Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

A verdadeira história do Qflash, F4l e Uira

“Boas e más notícias para os que esperam ansiosos por um projeto consistente de software para criação de animações SWF em Linux. Pessoalmente já testei todos os projetos para Linux e garanto que ainda não há nenhum com a maturidade suficiente para se produzir animações com qualidade profissional. Mas aposto no projeto UIRA que ainda está engatinhando, mas que promete se tornar um grande software.

Reproduzo abaixo um trecho importante do texto de autoria de um dos colaboradores dos principais projetos para 'Flash no Linux', não deixem de conferir a matéria na integra.

'Este post poderia chamar-se “A verdadeira historia do Qflash, F4l e Uira” ou alguma barbaridade similar. Vou falar-lhes destes softwares livres com os quais colaboramos muito estreitamente. Tudo começou no principio de 2005. As alternativas a Macromedia Fflash em linux são escassas e nós decidimos criar um projeto próprio. A partir do código de flash4linux (f4l), fomos reescrevendo muitos módulos para solucionar muitíssimos bugs e adicionamos outras funcionalidades. Na realidade, f4l sempre teve problemas na hora de criar Flash, digo, embora atualmente possa fazer animações com ele, há grandes problemas de desenho que não permitem avançar de maneira importante o projeto e que impedem que seja uma alternativa válida.

Mas a partir deste código, em uns 6 meses chegamos ao qflash. Qflash pode criar animações básicas, adicionando textos, polígonos, formas básicas, botões, quadros de texto, actionscript.

Asim chegamos a Agosto/Setembro de 2005. Foi quando Florian Delizy (goutnet) colocou-se em contato com ambos os projetos: F4L e Qflash. Entre todos analisamos a situação e decidimos criar um projeto novo, chamado Uira, e que desenharíamos do zero para criar, a longo prazo, um grande projeto de animação.”


A nota foi enviada por Luis Otavio Lima Julio (luisotavioljΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de alexandre_parente
"...foi quando Florian: "...foi quando Florian Delizy (goutnet) colocou-se em contato com ambos os projetos: F4L e Qflash. Entre todos analisamos a situação..."

Milagre... (não é um fork!)
Parabéns.

Completando a historia, e esse ktoon? qual a diferença ele para os demais?

Comentário de Marcus VBP
Seria muito mais vantajoso investir no SVG: Eu gosto da iniciativa do pessoal, mas eu acho que ela deveria ser direcionada em se criar um player alternativo ao flash que use o SVG, que é uma alternativa livre e um Padrão Web, ao invés de trabalhar de graça para a Adobe, fazendo o trabalho dela.

Um player funcional e editor de SVG para web seria muito bem aceito por todos os designers web que se preocupam com os padrões web (um movimento em ascenssão na area) e faria que a Adobe mexesse a bunda dela, pois os caras que estariam empenhados em fazer o trabalho dela (player e editor de flash para o Linux) estariam trabalhando em um rival em potencial.

Inclusive, escrevi um texto no meu site a alguns dias falando minha opinião.
Comentário de Ludi
Ktoon e Synfig: O Ktoon é o meu predileto. Eles estão fazendo o port para QT4 e, por conseqüência, ampliando o número de plataformas suportadas.
Mais recursos na próxima versão.

Vocês deveriam entrar em contato com eles.
Nessa área, (que falta programa) concorrência nem sempre é algo "bom".
Comentário de danielfl
Tem muitos..: Continuo achando que o pessoal deveria se unir e trabalhar em conjunto pra desenvolver algo desse porte.
Temos ae uns 10 projetos que se propoe a fazer a mesma coisa.. todos eles nao fazem o que se propoe. "um pouco" talvez.

Vamos supor que a Macromedia, no inicio, tivesse 100 funcionarios pra desenvolver um software de animacao vetorial e eles se dividissem em 20 grupos de 5... acho que eh que esta acontecendo.

Sou da seguinte opiniao: junta todo mundo entra em um consenso e comeca a desenvolver um unico aplicativo!


Comentário de Jango
Svg: Hola, perdon por hablar en español.

La notícia no está toda traducida del original, donde se habla de cosas importantes como que Uira soportará SVG y permitirá convertir Flash<-->SVG facilitando la implantación del formato SVG.
Comentário de alexandre_parente
Agora está perfeio, falta: Agora está perfeio, falta apenas um player svg.


Comentário de beto
O Firefox e o Konqueror (e: O Firefox e o Konqueror (e por consequência o Safari?) visualizam SVG nativamente. Deve haver algum plugin para o IE.

--
sapere aude
hackuna matata
http://beto.mayer.art.br
Comentário de bebeto_maya
__Acho que um player em SVG: __Acho que um player em SVG é ótimo...Para a gente. Pois para a esmagadora maioria, SWF, fechadinho nas mãos da Adobe, é mais que satisfatório...Os vetoriais da extinta Macromedia são excelentes, você lida com elementos vetoriais que mais parecem bitmaps flexíveis...O detalhe é a facilidade com que se pode editar formas no Flash...Você apaga seguimentos com perfeição e desempenhos ímpar.Coisa que a Corel nunca conseguiu com seu restrito CDR.

__Sim, sei que é díficil transformar SVG num padrão, como gostaria de fato...E digo isso, porque o Illustrator usa SVG com bastante perfeição, e poucos são seus usuários que se tocam que SVG é padrão para vetorial...É muito díficil mesmo...Por isso acho que o Linux deve seguir sempre o padrão, mas garantir compatibilidade com alguns travestis com os quais estamos acostumados.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de rca_cap
Ferramenta para desenvolvimento SVG: SVG trabalha com JavaScript certo?
Criando uma ferramenta que automatize esse serviço e fosse compatível o SVG nativo do Firefox e do Opera, já era um bom início.

O Pessoal do Firefox, poderia criar um plugin para o Internet Explorer rodar o SVG. (A adobe já possui esse plugin).
Seria interessante para o Firefox, pq os sites com SVG rodariam melhor no Firefox que no IE, já que o Firefox tem suporte nativo ao SVG.

E pronto, estariamos no mercado, e poderíamos desenvolver home-pages com SVG no linux.

Tbm, tem o pessoal (esqueci a empresa) desenvolvendo um plugin flash para linux, esse pessoal tbm poderia pensar no plugin svg para linux, windows e
Comentário de rca_cap
plugin Adobe: Existe sim, um plugin da Adobe para SVG para IE e Firefox
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004