Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  makerNews ·  Arduino

FSF atualiza sua lista de projetos prioritários: saem Flash e Google Earth, entram Siri e inclusão de grupos marginalizados

Além de substitutos livres para a Siri/Cortana e Skype, a FSF também priorizará um sistema operacional livre para celulares, drivers e firmware em geral, e mais.

A nova versão da lista cuja versão original é de 2005 também prioriza alguns conceitos mais amplos: descentralização de nuvens, apoio às distribuições Linux quanto ao comprometimento com a liberdade, adoção de software livre por governos, a inclusão de grupos marginalizados, e alguns aspectos a serem destacados no próprio universo dos softwares livres: a acessibilidade, a internacionalização Earth e a segurança.

A lista completa é uma leitura interessante, bem mais ampla e detalhada que as versões anteriores, que se concentravam muito mais do que agora em listar substitutos livres para softwares proprietários bem-sucedidos nas suas épocas (Flash, PDF reader, Google Earth, Matlab, Oracle Forms, BitTorrent Sync, Skype – sendo que este último permanece mencionado na lista), além de alguns complementos como o pedido de apoio às distribuições aprovadas pela FSF.

A presença dos itens na lista não significa que a FSF ou o projeto GNU irão desenvolvê-los, mas apenas que a fundação acredita que eles mereçam atenção da comunidade.

(via www.phoronix.com - “FSF New "High Priority Projects" List: Phone OS, Security, Drivers, More Inclusivity - Phoronix”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados