Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Novo clone do Raspberry Pi com apenas 2,4cm é incompatível com a licença proprietária do bootloader oficial

Licença do bootloader da Raspberry Pi Foundation só permite uso com dispositivos raspberry Pi.

Na segunda-feira circulou a notícia do minúsculo clone de Raspberry Pi que a ArduCAM anunciou, e que parece bem interessante para quem deseja encaixar o mesmo SoC BCM2835 do Raspberry Pi Zero em algum projeto ainda menor.

As barreiras de entrada são grandes, a começar pela disponibilidade do próprio BCM2835, que é escassa, para dizer o mínimo. Mas é também um bom momento para observar que partes essenciais da infraestrutura do Raspberry Pi incluem componentes essenciais proprietários, incluindo o bootloader, que não é free software, nem open source, porque a sua licença restringe explicitamente o campo de uso, que só pode ser o de “desenvolver para, rodar ou usar um dispositivo Raspberry Pi”.

Cada um licencia seus softwares como prefere, é claro, mas é interessante observar o tipo de efeito que esse mix de licenças proprietárias e livres pode causar quando há mais participantes buscando atuar no mesmo nicho específico.

Detalhe interessante: já existe um projeto de bootloader alternativo e open source para esses hardwares, de autoria de Kristina Brooks, mas ele ainda não tem funcionalidade básica (ainda não dá boot no Linux, inclusive), e nem pretende ter toda a funcionalidade disponível no bootloader proprietário oficial. (via www.cnx-software.com - “Raspberry Pi Bootloader License Precludes it to Run on Competing Broadcom BCM283x Boards”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados