Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Firefox poderá rodar plugins do Chrome e Opera de maneira mais fácil

O título acima é da matéria da PC World. No LinuxToday saiu como "O rumo de auto-destruição da Mozilla continua: anunciada grande mudança de compatibilidade de extensões", e no LWN saiu como "Mozilla: o futuro do desenvolvimento de extensões"

Via idgnow.com.br:

A Mozilla está seguindo em frente com um plano de bloquear extensões não assinadas no Firefox, apesar de começar a oferecer melhores ferramentas para desenvolvedores como consolação.

Como a empresa indicou anteriormente, em breve vai exigir uma verificação de segurança para todas as extensões de terceiros no Firefox. A partir do Firefox 41, que chega em 22 de setembro, a Mozilla vai bloquear todas as extensões não assinadas – mas os usuários poderão retirar essa proteção caso queiram. No entanto, essa opção de “driblar” o bloqueio não estará disponível para todas as versões beta e finais do Firefox 42 e versões mais recentes, à medida que forem lançadas (as edições Nightly e Developer ainda permitirão isso).

A Mozilla afirmou que o novo procedimento de assinatura é necessário para barrar injeções de anúncios e scripts maliciosos. A organização aponta que uma lista de bloqueio (blocklist) e diretrizes de add-ons não são mais suficientes à medida que fica muito difícil rastrear e descobrir malware antes que o dano seja causado. A iniciativa não chegará sem controvérsias, uma vez que alguns usuários dependem de extensões que não são mais oficialmente suportadas pelos seus desenvolvedores.

Para ajudar a diminuir essas preocupações, a Mozilla está introduzindo uma API WebExtensions, que, segundo a empresa, permitirá “portar” extensões de outros navegadores com pouco esforço – a lista de browsers compatíveis inclui o Chrome e o Opera, e eventualmente o novo Microsoft Edge. (...)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados