Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Navegador Chromium faz download de módulo proprietário que ouve pelo microfone e manda para o Google

Quem usa o Chromium (versão alternativa do Chrome) por ver nele os atributos do código aberto pode estar em um bom momento para reestudar suas opções, já que suas versões recentes fazem discretamente o download de um módulo proprietário para captar o áudio do ambiente (vi microfone embutido, quando há) e enviar para o Google, para implementar a função "Ok Google".

O Google confirma que é isso mesmo: o download é feito sem solicitar confirmação do usuário (mas a ativação é só quando solicitado, dizem eles, sem que isso possa ser verificado no código), é intencional o módulo não aparecer na lista de complementos instalados, e o que o Chromium faz é responsabilidade de quem o distribui (como o Debian), e não do Google.

Talvez estejamos chegando perto do momento em que as pessoas que hoje já colocam uma fita isolante tapando a câmera de seus notebooks começarão a tentar descobrir como tapar os ouvidos de seus microfones internos. (via www.privateinternetaccess.com - “Google Chrome Listening In To Your Room Shows The Importance Of Privacy Defense In Depth”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados