Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

25 anos de Linux: IEEE Spectrum entrevista Linus Torvalds

25 anos depois, o criador do Linux fala sobre a ingenuidade fundamental para o início do projeto, vários erros e acertos, a transição entre um projeto individual e uma enorme comunidade de desenvolvedores bancada por empresas multinacionais, e mais.

Eu achei interessante desde a primeira resposta, na qual Linus esclarece que não ter real ideia da complexidade do que ele estava começando foi essencial para que o projeto chegasse a acontecer.

O ponto em que ele fala do BitKeeper (que muita gente lembra só por causa da questão do licenciamento) ter sido muito importante e valioso para a transição para o atual modelo de gestão de desenvolvimento (para o qual Linus criou outro software de sucesso, o git) do Linux e de muitos outros projetos open source também chamou minha atenção.

Do mesmo modo, a clareza com que ele fala de crises ocorridas ao longo desses 25 anos mostra o lado mais apreciável da personalidade desse fundador. (via spectrum.ieee.org - “Linux at 25: Q&A With Linus Torvalds - IEEE Spectrum”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados