Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Usuário publica na LKML uma carta aberta contrária à adoção do Systemd

Separei um trecho, com tradução minha: "Gnome. A Linux Foundation. Freedesktop.org, e outros. São todos grupos com planos. Estes não são os que acreditam na liberdade. Eles acreditam em controles e em padronização. Eles acreditam em similaridade. Quem são eles? Quem são esses auto-designados mantenedores da chama do Linux?"

Respondendo parcialmente, eu creio ter uma razoável ideia da identidade dos grupos citados, embora não tenha ouvido falar muitas vezes no autor da carta.

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com):

“O usuário Christopher Barry publicou, na Linux Kernel Mailing List (LKML.org), uma carta aberta ao mundo Linux na qual critica a adoção em massa do Systemd pelas distribuições, em especial pelo Debian.

Segundo ele, o Systemd "é um intruso subversivo projetado para destruir o Linux como o conhecemos, imposto sobre nós por uma multidão que não o entende tão profundamente quanto deveria".

O autor afirma que o sistema de inicialização é oposto ao que o *NIX representa, não apoia a Liberdade e que a decisão por sua adoção pelo Debian foi forçada. Ele clama que essa distribuição deve se divorciar imediata e publicamente do GNOME e colocar o Systemd nos repositórios non-free pois, segundo ele, os administradores daquele ambiente gráfico, bem como os da Linux Foundation, do Freedesktop.org e outros possuem agendas ocultas contrárias à Liberdade de Software. Ele indica o Enlightenment como ambiente desktop substituto.” [referência: blog.desdelinux.net]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados