Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

DNF na Mageia 6, mas com urpmi ainda como padrão

Blog Mageia anuncia que o DNF (“Dandified YUM”) estará disponível na Mageia 6, a nova versão da Mageia, prevista para ser lançada nas próximas semanas. DNF é um gerenciamento de pacotes de alto nível com origem em dois projetos: Yum de Fedora (Yellowdog Updater, Modified) e SAT (libsolv) Solver do openSUSE. DNF foi bifurcada da Yum há vários anos. O DNF estará disponível na Mageia 6, mas o urpmi e as ferramentas de gerenciamento de software da Mageia permanecerão como padrão.

Com isso, a Mageia 6 passa a ser amplamente compatível com um grande número de ferramentas para gerenciamento de sistemas com base no RPM, comuns a outras grandes distribuições Linux baseadas em RPM (como Fedora e openSUSE).

Estão sendo feito esforços para que a Mageia 6 e o Caldeirão (versão de desenvolvimento da Mageia) também sejam suportadas pelo Fedora COPR. Isto irá permitir que as pessoas interessadas em fornecer pacotes de software livre/de fonte aberta para Mageia, terem um lugar onde possam construí-los e ter um repositório de pacotes onde hospedá-los.

Outra mudança decorrente é que os pacotes para Mageia 6 agora são construídos a partir de Mock, a ferramenta padrão de construção de pacotes utilizado pela Red Hat, Fedora e CentOS.

Mais informações no Blog Mageia.

Enviado por macxi (ideiaslinuxetcΘgmail·com)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados