Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

"Por que o modelo de negócios de fornecedores open source falha?"

A pergunta vem do título do artigo de Paul Rubens na ComputerWorld e, embora conduza a uma generalização imprópria, não tenho dúvidas de que o modelo de negócios de fornecedores open source frequentemente falha, assim como acontece no caso de fornecedores de software proprietário.

Mas o artigo se limita a falar do lado open source dessa questão, comparando suas receitas às de empresas como a Microsoft e a Oracle, e expondo a sua capacidade menor de investir em marketing, por exemplo.

A conclusão do autor é de que essas empresas fariam melhor em investir no modelo de comercialização de software como serviços, capitalizando software de código aberto já disponível. O que poderia dar errado para a continuidade desse modelo, não é mesmo?

Mas há um ponto no qual eu concordo, e agora sem ironia: o modelo de negócios baseado na venda de assinatura de suporte e serviços para softwares open source tem limites cujo ponto de equilíbrio financeiro é bem complexo de atingir e manter. Casos de sucesso continuado existem e são muito interessantes, mas nem sempre é fácil replicar. (via computerworld.com.br - “Por que o modelo de negócios de fornecedores open source falha? - COMPUTERWORLD”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados