“O site DesktopLinux acabou de publicar a primeira parte dos resultados de uma pesquisa destinada a determinar qual é a distribuição Linux mais popular na comunidade composta pelos usuários do seu site. Esta pesquisa não pretende substituir um estudo científico, pois ela se satisfaz em captar as informações transmitidas por 15.000 internautas que quiseram participar. O DesktopLinux fez questão de frisar que algumas distribuições, como ArchLinux, não estavam inicialmente presentes na pesquisa e que ela foi acrescentada posteriormente atendendo a pedidos dos participantes, o que pode ter alterado um pouco os resultados.
Apesar de negar qualquer pretensão científica, algumas indicações interessantes quanto às preferências dos usuários de Linux foram observadas. E, sem surpresa, o Ubuntu chegou encabeçando a lista do sufrágio com 29,2% dos votos. Foi a versão 'clássica' do Ubuntu que liderou na preferência dos usuários, na frente de distribuições como Kubuntu (KDE) ou Edubuntu.
Em seguida chegou o Debian, com 12,2% dos votos, seguido pelo openSUSE com 10,1%. Contudo, nossos colegas do DesktopLinux observaram que associando os usuários da versão Novell SUSE aos usuários do OpenSUSE, a proporção total de usuários SUSE chegaria aos 13%, o que lhe proporcionaria o segundo lugar atrás do Ubuntu. O Gentoo se colocou na quarta posição com um score de 9,6%, seguido pelo Fedora, a distribuição apoiada principalmente pelo Red Hat, com 7%. O Mandriva chega em seguida em sexto com 4,8% dos votos, na frente de várias distribuições, mais ou menos conhecidas, como GoblinX ou Tomahawk. O Red Hat recebeu 2,2% dos votos, na frente do Linspire e dos seus 1%, ou do Xandros, com 0,8%.”
Nadal