“O Linux Professional Institute - órgão responsável pela certificação em Linux que mais cresce no mundo realizará no Brasil a primeira aplicação das provas 301 e 302. Elas correspondem ao nível 3 da certificação e qualificam o profissional aprovado como Administrador Linux Avançado. As provas ocorrerão na cidade de São Paulo no dia 2 de dezembro, às 10h00, e o número de inscrições será limitado e seletivo. As provas serão gratuitas.
As provas do nível 3 serão realizadas como 'piloto' e só poderão fazê-las os candidatos que preencherem os pré-requisitos necessários. Os conhecimentos exigidos para a prova 301 são Samba, NFS e serviços de impressão. Para a 302, o candidato precisa dominar LDAP e autenticação em rede.
Incluir o Brasil dentre os países que irão fazer a prova piloto do nível 3 e ainda com a presença de Jon 'maddog' Hall vem premiar o bom trabalho que o LPI Brasil fez nos últimos anos e serve também para mostrar a todo o mundo como o Linux é forte aqui no Brasil, explica José Carlos Gouveia, Gerente para América Latina do LPI.
A 4Linux será responsável pela escolha dos candidatos à fazer os exames e por orientação do LPI Inc, serão escolhidos, preferencialmente, os profissionais já certificados LPI nível II que estejam trabalhando com Linux. Os escolhidos que ainda não possuirem a certificação LPI, somente receberão a certificação nível 3 após obterem a de nível 2.
Os aprovados na prova piloto serão os primeiros profissionais em todo o mundo a receberem o certificado nível III.
Por ser uma prova piloto, o tempo de cada prova terá duração maior do que o normalmente utilizado, e será de aproximadamente 3 horas, diferentemente das 1h30min das provas regulares. O resultado sairá em fevereiro de 2007. As provas piloto são sempre utilizadas quando uma nova prova ou versão é lançada e serve para ajustar o tempo da prova, avaliar a clareza do enunciado e o grau de dificuldade, entre outras coisas, explica Gobbi.
Para participar, o interessado deve enviar um curriculum para lpi@4linux.com.br comprovando suas atividades exercidas em Linux. A prova é gratuita e será na cidade de São Paulo em local ainda a ser definido. A lista dos escolhidos para fazer as provas será publicada no site www.lpibrasil.com.br até o dia 20 de novembro.”