente as conclusões sobre a possibilidade de padronizar um mecanismo que permita a criação de instaladores no estilo Install Shield, capazes de funcionar em qualquer distribuição com suporte ao LSB (ou a uma versão futura desta especificação, que implemente este padrão), mas não de forma apartada, como as diversas alternativas que já existem neste estilo: este novo instalador iria se integrar ao gerenciador de pacotes de cada distribuição. Palmas para eles.