Estou neste momento na segunda fila do auditório principal da PyConBrasil, assistindo à apresentação do Nate Aune sobre multimídia e Plone. Ele está apresentando um site (Plone TV) que inclui vídeo, áudio e screencasts, demosntrando como foi construído e como é administrado. Muito interessante, e me chamou a atenção que embora a palestra seja em inglês e sem tradução simultânea, o público está captando, interagindo, rindo das piadas e fazendo perguntas ao palestrante.
Assisti antes a outra palestra bastante interessante sobre um sistema em Python para captar dados oceanográficos a partir de câmeras de vídeo instaladas no litoral, apresentada pelo seu desenvolvedor, Pablo Gautério Cavalcanti.
Tive que perder algumas palestras anteriores para conhecer as outras atrações do evento. Fiquei impressionado com o número de participantes nas aulas que estão sendo ministradas, todas as salas estão com 100% de lotação. Visitei a aula que o Elvis Pfutzenreuter (que na década de 90 foi um dos primeiros colaboradores com conteúdo original para o BR-Linux) está ministrando sobre desenvolvimento Python para os celulares da Nokia, e percebi o entusiasmo do público. Havia computadores em todas as bancadas de 2 alunos, mas vários alunos levaram seus próprios notebooks e celulares Nokia com suporte a Python para eventualmente testar na prática imediatamente o que aprenderam.
Saiba mais (pyconbrasil.com.br).