Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

A portaria da sua empresa tem PC rodando Linux?

Avi Alkalay (avibrazilΘgmail·com) mandou um link para seu brevíssimo relato de uma visita sua a uma unidade de um órgão público federal, quando percebeu que os micros da recepção rodam Linux. É mais do que podem dizer até mesmo alguns dos maiores eventos brasileiros de software livre, e um bom exemplo neste sentido. O caixa do supermercado onde compro o pão nosso de cada dia usa Linux também, mas na portaria do meu prédio não tem micros ;-) Você se surpreendeu ao encontrar Linux em lugares inesperados recentemente?

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de abcd
as lojas C&A também...: a C&A usa o opensuse nos terminais de auto-atendimento.

Comentário de edempoa
Que órgão público federal: Que órgão público federal é esse??? Eu sou servidor público federal e tenho que ficar todo dia dando Ctrl+Alt+Del nessa joça aqui. E o povo que aguarde a boa vontade do meu pc... =P

Update: Cliquei no link e descobri que órgão é esse rs. Mas o SERPRO é uma empresa pública, como a CEF, eu achei que ele tinha visto alguma coisa na Receita, INSS ou coisa do gênero.
Comentário de Gabriel Duarte
Nas lojas Magal também!: Certa vez fui em uma loja Magal (bem popular aqui no Rio de ajneiro) e quando fui ap caixa pagar, me surpreendi ao ver aquele pinguim na tela. Se não me engano, as lojas Renner também usa Linux!
Comentário de Night64
Nos supermercados da rede: Nos supermercados da rede Carrefour todos os caixas rodam Linux.

Eu acho que o linux no Desktop já chegou, pelo menos em todas as empresas que pensam na relação custo/benefício. Pra que pagar uma licença de Windows para meus funcionários usarem os sistemas (web) da empresa, digitarem textos, executarem tarefas administrativas, se com SL eu faço a mesma coisa com custo muito menor?



Qualquer tecnologia, não importa o quão primitiva, é magia para quem não a entende - Florence Ambrose
Comentário de joaocep
Eu já instalei debian com: Eu já instalei debian com webcam em uma portaria, para identificação de moradores, e isso faz tempo.

Linux em frente de caixa no RS, eu conheço a Lojas Renner, supermercados Asun, Carrefour, Manlec...

--
João Luis Mancy dos Santos / Porto Alegre-RS
joaocep at yahoo.com.br
Uin: 82889044
Comentário de augusto.ferronato
A Real Expresso também usa: A Real expresso (empresa de transporte) também utiliza Linux, inclusive o sistema (que me parece parte ser desktop) é utilizado em Ambiente Linux :D, mas ainda tem uns Rwindows por lá .

Abraços


______________________________________________________________
"Segurança da Informação se faz com tecnologia, processos e pessoas, e a formação destas exige mais que uma seqüência de treinamentos. Porque você treina macacos. Pessoas,você educa.
Comentário de Roger Leite
Nas lojas Colombo também !: Não sei se é em todas as lojas, mas quando estava comprando uma camisa na Colombo reparei no Pinguim do Caixa ! Eles acessam um sistema web com o firefox ... coisa linda !
Comentário de fabio.mazzarino
Eu me espanto quando não tem:
Eu me espanto quando não tem Linux.

A última vez que me espantei foi no elevador, um terminal de publicidade rodando WindowsXP. Como que pode gastar dinheiro com algo que não justifica nem o investimento? Seria mais barato, técnicamente superior, e não faria a mínima diferença para o operador, afinal de contas, não tem operador! O terminal fica somente mostrando vídeo (ou flash) continuamente!

Aliás, eu fiquei sabendo que era WindowsXP pq abriu um popup indicando que a rede wireless estava disponível. Lamentável.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Doses Diárias - Achados de um Programador na Internet
http://dosesdiarias.seucaminho.com
Comentário de eljunior
já vi nas farmácias: já vi nas farmácias Panvel, também.
Window Maker, por sinal. :)

--
http://vimmer.wordpress.com
Comentário de ceti
Em Juiz de Fora...: ...a Livraria Liberdade (que nome bonito!!! prá lá de compatível) roda Linux, no caso o Fedora. Perguntei pro cara se tava "beleza" e ele respondeu:"tranqüilo!".

long live rock!
Comentário de acefalo
Meu sobrinho ajuda na: Meu sobrinho ajuda na administração da igreja Congregação Cristã no Brasil (CCB), na cidade onde mora. Tempos atrás ele me disse que tinham adquirido para a igreja um computador desses com linux, que foi logo substituído por um WinXP piratão.

Lembro que provoquei ele, dizendo que tal prática não convém a uma igreja evangélica.

Ontem ele me contou que a CCB criou uma distro própria para evitar a utilização de softwares piratas, uma tal de CC Linux. Pesquisei na Internet, mas nada achei; eles não utilizam oficialmente nenhum meios de comunicação de massa ...


Comentário de FMC
No estacionamento...: Eu achei um barato ver um Ubuntu no caixa do estacionamento do Chico Burger na Av. Ibirapuera - São Paulo - SP.

Pois é, Linux já é para qualquer um, não há como negar!

[]'s, FMC!
Comentário de carnedepassaro
nos caixas do estacionamento: nos caixas do estacionamento do mogi shopping também usam, mas não sei qual distro pois só deu pra ver a aplicação rodando em cima do kde, e eu sei que nas casas bahia também usam, se não me engano o suse
Comentário de Juliano R.
Cc Linux?: OIá, meus pais frequentam esta mesma igreja e eu gostaria de ter o contato do seu sobrinho.
Eu dou suporte nos micros da igreja onde meu pai frequenta, e ele insiste em usar Microsoft Windows.

Comentário de Rodrigo Maia
no Covabra: No supermercado Covabra em Campinas usam Linux desde o estracionamento até o sistema de atendimento, caixas em tudo..

Vi no estacionamento, o ke me parecia ser Kurumin e dentro da loja Ubuntu com Xfce..

bem loko.. :)
Comentário de Bruna
Linux: Vejo linux em todo lugar... Para vocês terem uma idéia, fui à Ciudad del Este no Paraguai em uma loja de eletrônicos e lá estava... uma distro linux rodando com o amsn aberto.

Hoje mesmo fui comprar um CD em uma grande loja do ramo aqui em Porto Alegre e bingo... eles estavam usando Conectiva (sim, conectiva, aquele já falecido...).

No supermercado perto de casa que é na verdade é uma cooperativa, também usam linux.
Já vi linux rodando também em farmácias, em restaurantes e free shops.

Se continuarmos desse jeito a tendência é melhorar :)

Comentário de Bruna
Apenas atualizando...: Apenas atualizando...

O supermercado que citei é o Big Mix de Porto Alegre da rede Unisuper (que é uma cooperativa) e a loja de CDS é a Multisom.

Abs!
Comentário de Jerônimo Alves Nascimento
Linux nos Capuchinhos: Os Capuchinhos Menores, uma instituição religiosa de pernambuco, já usa o GNU-LINUX á um bom tempo, no início houve uma pressão para que o mesmo não fosse usado, e só em olhar para a tela do monitor, os usuários, logo reclamavam, mas com o uso diário, eles se adaptaram, e não mais reclamam. Fazem tudo que precisam no GNU-Linux e ainda se divertem; com uma observação, os micros nunca param e nem pegam vírus.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004