Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

A Apple é uma grande adversária do Linux no desktop?

Um artigo do Apple Matters, intitulado "Apple is Killing Linux on the Desktop", conduz a uma série de questionamentos interessantes sobre quais são os diferenciais do Linux (e do Mac OS X) nos desktops de hoje e do futuro próximo.

O artigo parte de uma pesquisa recente mostrando que o número de usuários que acessam a web a partir de desktops Apple cresceu bastante recentemente, em números absolutos, enquanto o equivalente do Linux continua com percentuais bem menores, e crescimento absoluto consideravelmente menor. Ao assumir como premissa que ambos os sistemas operacionais são alternativas à hegemonia do Windows, o autor passa a elencar uma série de motivos pelos quais acredita que um número tão grande de usuários prefira o desktop Apple ao desktop Linux.

Não sei se os dados da pesquisa mencionada são representativos da população (sei que outras pesquisas mostram resultados bem diferentes, em decorrência da sua metodologia e amostra), mas o ponto aqui não é refutá-la - até porque, embora eu não ache que dados de pesquisas sobre acessos a sites da web possam ser extrapolados diretamente para outras conclusões sobre o desktop, acredito que as tendências possam estar corretamente identificadas.

Mas não concordo com todos os motivos a favor da Apple elencados pelo autor do artigo (até mesmo porque a minha escolha no desktop é o Linux, embora eu reconheça méritos técnicos e mercadológicos no OS X), mas ao mesmo tempo creio que é importante haver clareza dos diferenciais que levam outros usuários (que tenham estas alternativas) à escolha do Linux, especialmente no caso daqueles que estão migrando do Windows, e não os dos já entusiastas, e considerando com atenção motivos que vão além das questões ideológicas, de custo ou de compatibilidade com plataformas legadas. Mas me parece difícil organizar uma pesquisa ampla e objetiva sobre este assunto, infelizmente.

Saiba mais (applematters.com).

Veja abaixo manifestação do leitor Bebeto Maya sobre o mesmo tema.



Apple está matando Linux no Desktop?
por Bebeto Maya


“Para Chris Howard, do applematters.com , sim. A Apple e seu MacOS X estão aniquilando as chances do Linux para o usuário final. Ele cita uma pesquisa do NetApplications, onde aponta que o OS X já detém 7,31% do mercado de PCs enquanto o Linux amarga sua irrisória percentagem de 0,63%.

Segundo suas análises, não é díficil saber o porquê da minguada participação do Pingüim: A ausência do Microsoft Office, o fraco suporte, a falta da suíte da Adobe, o descaso com o usuário final.

Pessoalmente discordo do quesito suporte, alguém aqui, usuário de um produto Apple, está satisfeito com seu suporte? Nem sabemos onde pedir ajuda, quando o Mac OS X dá pau, somos apresentados ao mesmo terminal (muito mais espartano), do Linux, isso quando não aparece a bela tela do Kernel Panic do Mac...

Qualquer boa distribuição Linux roda bem na maioria do hardware oferecido pelo mercado, enquanto que o Mac só roda em hardware severamente homologado. As tentativas de hackers para converter o Mac OS X para PCs, e assim criar os famigerados Hackintoshes, são uma experiência aterradora para o usuário que adora o "Out of the box", o que comprova como o suporte da Apple para hardware de terceiros é ruim.

Não obstante, a fonte do autor, conflita com outras, e não leva em consideração que as estatísticas falam sobre máquinas e não sobre SOs, o que abre margem para uma série de variáveis, como a possibilidade de se instalar O próprio Linux no Mac. Outra estatística mas acurada, da www.w3schools.com, mostra uma pequena diferença a favor do Mac de apenas 0,6% em novembro de 2007 (3.3%-Linux, 3.9%-Mac), em muitas situações dessa pesquisa, o Linux até ganha do Mac (Julho de 2005, 3.5% para Linux contra 3.0% para Mac's). E estudos recentes apontam que o Linux superará o Mac OS em breve.

Então, por trás de uma artigo, falacioso, que mescla verdade a mentira, sendo, ao meu ver um FUD, será que se esconde o medo da Apple do Linux? Pouco a Maçã fala do Linux, e Steve Jobs, em recente conferência, reduziu o mundo dos navegadores a Internet Explorer e Safari (míopia, visto que o Firefox está muito a frente deste último?). No site oficial da Apple, Linux praticamente é inexistente em parâmetros comparativos. O que o futuro dirá? Pessoalmente vejo muito mais a Microsoft "interoperando" do que a Apple. Para ela, fenômenos como o Ubuntu, parecem ser desconhecidos...

Fontes:
http://www.applematters.com/index.php/section/comments/apple-is-killing-linux-on-the-desktop/
http://www.w3schools.com/browsers/browsers_os.asp
http://marketshare.hitslink.com/report.aspx?qprid=8
Link para o artigo em meu Blog (favor citar):
http://sognarelucido.wordpress.com/2008/01/04/apple-esta-matando-linux-no-desktop/”


Enviado por bebeto_maya (artedeagradoΘgmail·com) - referência (applematters.com)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de cppware
A Apple está muito afoita: Não importa o quão bom o sistema dela seja. Nada pode vencer a comunidade. Uma empresa não pode vencer um mundo inteiro de programadores livres. Cairá ela no mesmo erro da Microsoft, de lutar contra uma coisa abstrata, em vez de contra uma empresa específica?

Ah, sim. A história nos mostra que gigantes caem após a soberba.

=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos
Comentário de oheremita
Mac OS X roda em PC?: Se o Mac OS X rodar em PCs, dá pra continuar a discussão.
Caso contrario ele teria também que matar os PCs, para poder sobreviver sozinho sem o Linux.

=================
Sincero Zeferino Filho (Oheremita), Linux User 318644, BrOffice 2.3.1
Comentário de FelipeCN
A Apple não está lutando: A Apple não está lutando contra o Linux/Software Livre. Ela está, aos poucos, se juntando a ele.

O mDSN (nome verdadeiro do Bounjour do OS X), que a Apple desenvolveu, é software livre.
O Webkit, baseado no KHTML, é devolvido pra comunidade.
O Apache, Python, Ruby on Rails estão todos presentes no OS X.
O CUPS sempre foi o sistema de impressão do OS X e agora é da Apple.

Não vejo nisso nenhuma ameaça ao Software Livre. A Apple não os menciona por dois motivos:

1) Não é a concorrencia dela, eles citam o Windows pra caramba, pra falar mal
2) O Linux não tem tantos pontos fracos. Eles falariam o que? Que o Linux é uma boa alternativa? Eles querem vender o peixe deles.
Comentário de FelipeCN
Rodar roda, mas não: Rodar roda, mas não oficialmente.
Comentário de Clésio Luiz
Vamos lembrar que:: 1- A Apple não é a autora desse artigo, então não falem mau da empresa por causa desse artigo;
2- A Apple é muitíssimo mais amigável (não sai por aí espalhando FUD sobre o Linux, apóia diretamente vários projetos de SL) ao SL, embora também não seja a nossa melhor amiga;
3- Vocês usam em suas distros Linux software Apple. Duvida? Então vai ver quem é a dona dos copyrights do CUPS e de outros programinhas que toda distro Linux usa.
4- Existem outros motivos pra falar mal da Apple (são tantos que meu não vou enumera-los aqui), mas essa notícia NÃO é uma delas.



"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de mim
Hmmm..: Se pudessemos rodar o Leopard em nossos PC's comum.. o Linux teria um serioooo problema...
Comentário de Roberto Parente
Oxe, mas não é sangue-suga?: A Apple "não joga contra" o Software Livre, mas ela é sangue-suga destes. Sistemas que usam aplicativos livres quer dizer que eles são "menos malvados"?

A Apple suga o bsd, e com isso ganha UNIX-like, ganha todo o suporte-desenvolvimento da comunidade (afinal, quais softwares livres não rodam em bsds?), compra o que pode (cups) e ainda leva mérito de amiga?

Junta essas compatibilidades com os acordos com drivers proprietários (qual a preocupação dela com isso?), atualmente é o único sistema (falando em concorrência) que me preocupo (a arquitetura do windows está fadada ao fracasso em algum tempo), pois é tão proprietário quanto o da microsoft só que eles (Steven?) são inteligentes (diferente da MS) e usam a comunidade exclusivamente para benefício próprio e ainda tem aquela de "quando não se briga o pessoal tende a amansar mais".

Eles já estão a um tempo com vontade de migrar para pc e deixa o GNU/Linux ganhar mais espaço no Desktop que eles só "recompilam" o sistema deles para pc...

Abraços,
Roberto

Comentário de The_Metatron
"Eles já estão a um tempo: "Eles já estão a um tempo com vontade de migrar para pc e deixa o GNU/Linux ganhar mais espaço no Desktop que eles só "recompilam" o sistema deles para pc..."

PÉROLA! E das grandes!

Por que motivo eles iriam "recompilar" o sistema para PC? O negócio deles é hardware + software, não só software.
Comentário de timm
Nossa: Comentário non-sense o seu. A Apple tá errando muito feio sim não reconhecendo o software livre. Mas também, se a tivessem a bola toda que você tentou colocar já não haveria mais nem Microsoft.

Cuidado, e lembre-se que a informática nunca foi feita por comunidades, mas sempre por empresas.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de timm
Roda, tenho ele aqui.: Roda, tenho ele aqui. Pirata, ho ho ho...

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de timm
Concordo: Concordo plenamente.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de Tonny
Sugar é no minimo: Sugar é no minimo pejorativo demais. A apple usa o código da comunidade, mas reinveste nela, apoia muitos projetos de SL. Logo ela não "suga", ele tem uma relação de troca. O BSD funciona assim, qualquer um pode empacotar o código e revender, só mantendo referencias aos autores. Mas quem faz isso acaba reinvestindo, pra que o código melhore.
Comentário de The Metatron
"Eles já estão a um tempo: "Eles já estão a um tempo com vontade de migrar para pc e deixa o GNU/Linux ganhar mais espaço no Desktop que eles só "recompilam" o sistema deles para pc..."

Pérola! E das grandes... dá pra um colar bem bacana.

O negócio da Apple é hardware + software... eles não têm motivos para simplesmente "recompilar o sistema deles".

(desculpem por minha mensagem ter saído 2x, eu tinha me esquecido de dar login).
Comentário de timm
WoW: O Mac OS X é reconhecidamente Unix, apesar de ser micro-kernel, e a Apple investe na criação de vários softwares OpenSource. Exemplos disso é o FreeBSD e o Cups - que apesar dela só ter "oficializado" agora, ela antes já era a maior contribuinte. E a licença BSD permite que qualquer software licenciado nela possa ser fechado. Eu gosto disso!

Com a questão dos softwares proprietários, ela também pode fazer isso. Ela se preocupa em vender o hardware aliado ao software, assim como em outros Unixes - exceto o Solaris e os descendentes da família BSD. Não em vender apenas o software.

Você perolou o tópico.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de timm
Os betas do Leopard rodavam,: Os betas do Leopard rodavam, a versão final ainda não tem um release genérico oficial. O 10.4.8 roda perfeitamente no meu Core 2 Duo. E sim, é pirata.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de andremachado
Gente, vamos acordar??: Embora muita gente aqui ache que Steve Jobs é Deus e que o Mac e seu Mac OS X são a imagem da perfeição em forma de software e que tudo que Steve e a Apple fazem é correto, ético e admirável, bem ao contrário da demonizada Microsoft...

1. Mesmo que o Darwin e vários outros aplicativos do Mac OS X sejam livres, a interface Acqua e o sistema como um todo são PROPRIETÁRIOS.

2. Eu tive a oportunidade de ler uma parte da licença do OS X e lá está escrito que o sistema só pode ser executado em um computador DA MARCA APPLE. Assim, mesmo que você tenha um Core2Duo, ele NÃO é um Apple e você é um criminoso como todas as pessoas que usam Windows pirata.

3. No artigo, foi citado que o OS X tem programas ausentes no Linux, como Microsoft Office e Photoshop, que continuam sendo aplicativos PROPRIETÁRIOS. Se a comunidade diz que softwares livres são mais seguros que proprietários porque você pode ver o código, então o OS X é, por padrão, inseguro e inferior como o Windows se comparado a qualquer software livre.

4. A comunidade de software livre não precisa das pessoas que usam Linux só porque não têm dinheiro para comprar um Mac; estas, deveriam voltar a usar Windows, pois terão os mesmos programas que rodam no OS X e não precisarão gastar R$ 10.000 em um computador exageradamente "perfeito" que nada mais é do que um PC Intel turbinado.

Assim, concluímos que é muito ruim que a Apple esteja matando o Linux, pois ela está matando também a nossa Liberdade. Steve Jobs e Bill Gates merecem ir para o mesmo lugar: o esquecimento. LIBERDADE AINDA QUE TARDIA!
-------------
E executarei neles grandes vinganças, com furiosos castigos; e saberão que eu sou o Senhor, quando eu tiver exercido a minha vingança sobre eles. - Ez 25, 17
Comentário de The Metatron
"1. Mesmo que o Darwin e: "1. Mesmo que o Darwin e vários outros aplicativos do Mac OS X sejam livres, a interface Acqua e o sistema como um todo são PROPRIETÁRIOS."

E qual é o problema nisso?

"2. Eu tive a oportunidade de ler uma parte da licença do OS X e lá está escrito que o sistema só pode ser executado em um computador DA MARCA APPLE. Assim, mesmo que você tenha um Core2Duo, ele NÃO é um Apple e você é um criminoso como todas as pessoas que usam Windows pirata."

Fanboys não se preocupam com pirataria, fanboys são PARANÓICOS quanto a isso. Provavelmente não devem nem dormir de noite pensando nos usuários de SW pirata.

"3. No artigo, foi citado que o OS X tem programas ausentes no Linux, como Microsoft Office e Photoshop, que continuam sendo aplicativos PROPRIETÁRIOS. Se a comunidade diz que softwares livres são mais seguros que proprietários porque você pode ver o código, então o OS X é, por padrão, inseguro e inferior como o Windows se comparado a qualquer software livre."

Pela tua lógica, software livre é 100% seguro?
Parem de perpetuar essa LENDA URBANA, desgraça...

"4. A comunidade de software livre não precisa das pessoas que usam Linux só porque não têm dinheiro para comprar um Mac"

Até aí tudo bem.

"LIBERDADE AINDA QUE TARDIA!"

"Brasil: ame-o ou odeie-o" -- Brasília, 1970

Me perdoa, mas a tua frase foi exatamente com esse mesmo teor.

Então tá, começa tirando todos os teus softwares proprietários aí, e não usando mais DVD, celular, TV, MP3 player, qualquer outro eletrônico etc....
Comentário de Manoel Pinho
Apple: 1- Odeio esses artigos escritos por fanboys americanos da Apple que tentam projetar o caso americano para todo o mundo. O market share dos computadores da Apple fora dos EUA e, talvez, do Japão e Inglaterra, é desprezível. Além disso usam dados do linux deturpados, como número de máquinas vendidas com linux OEM ou número de licenças de distribuições enterprise. Mesmo dados de sistemas operacionais baseados em acessos as um determinado site popular não servem para uma estatística confiável. Muitas máquinas estão desconectadas da internet, atrás de proxies, etc. Quantos de nós, que somos usuários de computadores acima da média, já tiveram ou têm um Mac ?

2- O hardware da Apple é proprietário, mesmo tendo hoje 99% do hardware idêntico ao de um PC, e, pior, é vendido por um único fabricante por um preço acima dos PCs com hardware equivalente. Não consigo entender como alguém que preza softwares livres consegue optar por um hardware não livre...

3- Hoje, com o windows tendo melhorado muito no quesito multimídia e a maioria dos softwares antes exclusivos para Mac portados também para windows, não há muitos motivos para optar por um Mac, a não ser em pouquíssimos nichos de mercado. O MacOS X tem MS Office e Adobe * ? Ora, o windows também tem, rodando em um hardware mais barato e normalmente a um custo menor pela economia de escala (fora as versões piratas, que também são muito mais fáceis de conseguir na versão windows).

4- O MacOS X é um unix ? Tecnicamente sim, e daí ? Quem gosta de unix pode rodar qualquer *BSD, Solaris e trocentas distribuições de linux (sim, para mim linux é unix na prática, mesmo com todo o blablabla se é ou não). E há diversos sistemas de pacotes, repositórios enormes e maiores do que os equivalentes para Mac etc. E quem diz que gosta de Unix e foge de linha de comando e de X não gosta de Unix (no sentido da filosofia de uso do sistema) de verdade. Se for para ter que instalar dezenas de programas estranhos ao sistema operacional para poder ter um sistema a la Unix, então pode-se instalar um cygwin da vida e dizer que se está usando um Unix também.

5- O MacOS X tem efeitos gráficos legais ? É bonitinho ? Em pouco tempo conseguiram fazer efeitos ainda mais mirabolantes que hoje estão disponíveis em qualquer distribuição linux. Se são úteis e indispensáveis ou não é questão de opinião pessoal, mas que ninguém pode dizer que linux não tem esses efeitos.

6- A Apple não fez uma versão para PCs porque não quis e nunca vai querer. Há muito tempo ela jogou a toalha na luta pelo desktop com a Microsoft e agora quer é vender ipods e o estilo "cool" da empresa. Ela não quer e nem pode brigar diretamente com a Microsoft e as centenas de fabricantes de PCs. Os computadores Mac para a Apple hoje são apenas um produto que ajuda a vender o estilo da empresa.
Comentário de Eduardo Alvarenga
Acordei: Meu amigo... cala a boca :-)
Trabalho com software livre o dia todo e adivinha o que uso em casa?

Windows e Mac OS.

E sabe porquê?
Porquê é mais fácil, tem suporte, tem comunidade (sim, tem comunidade!!!).

Esse povo de linux tem alguns Chaves e Evos que eu vou te contar ein...
Pega a boina e vai pra Venezuela convencer o Chaves a botar Linux nas bombas de petróleo.

O biscoito água e sal que você come de manhã cedo só é "livre" depois que você pagar por ele.
E se você fornecer aos outros, o risco de morrer de fome é seu.
Experimenta ficar peladão e curtir a "liberdade" andando na rua...

Linux e BSDs são ótimos sistemas operacionais PARA O DESTINO QUE FORAM DESIGNADOS.
É incrível esse povo querer botar Linux até na mãe.

Acorda, sem dinheiro e sem conduta você não vive.
Comentário de The Metatron
3 - E quem não gosta de: 3 - E quem não gosta de Windows? :)

4 - A maioria dos usuários não-geek de Mac nem sabe o que é UNIX... e o X, na minha opinião, já está ficando para trás.

5 - Temos que contar que no Mac, esses efeitos são completamente "sentar e usar", nada de arquivos de configuração, instalação de pacotes, etc... Para geeks, não faz diferença, mas para não-geeks (a maioria do mercado) faz uma bela diferença.

6 - O negócio da Apple é hardware + software. Pra eles, simplesmente não faz sentido desenvolver o OS X para rodar em qualquer PC.
Comentário de The Metatron
"Acorda, sem dinheiro e sem: "Acorda, sem dinheiro e sem conduta você não vive."

Exatamente :) Ideologia não paga contas.

Eu uso Linux porque ele atende minhas necessidades, se um dia começar a me decepcionar eu pulo para outro sistema.



Comentário de timm
André como sempre...: Deixa pra lá.

1) O Flash que você assiste no YouTube também é proprietário.
2) Você terminou de ler meu artigo?
3) O Renan respondeu isso por mim...
4) Concordo...

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de timm
Eduardo Alvarenga: Eu já acho que software não precisa de ideologia.

Gosto do Linux no meu desktop e também uso profissionalmente, sendo o que eu quero me especializar. Mas, pra vir em cima de mim com essa balela da "beleza do software livre", que é o futuro da nação e blá blá blá, come on. Parecem crianças de 15 anos, como diz o Cardoso. Pior é que ele não mente.

Não tenho preconceito com relação a algum outro sistema operacional, e uso Mac OS X no meu computador, assim como Windows em várias máquinas virtuais, tenho MS Office no meu Linux (sou livre pra usar software proprietário e não gostar do BROffice, hehe), e não tenho nenhum peso na consciência por causa disso.

Escrevi um artigo sobre isso no meu blog, como você pensa como eu, acredito que goste. :)

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de lvr
Já temos celular com software livre: o Iphone: "Então tá, começa tirando todos os teus softwares proprietários aí, e não usando mais DVD, celular, TV, MP3 player, qualquer outro eletrônico etc...."

A questão de que "não há" celulares, DVDs, TVs... com software livres é por "hora" uma questão pontual. Voltamos à velha questão: quando o movimento do software livre se formou não existia nada em termos de software aberto para os usuários. E certamente continuaria assim sem que nada mudasse nesse quadro simplesmente se uma fabricante de impressoras tivesse adaptado um driver de impressão para ele que funcionasse com qualquer computador do usuário. Mas negativas nesta questão fizeram com que alguns programadores fizessem benchmarking e tornassem a impressora compatível para usar no computador que quisessem.

Hoje o ecossistema de softwares livres e abertos é bastante amplo e torna possível o uso do computador para virtualmente qualquer coisa que você queira fazer, usando softwares proprietários, mistos (*BSD like) ou livres (GPL, LGPL, Apache...). A escolha é sua.

Isso provoca aos poucos uma mudança nas exigências dos usuários/consumidores, tornando-os mais atentos ao quanto um software vai atender às suas necessidades ou não, obrigando os fabricantes a fazer os devidos ajustes. A Apple tem aproveitado o melhor do mundo livre e aberto e melhorando seus produtos, num círculo bastante virtuoso, conseguindo modificar seus produtos para atingirem uma grande satisfação nos seus consumidores. Até a Sun abriu seu bem-sucedido Solaris para aproveitar o melhor da comunidade e poder se dedicar a outro ponto crucial para ela, o hardware que produz. A Microsoft e SCO, IBM (AIX) são exemplos que seguem na maré contrária.

Assim, aos poucos o ecossistema de software livre e aberto vai crescendo e se fortalecendo, e logo teremos a maioria dos produtos com esses softwares. O IPhone é um exemplo de celular que possui software livre (navegador web, sistema operacional, etc...)



Comentário de timm
2) O que tem o software: 2) O que tem o software livre a ver com o hardware da Apple?

3) Claramente você nunca usou o Mac OS X por proferir uma idiotice dessa. Vide o PhotoShop em Mac OS X e o PhotoShop em Windows: Parecem programas diferentes, até o MS Office. Sem falar que o Mac OS X é superior em estabilidade. Nunca vi ninguém deixando de comprar Apple por que os softwares dela tem no Windows e tem no Linux, sem falar que nunca tanta gente migrou pro Mac OS X como temos atualmente.

4) Nossa, e quem usa Mac OS X tá muito preocupado com o fato dele ser um Unix ou não, bem como existir um terminal nele para ser utilizado como Unix ou não... Brilhante!

5) O Aqua tem outro Look n' feel, assim como o Window Maker ou o FluxBox. É outro conceito de usuabilidade. É legal mas não é tudo. Honestamente, *eu* prefiro o Gnome. Mas daí a banalizar a situação são outros 500.

6) A Apple sempre fez um estilo "cool", e não briga com a Microsoft devido seu mercado ser outro: Ela não vende apenas software, ela vende software com hardware. Quem faz isso atualmente, também é a HP, a IBM e a Sun, cada uma com seus respectivos sistemas operacionais, e cada uma com sua funcionalidade assim como a Apple. E os computadores da Apple sempre tiveram um hardware com qualidade acima do comum (salvo os antigos Performa e alguns notebooks), independente do processador ser M68K, PowerPC ou x86.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de brain
sectarismo - "O OS X é feio e bobo": Esclarecendo o que eu escrevi na notícia, o aspecto que eu acho interessante neste assunto todo é tentar descobrir o conjunto de razões que podem fazer um novo usuário, que tenha a opção de escolher entre Linux e OS X, escolher o Linux. Especialmente as razões que forem além das questões ideológicos, diferença no custo e a compatibilidade com hardware existente.

Fora isso, eu acho o OS X um ótimo software, grande opção para uma série de aplicações, e o fato de ser UNIX certamente pode fazer muita gente se sentir bem mais em casa do que se estivesse usando alguma camada de compatibilidade no Windows, por exemplo.

Infelizmente, é difícil tocar na palavra Apple por aqui sem ver o tema ser desviado para as mesmas afirmações sectárias de sempre, com discursos que poderiam perfeitamente ter sido previamente gravados, de que a empresa se aproveita do software livre (me parece que ela respeita as licenças e contribui, inclusive com código), de que só copia, só compila, não inova, ou não é livre. Tenho certeza de que boa parte do software dela não é livre mesmo, mas as questões que eu tentei levantar são bem outras.

De qualquer forma, se alguém estiver disposto a tentar responder as questões que eu propus, me parece que as respostas poderiam ser bastante interessantes. E elas não são sobre a Apple, e sim sobre o software livre.
Comentário de brain
sectarismo - "O OS X é feio e bobo": Esclarecendo o que eu escrevi na notícia, o aspecto que eu acho interessante neste assunto todo é tentar descobrir o conjunto de razões que podem fazer um novo usuário desktop, que tenha a opção de escolher entre Linux e OS X, escolher o Linux. Especialmente as razões que forem além das questões ideológicas, diferença no custo e a compatibilidade com hardware existente.

Este conjunto de razões a favor do Linux no desktop, uma vez identificado, é exatamente o que eu gostaria de dar mais atenção a divulgar. Não acho que tenha algo a ganhar pregando *contra* outros sistemas operacionais, prefiro falar *a favor* do código aberto. E quanto às questões ideológicas, creio que já há gente suficiente divulgando-as, e tenho procurado acompanhar o grau de sucesso obtido desta forma na busca de mais usuários do código aberto no desktop.

Fora isso, eu acho o OS X um ótimo software, com bastante herança do UNIX e de softwares livres, grande opção para uma série de aplicações, e o fato de ser UNIX certamente pode fazer muita gente se sentir bem mais em casa do que se estivesse usando alguma camada de compatibilidade no Windows, por exemplo.

Infelizmente, é difícil tocar na palavra Apple por aqui sem ver o tema ser desviado para as mesmas afirmações sectárias de sempre, com discursos que poderiam perfeitamente ter sido previamente gravados, trazendo à minha mente o que penso sempre que vejo a palavra "fanboy", palavra feia, de uso constante em discursos de trolls em outros sites que acompanho, e que, segundo uma de suas definições mais interessantes e recursivas, freqüentemente descreve exatamente quem recorre a ela para acusar os partidários de algum outro grupo. Me parece que a Apple respeita as licenças livres de softwares que emprega e distribui, e que também contribui para vários deles, inclusive com código - até mesmo nos casos em que as licenças não exigiriam. Tenho certeza de que boa parte do software dela não é livre mesmo, e que o principal interesse dela é o lucro para seus acionistas e o sucesso no mercado, como é natural para a maior parte das empresas. Mas as questões que eu tentei levantar são bem outras.

De qualquer forma, se alguém estiver disposto a tentar responder as questões que eu propus, me parece que as respostas poderiam ser bastante interessantes. E elas não são sobre a Apple, e sim sobre o software livre.
Comentário de timm
Brain,: Apesar de ter sido usuário Apple em antigamente e ainda gostar de vários produtos dela, hoje prefiro o Linux por ser melhor pro *meu* uso, e as vantagens pra mim são as seguintes:

1) Hardware embarcado - Ignorando os Hackintoshes, que funcionam muito bem:

Mac OS X roda perfeitamente, mas só em hardware da Apple. Que apesar da linha iMac/pessoal, PowerMac/"profissional", as opções de personalização do equipamento não são muitas, e o custo do mesmo é alto principalmente no Brasil. Apesar da qualidade dos mesmos, pra maioria dos usuários não chega a justificar a diferença de preço, onde eu optei em montar um Core 2 Duo com o hardware que eu queria para rodar Linux.

2) Softwares (sem falar na pirataria)

Minha distribuição Linux (Fedora 8) tem mais softwares do que o Mac OS X. O Mac OS X tem vários softwares exclusivos, como o excelente editor de texto Nisus. Mas, a maioria dos softwares for Mac OS X são shareware, o que dificulta a utilização principalmente aqui na república das bananas.

Então, outro quesito onde o Linux leva vantagens é na quantidade de softwares, principalmente gratuitos. Fato, vários programas OpenSource pra Linux tem versão pra Mac OS X (e pra Windows), mas não são todos, e alguns ficaram extremamente porcos - como o aMule e o NeoOffice (o OpenOffice demorou eternidades pra ficar "pronto"). Os programas para Linux também são mais leves do que os pra Mac OS X, e as atualizações parecem ser mais levadas à sério, onde nele só existem grandes atualizações de versão...

3) Personalização visual

Sim, o Mac OS X é lindo e tem outro Look n' Feel. Mas assim como o MS Windows, ele não é flexível quanto algum ambiente desktop do Linux. Por exemplo, no Tiger, os esquemas visuais são azul ou cinza. Já no Gnome, por exemplo, é possível a personalização de tudo, desde o ambiente de cores até a barra de títulos, independente um do outro.

Entretanto, o ambiente Aqua não é tão amarrado quanto o Windows, onde é necessários "hacks" até pra trocar o conjunto de ícones do sistema. Ele é mais flexível nesse aspecto, mas nem de longe personalizável quanto uma distribuição Linux, onde podemos definir o ambiente gráfico - gnome/kde/fluxbox/whattever - da maneira que bem entende-se.

4) Periféricos compatíveis

Apesar da compatibilidade de hardware do Mac OS X ser excelente, ela não é nem de longe tão boa quanto a do Linux (que por sinal é melhor até que a do MS Windows). Por exemplo, tenho uma WebCam MultiLaser MadeInChina que funciona perfeitamente no Linux e no MS Windows (no computador da minha mãe). No Mac OS X ela sequer foi detectada, onde só é possível WebCans da Apple - que custam caro.

Nem lembrei de mais coisas, mas são alguns motivos que eu prefiro utilizar Fedora 8 como sistema oepracional principal no meu desktop ao invés do Mac OS X.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de Eduardo Alvarenga
Ideologia de Software Livre: Realmente, seu artigo é muito bacana, gostei do seu ponto de vista.

O mais curioso é que os profissionais de TI que conheço e trabalham com Windows (Profissionais de verdade, que ganham dinheiro com isso -- não instaladores de Service Pack), sempre tem curiosidade em aprender UNIX não pelo fato de se "infiltrar em território inimigo", mas pelo simples motivo de melhorar sua capacidade profissional pois no final das contas, experiência é sempre bem vinda.

Esta é a ideologia que eu desejo que todos esses fanboys-medonhos-de-boina-vermelha tenham, ao menos uma vez na vida.

Particularmente, conheço bastante Exchange, Active Directory, Citrix/ICA e Sharepoint, e ao contrário de muitos, tenho orgulho disso. São produtos excelentes que não possuem alternativas livres que cheguem aos seus pés. Isso sem falar de Oracle DB/AS, Weblogic, Control-M, Veritas VM/Cluster e outras coisinhas do mundo corporativo que esse povinho aí nunca deve ter ouvido falar pois só usam seu ultra-hyper-chick-megazord-desktop com Compiz e efeitos de vai-vem para mostrar pra vovô quando levam o notebook pra praia.

Se mudar a cor da grama, morrem de fome.
Comentário de brain
"povinho": Esses ataques via generalizações indefinidas, além de falsos, não contribuem em nada com a discussão. Tenho certeza de que não és o único participante da discussão que não é extremista com relação aos aspectos que apontas.
Comentário de tenchi
Fogo neles!!!!!: uhu!!! A discussão aqui tá boa... Já temos "fanboys", xiitas, fãs do Cardoso...
Até onde eu sei, a Apple usa muito de vários softwares livres, mas também investe neles. Ela se aproveita do FreeBSD, mas é uma das que mantém este sistema - sim, sim.
O Steve Jobs ainda não percebeu que não tem mais vinte-e-poucos anos. Mesmo assim sua empresa continua com o fôlego de anos atrás. Ela inova quase sempre, fato. iPod, iPhone (iPhode?), etc, etc, etc.
Eu, particularmente, não tenho um iPod. Não tenho um iPhone. Não preciso disso. Tenho um mp3-player xing-ling. E funciona muito bem. Quem baba por um iPod, que compre um iPod. Nada contra isso.
Não, nunca usei um (Uaaau!) Mac. Não posso falar mal dele. o (GNU/)Linux está se saindo bem. Entre usar o Linux e um Mac, prefiro usar um Linux (contrariando o que disse?). Pelo que vejo em vídeos, screenshots, ele não tem nada que me atraia. Gosto do KDE, gosto de usar um terminal. O Mac faz isso? Pode até fazer, mas o Linux também está fazendo.
Gosto de compilar um kernel toda vez que um é lançado. Diversão Nerd? Sim. Aplicar patches, fuçar nas opções. Ver kernels panics. É legal ;-)
Gosto quando o Linux dá problema - principalmente quando eu causo ;-) - e resolvê-os. Principalmente em sábados chuvosos.
Gosto de sempre ter mais de uma maneira de fazer a mesma coisa.
Odeio o Windows? Não. Simplesmente não gosto. É feio, chato, azul? Sim. em word, excel, photoshop, GTA? Sim. Mas eu não preciso de nada disso.

OS X vai matar o Linux? Não. O Linux sobrevive há mais de quinze anos neste ambiente. Nunca morreu. Nunca - olha... - vai morrer. O Mac pode ser o dominante? Pode. Pro Linux a situação vai continuar a mesma. Assim acontece com os outros trocentos sistemas operacionais alternativos. Há quem use, e irá manter o projeto.

Não sou do tipo "show me the code", mas não consigo usar por muito tempo um sistema que me imponha restrições, como a Apple faz (DRM, meus filhos). Quero, como faço no Linux, poder fazer "gambiarras", como de vez em quando somos obrigados à fazer. Quero poder fazer o que quiser com o meu sistema. Inclusive "ferra de vez". E o Linux tem sido muito bom neste quesito.. hauahua

Outro contra da Apple é que ela age muitas vezes contra algo comum nas comunidades em torno do desenvolvimento de um software livre: multiplataforma. Ela faz as coisas pensando somente em seus produtos. "Ah, e vai pensar em quem?".
Exemplos: Como fazer para usar um iPod em todos os seus recursos? Usando o iTunes! Mas, se quiser usar o iTunes, que use o OS X ou Windows!!!

O pessoal do amarok cria um incrível player. Com alguns recursos que player algum tem. O que eles fazem? Fazem o negócio rodar só no Linux? Não! Eles querem que ele rode num maior número possível de sistemas. Roda em Linux, roda em *BSD, roda em Windows (sim, já está quase lá). Não se importam se o usuário está "no sistema do mal". Só querem que o usuário se beneficie do excelente player que criaram! (provavelmente eles tem patrocínio do magnatune, etc, mas deixa pra lá ;-))

Apple, MS, etc, não vêem que não adianta fazer um produto que funcione somente em determinado sistema. A MS queria o OOXML, mas que rodasse bem somente no MS Office! Ela cria o SilverLight esperando que este somente funcione no Windows!

Acredito que, embora o futuro as coisas tentam à centralização da informação (em servidores na rede, e o usuário usa só o cliente, etc, etc, etc), o futuro será multiplataforma. Não estará na mão de ninguém!

A Apple ignora o Linux? Ignora o Firefox? Azar o dela.

" I'm a Mac;
I'm a Windows;
I'm Myself, thanks"
(vi isso na Internet, mas não lembro onde... Quem souber, um link ;-))

O que não pode é achar que o "movimento" opensource/free software é algo passageiro. Muita coisa já foi desenvolvida segundo este método - o Linux é prova disso. Não há um programa livre como o photoshop? O Gimp não chega aos pés dele? Pode ser que não, mas projetos como este mostram como, em pouco tempo, uma comunidade, muitas vezes sem querer retorno financeiro, pode produzir ferramentas úteis, que podem ser equiparadas, em muitos aspectos, à ferramentas tradicionais e proprietárias.

PS: Ah, e Timm, acredite: o Cardoso não é o melhor ídolo do mundo. Nada contra ele ou você, mas chega uma hora em que este movimento "anti-fanboys" enche o saco.

"E tudo aquilo contra o que sempre lutam, é exatamente aquilo que eles são" (Legião)
" E no final, não se sabia quem eram os porcos, e quem eram os homens" (Era algo assim, no livro "A Revolução dos Bichos", de George Orwell)

Larguei de ler o meiobit por causa disso. Não sabia mais quem eram os porcos e quem eram os homens.

(e, antes que perguntem, parei porque havia me tornado um porco)

No mais, boa sorte à todos, seja qual for o sistema operacional que usem ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de timm
Assim como eu! Não conheço: Assim como eu! Não conheço profissional Linux que saiba usar Windows Server 2003. Preferem ficar no mundinho de ilusão do Stallman e achar que é feio, nojento e imoral. Sendo que é um SO excelente e que trabalha perfeitamente junto com Linux.

Eu sou da teoria que existem aplicações e aplicações. Existem coisas que eu não farei no Windows Server 2003/2000 Server. Assim como existem coisas que eu não farei no Linux!

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de timm
Tô começando a gostar do: Tô começando a gostar do Tenchi... :P


"O Steve Jobs ainda não percebeu que não tem mais vinte-e-poucos anos."

Foi impagável, tô rindo até agora. PErfeita a citação, resumiu tudo :D


----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de eduardo.alvarenga
povinho: Realmente generalizações não fazem parte do meu tom.
Diga-me aonde você encontrou uma generalização que lhe darei razão.

Mas ser negativado (ou será censurado?) não creio ser a maneira correta de encerrar uma discussão desse tipo.
Fui censurado em um GNU/Forum, este mundo está perdido!

Vou ligar pro Lula.
Comentário de cppware
???: "O biscoito água e sal que você come de manhã cedo só é "livre" depois que você pagar por ele."

Desculpe... mas essa frase é mesmo relevante?

=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos
Comentário de eduardo.alvarenga
Windows: Epa! Eu sei usar :-)
Comentário de cppware
:-(: "Comentário non-sense o seu"

Desculpa, então!

=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos
Comentário de eduardo.alvarenga
Biscoito: Não, eu botei só pra complicar.
Comentário de tenchi
ô rapaz: Eu posso até parecer um personagem de desenho animado japonês, mas sou homem...
Sai pra lá com esse negócio de "começando a gostar do Terchi"..

HAUAHUAHAUHAUA

(foi uma brincadeira)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de brain
ser negativado: Quando, em uma discussão, você fala sobre "esse povinho" sem definir de quem está tratando, e ainda se refere a algum grupo indefinido como sendo "todos esses fanboys-medonhos-de-boina-vermelha", para mim há bastante generalização (não só por você falar em "todos os", mas também pela caracterixzação), a não ser que exista um grupo específico que sejam os "fanboys-medonhos-de-boina-vermelha". E esta generalização, ou ausência de especificidade, ou preconceito, ou qualquer outro nome que você queira dar a esta caracterização do grupo que você deseja criticar, não ajuda a discussão.

Quanto à moderação, ela é pública. Eu certamente não modero comentários aos quais respondo, até porque isto não faria sentido tentar reduzir a exposição da tua frase e ao mesmo tempo discutir contigo. Quem moderou, possivelmente também achou que tua caracterização desrespeitosa não contribuiu para a discussão.
Comentário de brain
vários: Conheço vários, trabalho com alguns.
Comentário de Kadu
Mas falta a cereja do bolo...: Concordo que a Apple não seja realmente um monstro para o Software Livre (isso fica a cargo da MS), mas venhamos e convenhamos:

1: Quando alguém compra um computador novo, desses que vem com Linux, a primeira coisa realmente importante que fazem é "TROCAR O SISTEMA LIVRE PELO WINDOWS, MESMO QUE PIRATA", e mesmo que seja avisada dos problemas de segurança e das consequências de uso de software falsificado, mas elas têm uma alegação um tanto convicente:

"Por mais que existam softwares livres capazes de realizar grandes feitos, um Gimp não se compara ao Photoshop (existem diferenças óbvias), um Inkscape jamais será tão completo quanto um Fireworks, por que? Apesar da vasta comunidade que existe no desenvolvimento destes softwares e na possibilidade de ver o código fonte do programa, as pessoas estão acostumadas a usar o proprietário desde o know-how atrás do desenvolvimento do mesmo, até a imensa quantidade de tutoriais excelentes sobre o uso destes na web... o próprio mercado de trabalho prepara os profissionais para usarem estes programas...elas transferem para seus micros pessoais o que estão acostumadas a fazer no dia-a-dia"

Sou um usuário Windows e me aventuro pelo Ubuntu...adoro este sistema, sua fácil customização, e quando quero saber algo sobre ele que preciso, basta digitar no Google (que chamo de "Oráculo") "como fazer...", mas quando instalo o Ubuntu, a primeira coisa que faço é instalar o Wine...isso mostra que, apesar de Simples, bonito, customizável e estável...sinto a falta que me faz os Macros do Excel, (sim, eu paguei pelo CrossOffice), sinto falta do Fireworks (que funciona excelentemente no CrossOffice), e, pelo menos no Linux, quando entro no Site Terra com o Firefox, letras passam por cima de imagens em um embaralhamento infernal...

Sinto falta de um programa que faça por minha coleção de músicas de videos o mesmo que o Windows Media Player faz...catalogar, indexar, ter uma interface agradável...um pacote de Codecs como o K-Lite...que traz o excelente Media Player Classic e o programa que permite que eu edite o tamanho das legendas, a cor, o timming...

RESUMINDO: "Se empresas como a Adobe, Eletronics Arts, Corel dispuséssem seus softwares para Linux, e O MUNDO LINUX FOSSE MAIS HOMOGÊNEO com menos distros e mais gente desenvolvendo o que realmente importa para o usuário não-geek, realmente haveria uma grande concorrência entre Apple e Linux em "qual iria ser o Calcanhar de Aquiles do Windows"
Comentário de popolony2k
No, no,no....: ...a Apple suporta o CUPS, mas ele nasceu da comunidade e tem mais, a Apple faz uso do CUPS, portanto quem se beneficia do SL é a Apple e não o contrário.

Na verdade a Apple é irrelevante para o SL, atualmente.

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de tenchi
Ainda falta muito, mas já temos bastante!: "Sinto falta de um programa que faça por minha coleção de músicas de videos o mesmo que o Windows Media Player faz...catalogar, indexar, ter uma interface agradável...um pacote de Codecs como o K-Lite...que traz o excelente Media Player Classic e o programa que permite que eu edite o tamanho das legendas, a cor, o timming..."

Sei que falta muita coisa para o Linux, mas reclamar do Linux pela parte multimídia? Aha, o grande forte do Linux é multimídia!
Pra que codecs do kazaa, que instalam banners no seu PC, se você tem o mplayer ou o xine no Linux, que fazem a mesma coisa - tá, com codecs proprietários -, e muito bem. você não precisa craquear nada para assistir dvd (libdvdcss).

O Mplayer e o xine fazem tudo isso que vc disse, das legendas e tal. O amarok organiza sua coleção de música super-bem (nunca consegui usar direito esse recurso no wmp).

Quanto à questão do wine, sim, muitas vezes é necessário. Mas procuro não acessar sites que não funcionem no firefox. Se o cara faz um site, com um conteúdo que só funciona num navegador, não merece meus clicks. Prova disso é o overdive da MTV. Antigamente ele usava ActiveX. Com o tempo, passou para flash. Porque? Antes, estava impedindo que 20% dos usuários acessassem o site!

Com o pessoal do Terra, os usuários podem fazer a mesma coisa.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de eduardo.alvarenga
ser negativado: O idioma português é tão perspicaz a ponto de causar interpretações dúbias sobre determinado assunto. Deixem-me esclarecer pessoal:

Ao falar "todos os fanboys-medonhos-de-boina-vermelha", na verdade, eu quis me referir a todos os fanboys-medonhos-de-boina-vermelha-que-a-carapuça-serviu.

E sobre os fanboys -- sim, é um grupo específico e tem vários por aqui.

Grande parte não admite serem de referido grupo, porém, aos que se ofenderam, peço desculpas por magoar seus sentimentos libertinos.
Comentário de popolony2k
Ótimo comentário...: ...mas a Apple está longe de matar o Linux, que tem uma base de usuários fiel e atuante, bem maior que a Apple, que tem tentado criar uma falsa relação de aimzade com o SL.

A verdade é que a empresa de Steve Jobs FALHOU na conquista do desktop, pois está a tanto tempo quanto a M$ no mercado, só que se esforçou em criar uma imagem elitista de seu sistema, anteriormente associada aos webdesigners e artistas gráficos e que com o tempo foi derrotado pelos PC's em seu próprio território elitista.

Agora eles tentam no desespero afetar o crescimento do inimigo que eles ainda podem atingir, que é o Linux, pois a M$ eles ainda estão distantes, mas o Linux avança em direção ao Window$ a passos largos, e para a Apple tentar continuar na batalha, ela precisa parar o seu primeiro concorrente direto para continuar tendo visibilidade, pois se o Linux se distanciar ainda mais do sistema Apple......será o fim para eles, pois vencer 1 inimigo forte é muito dificil, imagina 2.

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de popolony2k
Perfeitamente....: ...perfeito !

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de Jorge Bragança
Eduardo.Alvarenga,: Windows mais fácil? Usei Windows por mais de dez anos e acho o Linux muito mais fácil de usar que o sistema de Redmond.... A questão é, você quis aprender a usar o S.O.?
Para aprender a usar o Windows, na época, tive que me matricular em cursinho, coisa que muita gente ainda faz hoje. Linux é outro sistema operacional, e como tal, o usuário deve disponibilizar uma parte do seu tempo para aprender a usá-lo. Talvez falte a você esse tempo e disposição.
Quanto ao suporte e comunidade, o Linux está longe de decepcionar... Muito longe...
A ideologia, o pensamento do Software Livre é um exemplo para ser seguido e não motivo de desmerecimento...
Ninguém vive sem dinheiro, mas eu posso escolher de qual fonte eu quero receber, se de fontes boas ou não.
Mas é claro, essa opção é só para quem tem "conduta".

Educação é tudo amigo. Até em um post.

Abraços


Comentário de popolony2k
E o que vc faz ....: ...aqui no meio dos "fanboys" ????

Terminho esse típico de usuários Window$ fanáticos (existe isso???) e que não tem comunidade alguma a se apegar e que terminam aparecendo onde existe alguma comunidade útil e importante, apenas para encher o saco !!


Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de dmesg
Proposta ao Augusto - Ranking de Sistema do br-linux: Augusto,

Tenho uma proposta a você, e acho que o pessoal irá aprovar. Bom, como o br-linux é uma referência nacional, inclusive entre os blogs mais premiados nacionalmente, ele possui um base forte para tal levantamento. Gostaria de saber qual o ranking de sistemas do seu site, como no ex do site de um amigo meu que tem um blog sobre software livre, mas não quer revelar a url.

Sistema Operacional (Primeiros 10) - Lista completa/Versões - Desconhecido
Sistema Operacional Hits Por cento
Windows 51000 65.8 %
Linux 23756 30.6 %
Desconhecido 2298 2.9 %
Macintosh 364 0.4 %
Symbian OS 28 0 %
BSD 8 0 %

E então, topas?

O awstats mostra isso!

Acho que a galera iria gostar de saber esses dados, o que acha?
Comentário de dmesg
complementando: ah, esses dados de acesso são do dia 01 até a Última Atualização: 05 Jan 2008 - 01:00

Alias Augusto, nem precisa colocar os hits e numero de visitações unicas por ip, coloque somente a porcentagem para a galera ter uma idéia.
Comentário de Kadu
Não somos nós que temos que nos adptar...: Respondendo e Perguntando: Você usa K-Lite Mega Codec Pack em seu Windows? Saiba que ele não instala Banners em meu pc. nem nunca o fez (não quando eu instalo) e sim, codecs proprietários também são excelentes, afinal, MP3 não é opensource.

O que eu disse com relação ao Wndows Media Player organizar, indexar, etc, etc...disse em relação ao todo...videos, músicas, etc...seria legal um programa com todas essas funcionalidades integradas e uma interface tão fácil quanto o dito Cujo para o Pinguin (nem no Mac eu achei um programa tão completo) e se no wine fosse possível instalar esses programas, pode ter certeza: eu já tinha mudado de mala e cuia pro Linux...

Em relação ao "Abandonar velhos hábitos"...como deixar de ler o Terra...Se atualiza...eu não sou Geek, gosto de tecnologia sim, mas adoro comodidade na hora de ler minha inutidades...HTML, JAVA, Flash, CSS e Tables são padrões...

(só pra acrescentar, o Firefox teve problemas, mas o Opera funcionou redondinho;)

E eu ainda adoro o Linux, amo o Ubuntu, o Tux e no Linux, eu adoro o Amarok, o aMSN...
Comentário de timm
Fica tranquilo, não sou a: Fica tranquilo, não sou a Rioko nem a Aeka... =P Mas a citação foi ótima, credo...

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de bebeto_maya
Mac: Sentar e usar...Acho que não...: Discordo, Out The Box, até Linux com o Ubuntu o Green os. Mas tenta instalar drivers da Nvidia, aquele hardware exótico, aquela impressora. Drivers diversos, carregar e descarregar...comando Kextload, chmod, chown...

Até hoje todos engolem que o Mac ˆé mais fácilˆ, gosto dele, uso ele, mas discordo quanto a ser mais fácil...Fácil mesmo era o BeOS, que morreu sem ter uma chance na vida...

Quem comprar o Mac, deve torcer pra seu hardware não dá pau, porque se der, vai sofrer com a instalação de hardware de terceiros. Digo isso por experiência própria.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de brain
estatística vazia?: Mas o que esse ranking provaria? Eu não preciso olhar no log para saber que o número de usuários de Linux no BR-Linux é bem mais alto do que na média da Internet, e que o Firefox por aqui é maioria, nem que o número de usuários de Windows interessados em acompanhar as notícias daqui é grande. Mas esses números não servem para comparar com estatísticas mais amplas...
Comentário de Jorge Bragança
Kadu, adaptação não é coisa de Geek...: Tenho certeza que voce encontrará alternativas para ver suas "inutilidades" em sites que respeitem/valorizem sua opção de navegar com Linux. Quando montei minha máquina, sabia que a Ati seria uma opção a ser descartada em relação à placa de vídeo. Não havia comprometimento da empresa com o Linux. Comprei Nvidia. Hoje a Ati vai ter que correr atrás do prejuízo porque sabe que vai perder mercado devido à expansão do Linux. A minha postura e a de muitos contribuiu para que houvesse esse tipo de mudança. Em relação à Cereja do Bolo, o Linux atende 100% àqueles que usam o computador para Internet, Multimídia e pacote Office (9 entre 10 usuários).
Programas mais específicos é só questão de tempo.
Abraços
Comentário de eduardo.alvarenga
Jorge Bragança: Não achei relevante citar, porém agora que tocou no assunto, sou Analista de Suporte UNIX, e trabalho com UNIX a mais tempo que seus 10 anos de Windows e sei diferenciar bem as coisas. Neste tempo pude concluir, que Windows e MacOS são sim muito mais fáceis, mas não porque tem o mouse, e clic-clic-clic, bonitinhos, etc, mas sim por questões de mercado e produtividade, da tia que chega em casa e quer ver o e-mail e sabe aonde clicar, de seu colega que manda um documento do Project e quer que você faça uma avaliação e outras coisas do dia-a-dia.

Se for pra eu rodar uma aplicação de missão-crítica, sem dúvida qualquer UNIX será mais fácil que o Windows para manter e apresentar resultados. Não discordo de você em momento algum nesse quesito.

Porém se for pra eu botar um micro em cima da mesa pra acessar a internet, instalar uns joguinhos e usar o Putty, não vejo **necessidade** de outra solução além do Windows ou MacOS. ** NÃO PRECISO ** . Uso Linux e outros UNIXes a tempo bastante para saber aonde cada um é melhor aplicado ou necessário.

A não muito tempo atrás, cerca de 6 anos, já fui um radical. Ia todos os anos ao FISL, mandava e-mail pro RMS (e era correspondido), colava adesivo do Linux em qualquer lugar, brigava com quem usava Windows, e as demais atitudes que vocês conhecem. Já tive a mesma opinião do pessoal que até agora me criticou.

Cada um forma e modifica a sua opinião com o tempo.
Caso você realmente queira sobreviver de software, você verá que tenho razão.

"A ideologia, o pensamento do Software Livre é um exemplo para ser seguido e não motivo de desmerecimento...
Ninguém vive sem dinheiro, mas eu posso escolher de qual fonte eu quero receber, se de fontes boas ou não.
Mas é claro, essa opção é só para quem tem "conduta"."


Sem dúvida a aura romântica do SL é digna de homenagens. O que acontece é que as pessoas não sabem o limite entre a ideologia e a razão. RMS sabe bem esse limite, e aos mesmos moldes de algumas ideologias e facetas políticas, não quer que o povo saiba a "verdade verdadeira", e como argumento, cria vilões e inimigos de seu "império", o que faz surgir mais e mais "fanboys" por aí.

Alguém lembra a opinião ( ou pregação ) do RMS sobre o sistema de ports do OpenBSD?
Posso até estar errado, mas ** acho ** que nem metade daqueles que começaram a condenar o OpenBSD sabiam o que era o sistema de ports.

Resultado: RMS passou por mentiroso e hipócrita.

Tudo o que foi dito acima e nos posts anteriores é SOMENTE A MINHA OPINIÃO. Por favor, não apedrejem quem tenta se expressar de maneira livre e aberta, como todos têm direito.
Comentário de eduardo.alvarenga
Minha comunidade: Minha "comunidade" está no conforto de um ter um depósito efetuado em minha CC todo mês.
Ajudar as pessoas, participar de foruns, e desenvolver código é uma obrigação de cada um, não da "comunidade".

Incrível como algumas pessoas acham que por defender as qualidade de outro sistema operacional você passa a ser seu "INIMIGO MORTAL". Deixe essa guerra para os Semitas.
Comentário de Edinor
Ah sim...: "mas sim por questões de mercado e produtividade, da tia que chega em casa e quer ver o e-mail e sabe aonde clicar,"

Só pra constar, esses dias estava conversando com uma amiga minha que mora nos EUA, ela estava usando o msn para mac, pois bem, nem suporte a web cam e wikis ou até mesmo ao pedido de "atenção" esse msn possui, coisa que no meu Ubuntu, estava completamente configurando e sem grandes complicações.
a questão ai meu amigo é que não foi preciso ter os seus "anos de experiencia" com Unix para poder instalar um software SIMPLES como é o Ubuntu que por exemplo reconheceu minha impressora, configurou minha rede, web cam, placa de som e SEM PRECISAR INSTALAR NADA MAIS QUE O SISTEMA OPERACIONAL, ao passo que no windows eu teria que fazer n instalações diferentes, e acho tão simples alguém clicar em Aplicações - Adicionar/Remover Programas e selecionar AMSN quanto entrar no site do msn, baixar, clicar no executavel e esperar finalizar a instalação.
Dizer que Linux não é um sistema facil de ser operado para qualquer função COMUM do dia a dia é no minimo levianismo ou falta de conhecimento da atual caracteristica do Sistema
Tem ainda algumas dificuldades no uso diario de alguns usuarios especificos? tem, mas duvido que a tia que chega em casa e quer ver o e-mail não fosse conseguir ve-lo...


Comentário de andremachado
2) Você terminou de ler meu: 2) Você terminou de ler meu artigo?

Opa Lucas! É claro que terminei de ler o seu artigo "Como ser um usuário Linux babaca (fanboy)". Gostei principalmente da parte onde você define uma das atitudes dos usuários que você considera "babacas" como:

"2) Cadastro no BR-Linux

Cadastre-se no Br-Linux. Passe as tardes lá. O Stallman se orgulhará de você. Você não usa Linux por que gosta, mas sim por que ele quer que você use. Você usa por que você é livre (?), já que usa um sistema livre. Aproveite e coloque uma frase de efeito na sua assinatura. Pode ser qualquer uma! De Ghandi à Revolução Francesa. Quanto mais batida melhor. Só pra pensarem que você tem cabeça no lugar, há há!

Adendo: Nossa =P"

Ou seja, de acordo com você, todos os usuários desse site seriam babacas... muito interessante.

-------------
E executarei neles grandes vinganças, com furiosos castigos; e saberão que eu sou o Senhor, quando eu tiver exercido a minha vingança sobre eles. - Ez 25, 17
Comentário de Manoel Pinho
Admins: Eu tenho que administrar alguns servidores windows, que são usados para rodar os chamados softwares legados e para permitir o uso de aplicativos windows-only fornecidos por terceiros em forma binária. Mas administrar e usar windows é como comer comida fast-food, sem graça nenhuma.

E, ao contrário de muitos administradores de sistemas unix que conheço, não acho que Unix é bom só para desktops, talvez até porque comecei a usar sistemas Unix (SunOS, AIX e Solaris) como workstations cientificas. Quando conheci o linux e o freebsd em 1996, a minha meta foi justamente colocar aqueles ambientes no meu PC, a mesma razão pela qual o Linus Torvalds criou o linux. Sinceramente, para que instalar putty, winscp, etc num windows para administrar servidores remotamente se posso fazer isso ainda muito melhor num desktop linux ?

Conheço muitos admins unix que instalam e administram servidores facilmente mas não conseguem instalar um desktop linux ou instalar algum periférico típico de desktops no linux. Por que ? Porque nunca se interessaram em aprender. Porque têm o PRECONCEITO arraigado de que unix/linux só servem para servidores e nem sequer tentam instalar e usar linux em seus próprios desktops e notebooks.

Ideologia é sim importante. Sinto muito por quem quer apenas usar um sistema bonitinho e sem alma nenhuma. Quem pensa assim geralmente não gosta de programar ou escovar bits.

Quem defende o uso do MacOS X pela praticidade de ter um sistema todo pré-configurado, prático e cheio de programas proprietários proffissionais, sinceramente não conseguiu dar nenhum motivo racional para alguém trocar o windows pelo MacOS X. Só porque está na moda ser fã do Jobs ? Por ser um sistema bonitinho ?

Sinceramente, quem precisa usar eventualmente algum software proprietário caríssimo e não liga para ideologia ou para a questão de pirataria pode se satisfazer facilmente pegando o dinheiro que iria gastar num hardware Apple, montar um p*** de um computador e rodar todos os softwares proprietários e o windows (ou o próprio macosx) em uma máquina virtual ou ainda em dual boot.
Comentário de terramel
Teria nada...: Teria nada... é a mesma coisa que viviam falando que qdo o Vista saísse o Linux não teria chance nenhuma, estaria perdido e todo aquele bla bla bla... O Linux, mesmo na Desktop, evolui de forma exponencial. Temos que concordar que não apenas evolui mais rápido que o Vista, mas também mais rápido que o Mac...

Gostaria de adicionar aqui que na minha opinião o crescimento do Mac se deve ao número de fanboys (odeio usar esse termo, mas tudo bem...) da Apple. Nós Linuxers somos geralmente chamados de xiitas... Mas e os fanboys da Apple? O que são? Seriam mais é como o taliban O.o Alguém já viu usuário de Linux pulando nos trilhos do metro pra pegar um celular Neo1973 ou algum outro celular movido a Linux? Não... Já com IPhone, isso aconteceu...

O problema maior ainda é que eles dão uma tremenda importância para design e essa é a sacada genial da Apple... Investir nisso... Depois vem gente que fala que o MacOS é superior pq é baseado em BSD, mais seguro, dá menos erro etc...

Mas sinceramente... Ubuntu dá de 1000 a zero em qualquer Mac... Quero ver agora como será a versão 8 ;) Como vai ser mesmo o nome? Hardy Heron? Os caras evoluem de forma muito rápida... Mas legal também vai ser ver como vão ficar as coisas assim que sair oficialmente o KDE4 e já estiver em uma versão mais bem testada e tudo mais... E espero mais ainda o dia que o Enlightenment 17 for lançado oficialmente. Tanto o KDE4 como o Enlightenment (especialmente o Enlightenment) tem um design tranquilamente superior ao do MacOS... Sobre o IPhone, um telefone bonitinho, com um hardware legalzinho e um bom design mas totalmente bloqueado e muita gente compra... Mas esperem o OpenMoko ;) Fiquei sabendo que o Rastaman que criou o Enlightenment está trabalhadno com a comunidade do OpenMoko e já falou algo como estar entusiasmado com a possibilidade de rodar Enlightenment no OpenMoko ;) Isso vai ser interessante (e lindo, com certeza)

http://terramel.wordpress.com
Comentário de ricardovm
10 anos: Programas mais específicos é só questão de tempo.

Ouço a mesma coisa há 10 anos. Tomara que esse dia chegue logo.
Comentário de Kadu
Verdades Incovenientes...: É verdade, há bastante tempo que leio "Programas mais específicos virão..." e desde o início desses comentários, muita coisa boa apareceu...precisamos de algo que faça frente no mesmo nível (porque a comunidade têm sim, conhecimento e técnica de como fazê-lo...é só juntar os cérebros...adoraria ver um "Tux Media Player", que procurasse e indexasse qualquer arquivo de midia no HD, colocasse as capinhas e tivesse uma aparência agradável.

Com relação a ATI - eu possuo uma, Ati X1550, 256MB DDR2, PCI-E, no Windows ela é muito boa, no Ubuntu, permite os efeitos de desktop, mas quando entra na proteção de tela...xiiii....estou amargando ter sido mal acostumado com algumas frescuras e feito escolhar precipitadas em alguns hardwares, como o caso de minha placa mãe (ASUS P5VD2-X)...

Ao terminar de instalar o Ubuntu ou qualquer Linux, tenho de editar o Grub inserindo os comandos "ACPI=OFF NOAPIC" e retirar "ro quiet bootsplash" que estão padrão depois da instalação (senão, não consigo entrar no sistema Linux)...imagine se eu nunca tivesse utilizado o sistema e estivesse tentando substituir as janelas???
Comentário de terramel
???????????????????????????????????: O que é isso? Algum tipo de comentário patrocinado?

http://terramel.wordpress.com
Comentário de terramel
Eduardo, tá cuspindo no: Eduardo, tá cuspindo no prato que comeu? Fala que trabalha com SL o dia inteiro e agora sai metendo a boca? Sinceramente, pelo que você falou não posso evitar dizer que você é um "Profissional Frotinha"...

Sabe o ator Alexandre Frota? isso mesmo!

Só pensa em mercado e dinheiro...

Resumindo... Se pagarem bem você vai desmunhecar e virar a bundinha.... UIiiiiiiiiiiiiiiii!

http://terramel.wordpress.com
Comentário de terramel
Sua comunidade....: Aeee Eduardo, sua comunidade é a comunidade do Frotinhaaaa... Uiiiiiiiiiiiii!

http://terramel.wordpress.com
Comentário de terramel
Duduuuu: Duduuu, se você trabalha a mais de dez anos com UNIX, isso quer dizer que você começou a trabalhar quando tinha 2 anos???

E agora trabalha com o que? Ruindows?

Mas e o Frotinha?? Já tá trabalhando com ele né malandrinho?

Uiiiiiiiiiiiiiiiii!

http://terramel.wordpress.com
Comentário de timm
Aos que se adaptam nessas: Aos que se adaptam nessas condições sim...

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de timm
"Quem defende o uso do MacOS: "Quem defende o uso do MacOS X pela praticidade de ter um sistema todo pré-configurado, prático e cheio de programas proprietários proffissionais, sinceramente não conseguiu dar nenhum motivo racional para alguém trocar o windows pelo MacOS X. Só porque está na moda ser fã do Jobs ? Por ser um sistema bonitinho ?"

Ué, quando eu falo que prefiro usar Windows a usar Debian todo mundo me critica por que dizem que ele não presta, é instável e etc. Seguindo essa linha de raciocínio, o Mac OS X é mais estável que o Windows, por quê não utilizá-lo?

É legal o quanto alguns aqui (sem generalizações) ignoram tudo o que é diferente da "comunidade software livre", independente do software ser eficiente ou não. Se fosse OpenSource também não teriam visto o código de fonte.


----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de timm
Você deve ser um frustrado!: Você deve ser um frustrado! Sempre que os seus argumentos caem (já vi várias vezes) você parte pra agressão e palavras de baixo calão?

Que exemplo pra comunidade...

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de freakcode
Get the facts: O "boom" recente de adoção de Macs foi, estranhamente, sincronizado com a adoção dos processadores Intel e consequente capacidade de rodar Windows nos Macs.

Esse fato fala por si só.

Fora isso, acho sim que o Mac terá uma participação cada vez maior no desktop, pois é um produto de qualidade e, como o computador se torna commodity, a Apple se procura vender mais do que um computador, e sim, um estilo de vida. Esse tipo de marketing é que tem apelo junto ao usuário doméstico, ao contrário da abordagem "enterprise" que as antigas como a Microsoft e IBM possuem.

Computação pessoal já virou moda.

Fora isso, não acho que a Apple compete com Linux no desktop, já que este possui um nicho entre hardusers, plataformas portáteis e produtos mais diferenciados (como o Asus EeePC). A concorrência do Mac é primariamente com as caixas pretas Dell com Windows.
Comentário de timm
Ta: Ta aí!

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de Baltar
http://gtoso.tor.it/pub/amule: http://gtoso.tor.it/pub/amule/osx/cvs/

Quem usa OS X, têm um amule legal no link acima, compilado do cvs.

http://gtoso.tor.it/pub/amule/osx/cvs/aMule-CVS-20071209-Mac_UniversalBinary_Tiger-with_amuled-by_GToso.zip
Comentário de eduardo.alvarenga
Vou responder aos dois: Vou responder aos dois comentários neste mesmo.
Experiência: Sim, trabalho a mais de 10 anos, e comecei cedo, bem antes de você começar a cagar nas fraldas ou no trabalho, quem sabe.

O SL é meu sustento, minha fonte de rendimentos, é com ele que eu pago minhas contas que não são nada livres. Não estou condenando nada, apenas expressando minha opinião como usuário de Desktop (você viu o tópico desta thread?). Não seja um imbecil, ou um fanboy-medonho-de-boina-vermelha.

E sobre trabalho, "Frotinha", etc. Dá uma ligada pra todos os seus amigos e vai tomar uma cerveja. E baseado no nível cultural dos seus comentários, tente conseguir uma coisa nova pra você, uma mulher por exemplo.

É provável que você não tenha amigos que queiram sair com você, então vá compilar um kernel sentado no vaso sanitário.

Se quiser aprender a construir alguma coisa, experimente um castelinho de areia primeiro.
Agora pede um Lolo pra sua mãe, seu moleque.
Comentário de Fredson
Linux e Facilidades: 1) Em um dos comentários acima um usuário alega que o linux pode ter efeitos 3D com o compiz-fusion, mas que no MAC é só ligar e usar. No linux segundo o mesmo existe a necessidade de n configurações e edições de arquivos.
Isso pode até ter ocorrido, mas no passado. Hoje em dia distribuições como a Mandriva, Ubuntu, permitem que com poucos cliques se ative a opção e no Ubuntu já vem ativado por padrão, dependendo da placa de vídeo utilizada. É lógico que se o linux fosse desenvolvido para rodar em um só tipo de máquina/configuração essa opção já viria pré-configurada, sem necessidade de ativação pelo usuário. Mas, devemos considerar que as distribuições tem que ser preparadas para inúmeros tipos de hardware e configurações.
2) Acho que o fato do Linux e o próprio windows rodarem em várias máquinas é uma vantagem para o usuário, como também a existência de diversos tipos de hardware. Já pensou se estivéssemos presos a uma configuração cfe. acontecia antes com os PC's IBM. Estaríamos no mesmo mundo dos usuário do MAC. Se um componente desse defeito teríamos que desembolsar altas quantias para substituição. Viva a livre concorrência que no mundo globalizado pelo menos nos oferece esses benefícios. Podermos escolher o fornecedor e aquele que me ofereça o melhor preço.
Considero que ter um MAC hoje em dia é como ter um palmtop (Palm OS). O sistema vem configurado bonitinho, mas se quisermos adicionar algum programa temos sempre que pagar. O software livre permite que usemos software de qualidade, gratuitos e o melhor de código aberto para que possamos fazer alguma modificação e adicionar algum recurso. Claro que nesse último caso o usuário tem que ter conhecimento. Falo por experiência própria pois tenho um Palm e no mínimo tenho que desembolsar R$50 para adicionar qualquer programa que preste.
3) O Amarok é muito mais completo na minha opinião do que o windows media player. Os recursos de busca de músicas pelo disco, organização de álbuns, capa de cd's, letra de músicas, classificação, busca facilitada, adição de plugins diversos, são recursos excelentes, dos quais muitos o windows media player não implementa. Eu ainda me bato até hoje com aquelas listas de reprodução do mesmo... No amarok é tão simples, escolho o local para o mesmo fazer as buscas e pronto, voilá a coleção completa separada por artista.
O fato dele não dar suporte a vídeo acho também uma vantagem. O foco é somente música. Ele tem que ser ótimo nisso. Vídeo deixo para o kaffeine. O kaffeine inclusive toca músicas e suporta qualquer formato de vídeo suportado pelo xine.
4) Quanto a questão dos CODEC's para executar alguns formatos de vídeo e áudio, instalo muito mais rapidamente em um mandriva e ubuntu do que no windows.

Para finalizar, tenho um mandriva instalado em meu desktop e no meu notebook e o mesmo é executado de forma muito satisfatória, onde todo o hardware foi detectado automaticamente, até mesmo webcam, onde no windows tive que instalar o driver manualmente. Acho que o madnriva está preparado para atender usuários de todos os níveis, avançados ou iniciantes. Utilizo também o ubuntu e constatei a mesma coisa.

Comentário de flamer
Concorrência: Eu acredito que a maioria das pessoas que expressaram suas opiniões esqueceu de um ponto importante. Talvez o mais importante de todos. Seja você um usuário dos produtos Apple, ou MS, ou Sun ou outros quaisquer, o fato de haver outras companhias ou "comunidades" disputando o mercado faz com que cada uma delas precise trabalhar duro para conquistar o usuário. No longo prazo, isso resulta em melhor qualidade dos aplicativos e maior estabilidade do sistema. Isso sem dúvida interessa a todos. O aparecimento e a popularização do software livre resultam em benefícios para todos, independente de suas preferências. Sob esse pontos de vista, qualquer discussão sobre o software que eu prefiro se torna irrelevante. O importante é que eles existam, que sejam utilizados e que procurem conquistar o usuário, que acaba sendo o beneficiário de todas essas disputas.
Comentário de cppware
Se prepare, meu amigo...: Acho que você vai ser linchado.

É impressionante como num blog sobre Linux quem fala bem de Linux se dá mau.

=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos
Comentário de cppware
BeOS: Ah... bons tempos aqueles, bons tempos!
=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos
Comentário de Jorge Bragança
Edurdo.Alvarenga: Seu comentário ,dessa vez, foi mais equilibrado.
Foi importante frisar que é somente a SUA opinião.
Romantismo não leva a lugar algum amigo. O Software Livre está cada dia mais em evidência porque suas propostas são factíveis e sintonizadas com as demandas de uma sociedade cada vez mais preocupada com questões éticas e sociais. Não que o seu usuário precise ser uma pessoa ligada as questões sociais, éticas, ambientais..., muito pelo contrário, o que sustenta o Linux é que ele está entregando o que está prometendo. Pragmatismo genuíno.
Amigo eu me atenho somente aos fatos. A Microsoft está longe de ser uma empresa de atitudes íntegras, e como tal, merece muitas das críticas que são destinadas a mesma. Não há criação de vilões e inimigos imaginários. Críticas essas que estão longe de ser exclusivas dessa comunidade, críticas com fundamentação, exagero às vezes, mas dentro de uma base sólida. Talvez voce não concorde com algumas, mas daí a rotular pejorativamente àqueles que têm opinião diferente, não é uma postura inteligente, mina qualquer credibilidade. Nunca trabalhei com Mac e nunca me interessei em fazer qualquer estudo sobre a empresa, então não posso opinar em relação ao mesmo.
De qualquer forma, eu não quero sobreviver de Software Livre, essa não é a discussão. Estamos falando em simples usuários...
E por favor, prefiro não ser uma "Metamorfose Ambulante", deixo isso para nosso Presidente Lula...

Abraços,

Comentário de Jorge Bragança
Kadu e Ricadovm,: Amigos, a visibilidade do Linux é a cada dia maior. O crescimento do mesmo nesses 2 últimos anos é uma coisa fantástica, impressionante mesmo, tese para doutorado. A velocidade de 10 anos atrás em seu desenvolvimento não se compara aos dias atuais. Credito grande parte desse mérito à Canonical, que com uma visão empresarial/social do Linux, elevou o mesmo a um novo patamar. Há muito a ser feito, mas admitam que o caminho está cada vez menos sinuoso que há pouco tempo atrás... E concordo em número, gênero e grau com o post do flamer... O caminho é esse.

Abraços

Jorge
Comentário de terramel
Pelo jeito você quis dizer: Pelo jeito você quis dizer eu cagar na sua cabeça, porque você ficou toda irritadinhaa! uiiiiiiiiiiiii! Frotinha ;**********

10 anos de trabalho? Você quer dizer 10 anos brincando de bater no teclado... Imagino, começou com dois anos jogando seus joguinhos da M$ piratinhas, depois ficou um tempinho no M$N e Orkut conversando com algum gordinho cheio de espinhas que falava que era mulher mas ai te deixou desiludido e agora você quer dar uma de que entende de Linux e fica aqui deffecando pela boca... aheuaheuaehuaehuaehaeuhu!

SL seu sustento? O que você faz? Pede CDs do Ubuntu pelo Shipit e vende por 5 reais? aaheuaehueuahuaehaeuhaeuha!

Fanboy-medonho-de-boina-vermelha? Acho que você que tá dando uma de Ronald-MacDonalds-apaixonado-pelo-Bush-e-pelo-American-Way-Of-Life...

Não tenho amigos mesmo.. tenho bem poucos, pois não preciso ficar cheio de gente do meu lado pra não ficar chorando... Geralmente pessoas que preferem ficar no meio do povo é porque não tem muita coisa na cabeça então prefere barulho... resumindo... vai tomar uma cerveja, ouvir sua música emo, arrumar um namorado...

Compilar kernel no vaso sanitário? Pelo menos tenho que ir pro vaso mesmo quando quero deffecar... Já você tem nem pode sentar no vaso... tem que enfiar a cabeça lá, já que deffeca pela boca...

Lolo pra minha mãe? Ahhhh! Vai dar a buundinha seu Frotinha... Vai lá pro Bofe de Elite...

Frotinha: "Homem de rosa o que é que você faz????"
Eduardo (Frotinha 2): "Manicure, pedicure e também depilo atrás"

http://terramel.wordpress.com
Comentário de tenchi
Respondendo à pergunta...: Não.
Mas prefiro manter este preconceito.
Quando usava o Windows, nunca gostava dessas soluções mágicas, tipo "codecs do kazaa". Isso me cheirava à spywares, vírus, e outras bugigangas microsoftianas. Isso pq o nome "kazaa" me dava arrepios. Nunca vi programa tão ruim e uma rede tão cheia de arquivos ruins quanto a Fast Track.

Ah, e lembrando do exemplo que citei, da MTV. Não acho que foi necessário um monte de geeks para que o site mudasse. No máximo, um monte de emos, mas deixa pra lá ;-)

Se uma empresa cria um site "made for IE", ela é totalmente sem noção. O Firefox está crescendo muito, principalmente no mundo Windows. Um dia ou outro vai perceber que há usuários de outros sistemas, que não têm o WMP ou outra coisa que só rode no Windows instalado em sua máquina, e querem usufruir dos serviços que eles oferecem.

Ah, e como o site funcionou no Opera? Aqui tá dizendo que preciso do ActiveX! Dá até uma sugestão para os usuário do Mac. Ainda bem que só existem estes dois SOs no mundo, né? hauahua

Quero só ver quando começarem a fazer sites usando o SilverLight, da Microsoft... O que vai ter de Linuxer terrorista por aí, explodindo as coisa.. hauahau. E não pensem que o Moonlight vai suprir essa necessidade do (GNU/)Linux não. Por melhor que o povo do Mono trabalhe, nunca vão fazer algo melhor que a MS, pois esta sempre arrumará um jeito de implementar um novo e obscuro recurso.

Um site experimental que mostrará para onde caminha a humanidade: http://www.tafiti.com/Original/default.aspx

Se não conseguir acessar, é normal, não se preocupe.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de timm
Claro, o Linux é a imagem: Claro, o Linux é a imagem da perfeição e simplesmente não tem defeitos. A começar pelos usuários da comunidade dele, que por sinal, sempre estão certos e não erram nunca. Nunca!

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de lagaz
ideologia: pode não pagar as contas

mas me mantém aceso.

;-)
Comentário de Marcos J.T
Não é a toa que vc.: Não é a toa que vc. trabalha no Brasil ainda, com "sistemas embarcados"...aqui no Japão qualquer mongol sabe usar Windows 2003, o que pegava uns 8 anos atrás era FreeBSD, hoje em dia Linux tá com tudo por aqui.
Comentário de terramel
Eu frustrado? Não sou eu o: Eu frustrado? Não sou eu o garotinho baba ovo da M$ e tiete do Ballmer e do Bill que fica querendo dar uma de equilibrado que usa todos os sistemas e que não é xiita e todas essas besteiras e blá blá blá em comunidade de Linux metendo o pau no Stallman, defendendo o Ruindows etc.

Acho que o frustrado deve ser você... Alias, acho não... Tenho completa e total certeza... Tenta comprar uma certificação MCP ou arrumar algum estágio servindo cafézinho na M$... Quem sabe assim você não melhora?

Abraços
do Terrinha

PS: Me parece que você me escreveu isso porque tomou as dores do Frotinha... Acho que isso faz de você a Bianca Soares ;)

http://terramel.wordpress.com
Comentário de tenchi
Meu caro "Terrinha",: Cara, sinceramente... Acredito que muitos aqui - inclusive eu - respeitam sua opinião, mas você tem que começar a respeitar a dos outros também. Não é pq pensam diferente de você, que eles são "frotinhas". E isso seria o mesmo que "frutinha" ou o diminutivo de "Frota"?
Se você quer mesmo ser levado à sério, diga bobagem sim, como faço, mas não fique preso à ofensas pessoais. Acredite, eu já fiz isso, e percebi que não valia a pena.
Talvez esteja perdendo tempo aqui, mas vai o recado.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de timm
Vamos lá...: Ao contrário de você, tecnologia pra mim é tecnologia. Não é religião nem ideologia. Softwares pra mim são os caminhos, e não finalidades.

Defendo o MS Windows assim como defendo o Linux. Por que, ao contrário de você, eu tenho visão de causa e utilizo qualquer espécie de software, e gosto de contar o que chamo de "verdades inconvenientes", tanto pros usuários Linux (que criticam o Windows) quanto pros usuários Windows (que criticam o Linux). Em ambos os casos, o que impede o funcionamento dos mesmos é o fator usuário. Ou militante ou incompetente. MS Windows funciona, sim. Assim como o Linux, que também funciona.

Graças ao meu Deus, eu também não sou um frustrado, não. Trabalho numa empresa - onde provavelmente fica sua conta bancária - e o Linux é utilizado por ser software livre, e não por vantagem tecnológica. A empresa anuncia publicamente seus "feitos" e todos vocês acham lindo. Quando na verdade, é tudo politicagem pra inglês ver.

Anyway, não trabalho nela pra reclamar, fazer beicinho por que 97% do parque é Microsoft (e funciona *muito* bem) e o "software livre" é sempre o quebra galho. Não não não! Tô nela pra fazer o "tal" do Software Livre funcionar. E funciona! Qual o problema de usar Microsoft? O que o Bill Gates te fez? O Windows alguma vez te bateu?

Com relação às certificações, pode ter a mais absoluta certeza que eu vou tirar um MCP, depois que eu tirar o LPI e o RHCE. E, ao contrário de você, vou estar trabalhando muito bem e feliz, ganhando muito dinheiro sim! Enquanto você, provavelmente vai ficar como um velho socialista que se acha o dono da razão, quando na verdade todos tem *pena* de você. Eu oro por ti!

E com relação ao comentário do Frotinha, pro Eduardo, não tomei as dores, não. Apenas é uma atitude que é *no mínimo* infantil e reflete o seu vazio de espírito. Sério: Você tem amigos? Ou transa? Pois, nesses comentários, você nos dá a mais absoluta certeza que a resposta pra essas duas perguntas é não.

Stay safe!
Lucas Timm.

(e deixa eu trabalhar, tenho um Debian pra enviar pro Tocantins).

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de terramel
Tenchi.. Frotinha não tem a: Tenchi.. Frotinha não tem a ver com frutinha... É apenas o diminutivo de Frota... o negócio do cara ser gay também não tem muito a ver... Apenas comparei pelo fato do Frota ser um cara que faz o que pagarem... Claro que, na minha opinião, ele pode ser um bom ator para comédia.. ;)

Sobre a ofensa que fiz ao Timm, foi porque ele me chamou de frustrado e ai sim levei para o lado pessoal... Quanto ao Eduardo é porque estou cansado de ouvir gente vindo com esse papo de que somos comunistas...

http://terramel.wordpress.com
Comentário de terramel
Ok ok... Vou tentar fazer um: Ok ok... Vou tentar fazer um comentário não tão bem humorado como os outros para parecer um pouco mais sério...

Começando pela parte de tecnologia e ideologia, essa é uma escolha sua mas acho que ao criticar tanto o Software Livre (veja que não estou dizendo que você critica o Linux e sim o SL) você está de certa forma não separando tecnologia de ideologia e sim usando uma forma de ideologia inversa justamente para ir contra a ideologia do SL. Gostaria de pedir parasse um pouco para pensar no que seria o Linux hoje se ele não seguisse o modelo do Software Livre? Provavelmente nem teriamos a sorte de ter essa discussão que estamos tendo e com certeza nem o próprio BR-Linux existiria... Sobre a ideologia, gostaria de dizer que ela é importante sim.. Peloe menos a meu ver... Existiria GNU se não fosse a ideologia? Com certeza não... Nem mesmo o Ruindows evoluiria da forma que evoluiu se não fosse por tudo isso.. Não podemos querer separar a ideologia da tecnologia pois essa ideologia de Software Livre e Código Aberto é justamente o ponto forte da tecnologia que conhecemos... O que seria a internet sem o Código Aberto? E o próprio MacOS? E o Windows que pelo que sei usa partes do código do BSD em sua pilha TCP/IP???

O Ruindows funciona... meio ruim das pernas mas funciona. E bem melhor do que suas versões anteriores... Claro que se não fosse pela "ameaça" do Linux o Windows ainda estaria com a mesma estabilidade de seus antecessores como o 95, o 98 e o ME...

Acho que posso dizer que o Linux é o que é hoje graças ao usuário militante que você critíca (claro que não falo daqueles usuários como alguns Slacker que criticam os que usam o Ubuntu e o Debian, ou dos usuários de Ubuntu e Debian que criticam o Slack e sim de pessoas como Stallman e Maddog). O que seria do Linux hoje se não fosse a GPL? Se não fosse o trabalho do Stallman e do Maddog. Claro, são dois caras diferentes e com opiniões diferentes e como o próprio Maddog disse quando veio ao FISL: "concordamos com algumas coisas e concordamos em discordar de várias outras" (algo assim)...

Sei também que várias empresas, assim como o governo, usam o SL como populismo... Mas o que podemos fazer? Nós que estamos aos poucos fazendo uma pequena parte do trabalho necessário... Algumas empresas e governos até podem ajudar um pouco, mesmo fazendo por política e para mostrar para os outros, mas elas acabam mais é estragando a imagem do SL...

Sobre o Bill Gates, acho que nem preciso discutir o mal que ele e sua empresa já fizeram (e fazem) com suas práticas de mercado... Essas coisas de certa forma me atingiram sim, assim como atingem várias outras pessoas. Por exemplo, o que fez com a Netscape quando colocou o Exploder pré-instalado no Ruindows... e como o IRC e o ICQ caíram no Brasil depois que o M$N começou a se popularizar... E os sites que as vezes queremos abrir e só funcionam em IE? E antes de começar a usar Linux o tanto de coisas que perdi por causa dos problemas do Ruindows? Então posso dizer que ele me fez mal e que o Windows de certa forma já me bateu ;/

Sobre suas certificações, desejo sorte para você e espero que elas te ajudem a ver as coisas de forma mais clara e parar um pouco com essa idéia de separar tecnologia e ideologia...

O homem sempre sonhou em voar. Durante o curso da História muitos morreram perseguindo esse sonho... Posso dizer que isso é ideologia pois não acho que alguém daria a vida simplesmente pensando em ganhar dinheiro com essa tecnologia. Santos Dummont criou o avião com uma ideologia também. Se não fosse por ideologia ele não teria sofrido como sofreu ao ver sua criação sendo usada na guerra... Acho que pelo seu descaso com a ideologia posso dizer para você que aprecio que ore por mim, mas acho que deveria orar por si mesmo em primeiro lugar.

Ah, eu não sou socialista e nem me acho dono da razão, mas quando acredito em um ideal luto por ele e faço o possível para defendê-lo...

Sobre a resposta para o Eduardo, apenas quis fazer um comentário bem-humorado... ;D Acho que quem é vazio de espírito não sou eu, pois continuo mantendo meu bom humor... Já você... Bem mal humorado e ainda está indo contra a ideologia... Amigo, dinheiro e tecnologia não é tudo na vida não ;)

Sobre "ter amigos" ou "transar", acho que não cabe a você saber esses detalhes da minha vida pessoal, especialmente em um site com um foco completamente diferente desses.... Se tem essa obsessão sugiro que entre em um site focado nesse assunto, ou faça uma conta no Orkut ou, mais urgente ainda, procure um psicólogo...

Abraços
do Terrinha

http://terramel.wordpress.com
Comentário de edempoa
Sinceramente, a impressão: Sinceramente, a impressão que fiquei com seu comentário é que você usa qualquer coisa que seja usada pela massa, apenas isso.

Sem partir para o lado pessoal.
Comentário de eduardo.alvarenga
Creio que realmente nada que: Creio que realmente nada que eu argumente irá convencer você ou ninguém sobre minha opinião.

Pessoal, sugiro que deixem essa discussão.

Afinal, ninguém me convenceu sobre as minhas idéias.
Minhas mancadas e meus acertos foram os responsáveis pela formação da minha ideologia "SL-Comercial".

Afinal já fui (nesta ordem):

- Fanático pelo Amiga
- Fanático pelo DOS
- Fanático pelo Windows (3.x)
- Fanático pelo Netware
- Fanático pelo Linux
- Fanático pelos BSDs
- Fanático pelas licenças livres
- Fanático pelo Linux, BSDs, Solaris, AIX, HP-UX, etc e Windows
- Fanático por aplicações livres e comerciais
- e hoje sou fanático pelo meu profissionalismo.

* Sempre fui fanático por aviação, isso não saiu da minha cabeça desde criança :-)

Acho que todos devem ter a chance de formar sua opinião e para isso é necessário tempo.

Terrinha, sugiro que daqui em diante, seus comentários sejam claros e relevantes tal como este último. Não apele para o lado pessoal. Isso só causa ira e os famosos "don't feed the troll".

A todos, obrigado pela discussão, não irei mais responder comentários referente a esta thread. (Mas fiquem a vontade)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004