Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

15.000 internautas respondem: qual a distribuição de Linux mais popular?

“O site DesktopLinux acabou de publicar a primeira parte dos resultados de uma pesquisa destinada a determinar qual é a distribuição Linux mais popular na comunidade composta pelos usuários do seu site. Esta pesquisa não pretende substituir um estudo científico, pois ela se satisfaz em captar as informações transmitidas por 15.000 internautas que quiseram participar. O DesktopLinux fez questão de frisar que algumas distribuições, como ArchLinux, não estavam inicialmente presentes na pesquisa e que ela foi acrescentada posteriormente atendendo a pedidos dos participantes, o que pode ter alterado um pouco os resultados.

Apesar de negar qualquer pretensão científica, algumas indicações interessantes quanto às preferências dos usuários de Linux foram observadas. E, sem surpresa, o Ubuntu chegou encabeçando a lista do sufrágio com 29,2% dos votos. Foi a versão 'clássica' do Ubuntu que liderou na preferência dos usuários, na frente de distribuições como Kubuntu (KDE) ou Edubuntu.

Em seguida chegou o Debian, com 12,2% dos votos, seguido pelo openSUSE com 10,1%. Contudo, nossos colegas do DesktopLinux observaram que associando os usuários da versão Novell SUSE aos usuários do OpenSUSE, a proporção total de usuários SUSE chegaria aos 13%, o que lhe proporcionaria o segundo lugar atrás do Ubuntu. O Gentoo se colocou na quarta posição com um score de 9,6%, seguido pelo Fedora, a distribuição apoiada principalmente pelo Red Hat, com 7%. O Mandriva chega em seguida em sexto com 4,8% dos votos, na frente de várias distribuições, mais ou menos conhecidas, como GoblinX ou Tomahawk. O Red Hat recebeu 2,2% dos votos, na frente do Linspire e dos seus 1%, ou do Xandros, com 0,8%.”


A nota foi enviada por Carlos (carlosmarcio3Θyahoo·com·br), que acrescentou este link do FórumPCs para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Nadal
Ainda bem que deixaram claro: Ainda bem que deixaram claro que se trata de uma simples enquete.

Nadal
Comentário de Grobsch
Sem Título: Eu sempre visito o desktoplinux.com e não fiquei sabendo da enquete, de qualquer modo incluiram o GoblinX, achei legal já que é uma distro ainda pouco conhecida, o curioso é que ele não recebeu boa votação e o desktoplinux achou isso estranho.

"GoblinX's poor showing surprised me. It's well-regarded, attractive, lightweight, and has a small, but active, development community. I really don't understand why it received so little support.
No, it's certainly not a big name, but still, I'd expected to see it get some support."
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de brain
popularidade: Mas uma enquete com 15.000 participantes não parece ser uma "simples" enquete. Além disso, parece ser um bom meio de medir popularidade de distribuições no âmbito de uma determinada população, e o resultado está em sintonia com outras pesquisas similares realizadas recentemente.
Comentário de ricardomoc
Lembrando: Bom lembrar que esta enquete, assim como diversas outras, não contemplam os usuários desktop de Linux. A maior parte dos votos, se não me engano, são de usuários avançados ou médios, e não os iniciantes. Digo isso pois, apesar de ser um site direcionado ao desktop, usuários leigos não costumam visitar esse tipo de site, dando mais preferência a sites de notícias, jogos, e quem sabe, fofocas. Isso sem falar nos XXX da vida...


-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de Ricardo Alvares
popularidade não quer dizer qualidade ! haja visto o slackware: Nossa... me surpreende muito o slackware não estar bem listado nessa enquete.É aquela velha máxima né, nem tudo que tem popularidade ou marketing excessivo é de qualidade.Me desculpem usuários de Ubuntu, suse, mandrake e outras distros, mas uma distro que tem uma única pessoa teóricamente cuidando que é o Slackware, é a preferida dos usuários experientes... sim sim... se fizerem pesquisas com usuários novos ou que querem facilidade, Ubuntu na cabeça, se fizerem uma pesquisa só com usuários linux a mais de 2 ou 3 anos tenho quase que certeza o slackware ganhara, pelo menos no Brasil.
Comentário de ricardomoc
Concordo em parte: Usuários experientes no Brasil devem ter preferência pelo Slackware. Apesar de não ter meios de medir essa preferência, no meu círculo de amizades a preferência é pelo Slack entre esse público a que você se referiu. Quanto aos usuários finais, ou chamados usuários domésticos, acredito mais no Kurumin do que no Ubuntu. Aqui na minha cidade tenho vários conhecidos que vivem me pedindo a versão mais nova do Kuruma...

-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de Marcelo Vivan Borro
Público alvo: O resultado não me surpreendeu, realmente o Ubuntu é a "moda" hoje em dia...
Quanto ao Slackware ser a distro preferida dos usuários avançados, existem controvérsias ;-)

Na verdade o que tenho percebido é que pelo menos quem trabalha com administração de redes tem preferido o Suse/OpenSuse. Boa parte dos profissionais que conheço o adotam e geralmente são antigos usuários do Conectiva.

Minha política em relação a distros é usar em casa ou em outros desktops a mesma distribuição que uso em servidores. É a distribuição que você tem intimidade e que sabe fazer funcionar, portanto ao mesmo tempo em que você está resolvendo um problema banal de um desktop, está estudando para prevenção de um possível problema crítico em um servidor.

Uso o Suse, por que é fácil de administrar, tem muitos pacotes prontos disponíveis, tem muita tradição em servidores e ao mesmo tempo é ótima para usuários iniciantes. Sem falar que posso fazer com ela absolutamente tudo que faria com outra distro ( na verdade esta frase se aplica à toda distro que você conhece bem ).

Alguém tem experiência com Ubuntu/Kubuntu em servidores? Poderiam citar algum caso desta distro em servidores de grandes empresas ou em missão crítica? Como anda o foco do Ubuntu neste aspecto?

Marcelo Vivan Borro
Comentário de Cléber Zavadniak
Slackware e desktop: Para quem está falando sobre slack, há algumas coisas a considerar. Segundo um estudo próprio =), há basicamente três tipos de administradores de sistemas Linux:

1) Os caras que usam Slack, e geralmente são bem puristas.
2) Os caras que curtem distros "Red Hat based".
3) Os que curtem "Red Hat based" mas parecem muito com os puristas.

O resultado da pesquisa é evidente: acredito que quem usa Slackware nunca fez muita questão de ver um site chamado "Desktop Linux", ao menos não os usuários clássicos (tipo eu, que rodaram bastante pelas distros até, num belo dia, encontraram o Slack).

Além do que, como foi dito anteriormente, o público que respondeu à pesquisa não é iniciante, mas também não é formado só por administradores. O camarada pode ser usuário avançado sem sair de casa, o que o leva em direção ao Ubuntu (embora eu também ache o Kurumim mais indicado, ao menos aqui no Brasil).

Ei! Uma enquete dessas seria bem interessante se rolasse aqui no br-linux, não acham?

Comentário de vmedina
Usuários experientes da distro X realmente preferem ela.: [Ironia]Eu acho que realmente os usuários experientes do Slack preferem ela. Assim como os experientes do Debian preferem a Debian. Os do Ubuntu idem.

Mas não para por aí. O usuários experientes do SUSE também preferem o SUSE! Na verdade, os usuários experientes de qualquer distro preferem aquela distro na qual tem experiência!

Coincidência? Eu acho que não! :P [/ironia]

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Uma enquete igual a essa?: Seria legal mesmo... mas com os comentário desligados! :P

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Nadal
Qual a metodologia da: Qual a metodologia da pesquisa?

Parece-me que sim, foi uma simples enquete. Significativa, em razão do número de participantes, mas ainda sim uma simples enquete.

Nadal
Comentário de brain
Mas...: Mas uma enquete com 15.000 participantes não parece ser uma "simples" enquete.
Comentário de jczucco
Eu uso...: Eu já uso o Ubuntu em alguns servidores, principalmente pelo melhor reconhecimento do hardware que o debian para instalação, e de existir o "Ubuntu Server", que é um Ubuntu limpo, onde você instala somente o necessário para o servidor.

Recomendo o Ubuntu Server 6.01 para quem ainda não experimentou...

OBS: já fui usuário de slackware durante muito tempo, uso Kubuntu e Gentoo no meu desktop, e sim, sou um usuário experiente, mas apenas quero a coisa funcionando sem muito trabalho. Quando tenho tempo para me aprofundar, uso o Gentoo, quando não tenho, uso o Kubuntu. Simples...

Jeronimo Zucco
http://jczucco.blogspot.com
Comentário de tomas.waldow
Ubuntu em servidores...: eu utilizo como servidor de arquivos (samba), servidor de terminal (LTSP), e com banco de dados MySql em um sistema de farmácia...

até agora está muito bem...

Comentário de Nadal - com preguiça de fazer o login
Vamos discutir a picuinha,: Vamos discutir a picuinha, então.

Disse acima que a enquete era "significativa, em razão do número de participantes, mas ainda sim uma simples enquete".

Como foi feita a pesquisa?

Foi posto num site da internet um quadro de votação, para que as pessoas que o vejam opinassem, escolhendo uma entre várias opções pré-definidas. É isso?

Isso, meu caro, é uma enquete. Não é usado nenhum método para estimar estatisticamente quais sejam as distribuições mais populares, melhorando a amostra de dados colhida (como nas pesquisas de intenção de voto, por exemplo).

É bem provável que haja aqui alguém que entenda de estatística e que possa nos explicar direitinho como isso é feito.

A enquete é significativa, por nela terem participado 15 mil pessoas. Não é uma representação fiel de quais distribuições são mais populares e quais são menos populares. É uma simples enquete, sim senhor.

Nadal




Comentário de
enquete: É uma enquete significativa, representativa, interessante, trazendo opiniões de uma amostra considerável. É uma senhora enquete, uma enquete fora do comum, uma enquete com a qual não se tropeça em qualquer esquina no que diz respeito a pesquisas de popularidade de distribuições. E se torna mais relevante pelo fato de seu resultado estar em sintonia com os apurados por outras pesquisas divulgadas recentemente.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004