Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

RC do Mageia 5 lançado com suporte UEFI

Enviado por macxi (emebipeΘyahoo·com·br):

“Foi disponibilizado neste domingo, 26, para testes, a Mageia 5 RC, com muitas correções de bugs e atualizações. Faça o download da Mageia 5 RC aqui.

As principais novidades são o suporte ao UEFI, a implementação do sistema de arquvio btrfs, a integração do grub2, a adoção do Adwaita como tema padrão em vez de oxigênio-gtk e a adoção de um novo padrão de dependências dos pacotes da Mageia 5, tornando-os mais próximos do sistema dos pacotes da Fedora/Suse/etc. Foram feitas muitas outras melhorias, atualização de muitos pacotes, como o Libreoffice 4.4 O, e novos pacotes adicionados ao repositório. Ler mais em Notas de Lançamento da Mageia 5 RC

Como informa o Blog Mageia, o atraso neste lançamento decorreu dos ajustes que foram feitos na integração do suporte UEFI e nas correções no suporte ao RAID, na integração do GRUB 2, nos problemas gráficos ligados as evoluções do GTK+3, na adição de mais recursos de login e depuração de recursos do urpmi e do instalador, além de melhoramentos no particionamento padrão para refletir melhor as necessidades dos usuários.

A Mageia 5 RC vem com oito ambientes gráficos: KDE 4.14.3 e Plasma 5.1.2, GNOME 3.14, LXDE, XFCE, LXQT (substituindo o RazorQt), Mate, Cinnamon e Enlightenment E18, além dos gerenciadores de janelas leves como afterstep, awesome, dwm, fluxbox, fvwm2, fvwm-crystal, i3, icewm, jwm, lightdm, matchbox, openbox, pekwm, sugar, swm e windowmaker.

O Lançamento final da Mageia 5 está previsto para a primeira quinzena de maio, por isso sejam bem-vindos todos que desejarem colaborar com o desenvolvimento desta distro comunitária, auxiliando na caça aos bugs, dando sugestões ou simplesmente participando da comunidade.

Lembramos que a Mageia 5 RC (Release Candidate - candidato a lançamento) é uma versão para testes, está ainda em desenvolvimento, por isso não deve ser instalado em máquinas de produção.” [referência: blog.mageia.org]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados