Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

4newbies.com.br: Linux X Windows Vista

A principío você deve imaginar que um Sistema Operacional como GNU/Linux, que requer menos espaço do HD para instalação, e menos do hardware em comparação ao Windows Vista, automaticamente seria o top de vendas. Não é bem por aí! Antes de qualquer coisa, o Linux precisa exigir mais do hardware para competir efetivamente com o Vista.” A nota foi enviada por Fabiano Shark (fsharkΘ4newbies·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de giganttee
Interessante a idéia,: Interessante a idéia, porém muito superficial o texto.
Comentário de nemesis
interessante?!?: como sugerir que o Linux seja um pesadão, ineficiente consumidor de recursos pode ser interessante?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nivel9
Pra mim esse negócio de: Pra mim esse negócio de desktop 3d não passa de um elefante branco.
Comentário de Bruno Gonçalves
Se tivesse como votar...: Realmente acho que o cara surtou ou é vendedor de PC.

Sem mais palavras pra comentar isso.

-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de Bruno Gonçalves
Lembrei: Lembrei de mais uma coisa pra dizer.

O XGL não vem pra ser mais pesado e sim para ser mais leve.

As modernas placas 3D possuem baixo suporte a 2D, então muita parte gráfica é feita pelo processador quando é 2D, sendo em 3D as placas de vídeo vão ser mais usadas durante o uso do Desktop e não apenas para jogos, assim deixando o processador mais livre.

Claro que PCs com placas sem boa aceleração 3D vão ficar mais lentos, mas vai ter PC que vai ser mais ráido com o XGL :)

-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de Ricardo Wong Jin Bom
"Antes de qualquer coisa, o: "Antes de qualquer coisa, o Linux precisa exigir mais do hardware para competir efetivamente com o Vista."

Primeiro acho que a interpretação correta seria exigir mais das funcionalidades já existentes no hardware que já se possui.

Um exemplo concreto é o suporte a placa de vídeo SiS onboard em placas PCChips no XFree86, veja:

http://www.xfree86.org/4.5.0/SiS2.html#3
http://www.winischhofer.eu/linuxsispart2.shtml

No XFree86 o chipset SiS530 da placa mãe M598LMR não tem suporte a opção "TurboQueue", e a SiS6326 nem consegue endereçar os 8MB, por exemplo da placa M590LMR . Ambos recursos funcionam em outros sistemas operacionais ou com outros servidores gráficos ( no linux funcionavam com servidores gráficos proprietários, como o Metrox ).

Eu fui infeliz proprietário de ambas placas na época do XFree86, elas funcionaram o mínimo que precisei no linux, mas é chato não poder usar toda memória de video possível por hardware e funcional em outros sistemas.

Esse é o ponto. Concordo que desktop 3D é mesmo um elefante branco e que talvez não haja muito campo de aplicação para seu uso, mas o assunto em questão é que é estamos mais presos comparando o que os outros fazem ou deixam de fazer ( principalmente a M$* ) que implementando completamente a tecnologia que existe ou mesmo criando tecnologia nova. Enquanto uma parcela representativa da comunidade não precisar de um servidor gráfico 3D, não o teremos e ponto, da mesma forma com que naquela época não foi representativo o meu uso destas placas de vídeo para comunidade em geral de desenvolvedores de drivers.

* Precisa de tanto barulho por algo que já existe e funciona no linux, e que ainda vai ser disponibilizado no futuro pela M$ ? Negativos ou não nossos comentários tornam mais visíveis o planejamento estratégico da M$, alguns dos comentários menos fundamentados são respondidos e usandos inclusive em palestras e seminários da M$.

http://br-linux.org/noticias/002728.html
http://br-linux.org/linux/node?from=90

Comentário de nemesis
verdade: "O XGL não vem pra ser mais pesado e sim para ser mais leve."

Exatamente. O único problema, claro, com essas soluções de rodar X sobre OpenGL é que para rodar melhor é necessário suporte no driver à aceleração gráfica provida pelos modernos chips da NVidia e ATI, que infelizmente têm suas especificações de hardware fechadas, o que impossibilita criação de drivers open-source de qualidade.

isso não é problema, claro, para quem trocou liberdade em favor de melhor suporte a jogos 3D...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de cochise
Não é nada disso: O que está por trás do texto é a idéia de que os fabricantes embtem windows nos PCs prque com ele você volta mais cedo para comprar outro computador.
Ou seja, se Linux exigisse mais, vinha com linux embutido.

Há que se lembrar:
1 - Windows é padrão, passando por cma dos padrões.
2 - no Brasil mercado cinza não paga licensa e instala o que o usuário quer (windows)
3 - Grandes fabricantes que tem o selinho da MS recebem todo ano uma porcentagem das licensas que pagaram de volta, mas para ter aquele selinho no gabinete UMA da condições é SÓ ter Windows.

Creio então que a idéia que embasa o texto está errada.
Comentário de CWagner
É a velha corrida do: É a velha corrida do cachorro atrás do rabo.

Quanto mais poder de processamento o hardware oferece mais poder de processamento o software exige e mais poder novos hardwares proporcionarão, etc, etc, etc.

O que sustenta os fabricantes de componentes é a venda contínua de peças e eles não têm interesse nenhum (a não ser em equipamentos de grande porte) que os coputadores durem 10 anos, pois serão 10 anos que passariam sem vender equipamentos.

Então a "Indústria" de software entra em cena convencendo os usuários que estes precisam de computadores mais potentes (e mais caros) para fazer as mesmas coisas que faziam com seus equipamentos antigos, ou ainda, que precisamos de um computador muito mais rápido para digitar textos, executar planilhas, ouvir música, assistir DVD, navegar e baixar arquivos da Internet, etc.

É bem certo que hoje em dia qualquer micro tem muito mais poder de processamento que muitos dos mainframes de uns 15 ou 12 anos atrás, mas será que todos realmente precisam disso?

Esse foi um dos questionamentos que o Nicholas Negroponte usou para formular o projeto OLPC. Ele entendeu que há muito tempo já existe condições tecnológicas para se realizar uma inclusão digital em massa e com qualidade. Faltam projetos decentes para que o uso dessa tecnologia se transforme em inclusão digital real.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de ThiagoArbex
OFF TOPIC total: Eu sei que aqui não é a hora nem o lugar mas parece que não tem como rodar os drivers da NVIDIA no kernel 2.6.16 né? Mesmo que desse pra usar os novos drivers minha placa é TNT2 e só funciona com o release 7174 da NVIDIA e, eu não tenho certeza, mas a NVIDIA não vai mais dar suporte a esses drivers antigos né?
Queria que alguém me respondesse se não existe uma alternativa, lembrando que é pra placas antigas tipo a TNT2.
Queria tanto usar o kernel 2.6.17 :'(
Comentário de ThiagoArbex
Um pouco menos OFF: E pra ser um pouco menos OFF vale lembrar que meu caso é um excelente exemplo de dependência causada pelo software proprietário. O que significa que ou eu compro uma placa de vídeo nova ou uso windows onde os drivers da NVIDIA estão sempre atualizados.
Graças a deus existe o Software Livre senão viveríamos esse tipo de situação a vida toda.
(A outra alternativa seria usar um kernel mais antigo mas eu não queria :'( )
Comentário de nemesis
hardware antigo roda melhor: hardware antigo roda melhor com software antigo. :)

em outras palavras: "não se mexe em time que está ganhando"

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de ThiagoArbex
É o jeito né. Mas ainda: É o jeito né. Mas ainda assim é péssimo já que algumas coisas vão exigir versões novas de kernel e drivers.
Valeu nemesis.
Comentário de santo
não é bem assim: Você só consegue jogar um jogo com os atuais gráficos se tiver um pc poderoso, tb não tem como assistir um dvd de alta qualidade em um computador de 500MHZ e com pouca memória nenhum browser vai conseguir carregar animações de sites e com um cpu lendo a movimentação fica ruim, sem um cpu rápido e muita memoria os aplicativos java ficam ruins.
Não é bem assim todo mundo precisa de mais poder de processamento e todo mundo acaba usando por que novas possibilidades surgem agora se for para ficar com a internet de de 10 anos atraz na base dos gifs e jpegs e browsers mais simples tudo bem.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004