Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  makerNews ·  Arduino

Deprecated: ifconfig, route e outros comandos clássicos de rede no Linux que têm sucessores que você precisa conhecer

Os comandos arp, ifconfig, iptunnel, netstat, route, iwconfig e nameif foram, por décadas, as interfaces essenciais para administrar configurações de rede no Linux, mas deixaram de ser mantidos e passaram a ser declarados como obsoletos (ou como o status “deprecated”) por várias distribuições, informação que – ao menos em alguns casos – consta inclusive na man page do respectivo comando e, para vários deles, neste aviso coletivo da Linux Foundation.

O status "deprecated" de um software muitas vezes pode ser lido como "disponível mas não mantido, podendo deixar de funcionar subitamente se algo mudar no ambiente, e você fará bem se deixar de depender dele".

Para esses comandos, trata-se de um status que já vem sendo formado (e anunciado, em alguns casos) há anos, embora muita gente continue sem saber, inclusive porque vários manuais e tutoriais continuam se fixando na forma clássica, e não em sucessores bem mantidos (e com paradigmas diferentes, aos quais há demanda de se ajustar) como os comandos ip e iw.

Por isso valorizei a dica do @luisico, que indicou na manhã de hoje o artigo “Deprecated Linux networking commands and their replacements”, de Doug Vitale, que não apenas faz um resumo do conjunto de sucessores, mas também apresenta detalhadamente listas bem supridas de parâmetros comuns dos comandos clássicos e quais os seus substitutos nos comandos modernos. (via dougvitale.wordpress.com - “Deprecated Linux networking commands and their replacements | Doug Vitale Tech Blog”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados