Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  makerNews ·  Arduino

Projeto GNU precisa da nossa contribuição – e não de brigas internas na comunidade

Sou ex-membro da Free Software Foundation (saí em 2010 por discordar de atitudes da liderança, que claramente não me representa), mas hoje recebi por meio da fundação um chamado do projeto GNU para contribuições, que achei válido compartilhar com vocês, até porque tenho visto no âmbito nacional muitos chamados que dizem buscar contribuir com esse mesmo projeto, mas que passam bem longe do que o próprio projeto veio hoje pedir.

Quem lê o meu blog não ignora que nos últimos meses tenho recebido semanalmente links para artigos brasileiros indicando uma forma que me parece equivocada de apoiar o projeto GNU. Alguns eu publico aqui (cada vez com mais cuidado para não parecer que eu apoio esses posicionamentos – antes publicava a íntegra, depois a crítica e um link, agora nem mesmo incluo o link direto mais), outros me parecem tão profundamente perniciosos e divisivos – incluindo ataques diretos a outros grupos e entidades congêneres com posicionamento mais positivo – que eu nem mesmo me sinto à vontade para divulgar.

O que eu recebi hoje é bem diferente: foi uma mensagem do próprio projeto GNU, enviada por e-mail aos ex-membros da FSF, listando apenas atividades tecnológicas cuja manutenção e infraestrutura tem custos (alguns diferenciados: na hora de substituir servidores, eles ficam restritos aos que possam rodar o libreboot e que evitem um BIOS de vídeo não-livre, por exemplo), os quais são mantidos em grande parte pelas contribuições de seus membros e pelas doações da comunidade. Boa parte da mensagem reproduz este post da FSF.

No mailing, além de chamar para voltar a ser membro, algo que não farei sob a liderança atual, eles fizeram também o chamado para doações, buscando alcançar uma meta de US$ 450.000 até 31/1 (neste momento já passaram da metade desta meta).

Sou usuário de uma série de projetos do GNU: bash, gnu tar, gawk, wget etc., e entendo que o desenvolvimento deles, no modelo atual, depende dessa infraestrutura, portanto doei. Se você quiser fazer o mesmo, o convite está feito: basta usar o link de doação, selecionar um valor, preencher e-mail e endereço postal, e pagar via cartão de crédito ou paypal.

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados