“Boas e más notícias para os que esperam ansiosos por um projeto consistente de software para criação de animações SWF em Linux. Pessoalmente já testei todos os projetos para Linux e garanto que ainda não há nenhum com a maturidade suficiente para se produzir animações com qualidade profissional. Mas aposto no projeto UIRA que ainda está engatinhando, mas que promete se tornar um grande software.
Reproduzo abaixo um trecho importante do texto de autoria de um dos colaboradores dos principais projetos para 'Flash no Linux', não deixem de conferir a matéria na integra.
'Este post poderia chamar-se A verdadeira historia do Qflash, F4l e Uira ou alguma barbaridade similar. Vou falar-lhes destes softwares livres com os quais colaboramos muito estreitamente. Tudo começou no principio de 2005. As alternativas a Macromedia Fflash em linux são escassas e nós decidimos criar um projeto próprio. A partir do código de flash4linux (f4l), fomos reescrevendo muitos módulos para solucionar muitíssimos bugs e adicionamos outras funcionalidades. Na realidade, f4l sempre teve problemas na hora de criar Flash, digo, embora atualmente possa fazer animações com ele, há grandes problemas de desenho que não permitem avançar de maneira importante o projeto e que impedem que seja uma alternativa válida.
Mas a partir deste código, em uns 6 meses chegamos ao qflash. Qflash pode criar animações básicas, adicionando textos, polígonos, formas básicas, botões, quadros de texto, actionscript.
Asim chegamos a Agosto/Setembro de 2005. Foi quando Florian Delizy (goutnet) colocou-se em contato com ambos os projetos: F4L e Qflash. Entre todos analisamos a situação e decidimos criar um projeto novo, chamado Uira, e que desenharíamos do zero para criar, a longo prazo, um grande projeto de animação.”
Milagre... (não é um fork!)
Parabéns.
Completando a historia, e esse ktoon? qual a diferença ele para os demais?